Mestrado Profissional em Economia - ênfase Engenharia Financeira

O Mestrado Profissional na ênfase Engenharia Financeira é um curso stricto sensu autorizado pela CAPES e faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Economia (MPE) da Escola de Economia de São Paulo. A abordagem dos temas teóricos é rigorosa e se concentra no estudo das bases conceituais necessárias à compreensão aprofundada dos problemas que os alunos enfrentam em sua vida profissional.

A ênfase de Engenharia Financeira envolve a aplicação de ferramentas e métodos de finanças, matemática, física, computação, economia e econometria, à solução de problemas de interesse em gestão de carteiras/investimentos, gestão de riscos e consequentemente em apreçamento e hedging de instrumentos derivativos, trading, produtos estruturados e alocação de ativos, entre outros temas correlatos.

:: NOVAS ÊNFASES

Data Science (Ciência de Dados) em Finanças
Ciência de Dados pode ser definido como um termo utilizado para agrupar técnicas de análises e de desenvolvimento de sistemas computacionais capazes de produzir resultados cada vez melhores, à medida em que conseguem acumular experiência por meio da observação de dados. A proposta desta ênfase é explorar os métodos e técnicas existente no campo de pesquisa interdisciplinar coberto pela Ciência de Dados, com foco em aplicações em finanças, de forma a capacitar o profissional a conduzir o desenvolvimento, a implantação e a entrega de soluções de problemas de negócio.

Cryptofinance (Criptofinanças)
O surgimento de criptomoedas, como, por exemplo, Bitcoin, Ripple, Litecoin, dentre outras, e o desenvolvimento de aplicações com base no Blockchain vem revolucionando as estruturas e operações no mercado financeiro, e as relações econômicas de diversos setores de negócios de forma a ampliar a eficiência e segurança das transações. A proposta desta ênfase é estudar e aplicar as novas tecnologias de criptofinanças, que vem causando disrupções na maneira de se trabalhar nos mercados, e aprofundar o conhecimento nos novos paradigmas de negócios que surgiram recentemente, voltado em especial para o mercado financeiro e de capitais.

 
Assista o vídeo com o Coordenador sobre Data Science e Cryptofinance

 

 Informativo do curso

 Assista o vídeo com o coordenador do curso

 

 

 

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede