Estrutura Curricular

Disciplinas Obrigatórias Básicas

Matemática
Esta disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos o instrumento matemático necessário para o acompanhamento das demais disciplinas do mestrado. O curso cobre os principais tópicos de cálculo diferencial e integral, otimização e álgebra linear.

Estatística
Esta disciplina tem como objetivo desenvolver a capacidade de análise estatística dos participantes. O curso cobre os tópicos análise de probabilidade, distribuições, estimação e inferência dos parâmetros relevantes das distribuições.

Microeconomia
O curso apresenta os principais tópicos da teoria econômica com foco em posteriores aplicações. Ele inclui a teoria do consumidor, a teoria da firma, estruturas de mercado, bem-estar, assimetria de informações, externalidades e bens públicos.

Macroeconomia
O objetivo da disciplina é desenvolver o instrumental analítico da Macroeconomia de modo a capacitar o aluno a analisar de maneira informada e crítica os temas macroeconômicos e as escolhas de política. Estes elementos serão apresentados num contexto de aplicação a problemas concretos e será estimulado a ter senso crítico e exercer autonomia de estudo e pensamento, mantendo o rigor metodológico necessário à análise econômica.

Econometria
O curso pretende apresentar uma visão abrangente dos princípios fundamentais de estatísticas empregados na análise quantitativa em economia. Os tópicos cobertos pelos cursos são: modelo clássico de regressão linear, testes de hipótese, teoria assintótica, problemas de especificação, variável instrumental e análise de dados em painel.

Disciplinas Obrigatórias Específicas

Métodos de Avaliação de Impactos de Programas Sociais
O objetivo desse curso é a apresentação dos principais métodos econométricos de avaliação de impactos de políticas sociais. O foco do curso será tanto teórico como prático de forma a dar ao aluno experiência no manejo das principais bases de dados brasileiras, assim como familiarização com os principais pacotes de softwares econométricos existentes.

Políticas Sociais no Brasil
O objetivo geral deste curso é explorar aplicações da análise microeconômica para as questões de desenvolvimento no Brasil. Para isto serão discutidos os princípios econômicos de formulação de políticas e públicas e suas aplicações para o Brasil. Particularmente o curso se concentra nos aspectos de instituições e políticas sociais no país.

Microeconomia do Desenvolvimento
O curso tem como objetivo apresentar os principais tópicos de microeconomia do desenvolvimento. O curso cobre os seguintes tópicos: pobreza, desigualdade e bem-estar, medidas e dominâncias estocásticas, teorias do bem estar e da justiça, e políticas de combate à pobreza (programas de transferências de renda, microcrédito, etc.). Ao longo do curso serão analisadas as principais políticas públicas sob a ótica da teoria econômica.

Disciplinas Eletivas

Economia do Trabalho
O curso tem como objetivo examinar os principais tópicos da economia do trabalho, em especial as forças determinantes da oferta e demanda por trabalho, nível de desemprego, mobilidade do trabalho, estrutura dos salários relativos e estrutura ocupacional. Ao longo do curso serão discutidas as principais políticas públicas voltadas ao mercado de trabalho brasileiro.

Economia da Educação
O curso tem como objetivo examinar os principais tópicos da economia da educação. Incluem-se: teoria do capital humano, sinalização, função de produção da educação, efeito dos pares, incentivos e accountability. Ao longo do curso serão discutidas as principais políticas públicas voltadas à educação brasileira.

Economia da Saúde
O curso tem como objetivo examinar os principais tópicos da economia da saúde, em especial os determinantes da oferta e demanda por saúde, informação e mercado de seguros. Ao longo do curso serão discutidas as principais políticas públicas voltadas para a área de saúde no Brasil.

Previdência Social
O curso tem como objetivo examinar os principais tópicos da economia da previdência. Incluem-se: modelos de previdência, cálculo atuarial e medidas de solvência de sistemas previdenciários, seguro de invalidez, desenho ótimo e reformas. Ao longo do curso serão analisadas as principais políticas previdenciárias brasileiras sob a ótica da teoria econômica.

Economia da Regulação
O objetivo do curso é apresentar os mais recentes desenvolvimentos em organização industrial, regulação e contratações públicas. Entre os tópicos discutidos estão: monopólio natural, cartéis, renegociação em contratações públicas, regulação de serviços públicos e parceria público-privada. Ao longo do curso serão analisadas as principais instituições e políticas de regulação de mercado no Brasil.

Economia do Crime
O curso tem como objetivo examinar os principais tópicos da economia do crime, violência e prevenção. O curso cobre os seguintes tópicos: medidas e magnitudes, determinantes de atividades criminosas, consequências privadas e sociais do crime, políticas públicas de prevenção e punição ao crime.

Economia do Setor Público
O curso tem como objetivo examinar os principais tópicos da economia do setor público. O curso cobre os seguintes tópicos: teoria e aplicações de tributação, provisão de bens públicos e seus aspectos, custo marginal do fundo público, incidência dos impostos, taxação ótima de bens, taxação ótima da renda, taxação e oferta de trabalho, a teoria do desenho do imposto e incerteza, transferências in-kind (bens físicos), políticas ótimas de provisão de bens públicos, teoria e aplicações sobre federalismo e competição fiscal dos governos locais.

Análise e Elaboração de Projetos
Este curso objetiva apresentar uma visão abrangente dos princípios fundamentais de avaliação econômica de projetos. Os tópicos cobertos pelos cursos são: análise de incidência, análise de custo efetividade e análise de custo-benefício.

Dissertação

Seminários De Dissertação I e II
O objetivo do curso é orientar os alunos para elaboração da dissertação de mestrado. O curso aborda técnicas de pesquisa, discussões de metodologia em economia, e passos necessários para elaboração de um bom trabalho de pesquisa. Durante os seminários, os alunos apresentam também o andamento de seus trabalhos para receber críticas, comentários e sugestões dos professores do programa.

Portal FGVENG

Acompanhe na rede