ConnectLab | Polarização Afetiva no Brasil
A Fundação Getulio Vargas, através da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), convida você para participar do evento de Lançamento do ConnectLab.
O ConnectLab é uma iniciativa recém-criada na Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), composta por uma equipe de pesquisadores dedicados a compreender os desafios que a desinformação e a polarização apresentam para o pleno funcionamento de sociedades democráticas.
As pesquisas desenvolvidas no centro abrangem uma variedade de temas, incluindo:
- A análise da eficácia da verificação de fatos durante as eleições.
- A exploração de intervenções preventivas inovadoras.
- O desenvolvimento de métodos avançados para detectar notícias falsas em espaços digitais.
A missão do ConnectLab é fornecer análises robustas e baseadas em evidências que aprimorem a compreensão acadêmica sobre os desafios políticos das sociedades contemporâneas, mas que possam também informar soluções práticas para preservar e promover ambientes políticos democráticos.
A Pesquisa Pioneira: "Polarização Afetiva, Confiança e Adesão à Democracia no Brasil"
A primeira pesquisa a ser lançada pelo ConnectLab aborda a polarização afetiva no Brasil, um tema de crescente relevância na Ciência Política, especialmente após eleições recentes. O estudo tem como objetivo principal entender as características, dimensões e intensidade da polarização no contexto brasileiro, bem como as dinâmicas de desconfiança política e apoio à democracia na nossa sociedade.
18h00 - Credenciamento e Welcome Coffee
18h30 - Abertura Institucional
Lilian Furquim - Diretora da FGV EESP
Palestrantes:
Felipe Nunes - Professor da FGV EESP e CEO da QUAEST
Nara Pavão - Professora Universidade Federal de Pernambuco
Debatedor:
Eduardo Scolese - Editor de política da Folha