7º Fórum de Economia da Fundação Getulio Vargas

Fórum coordenado pela Escola de Economia de São Paulo da FGV em parceria com FIESP, IEDI e DIEESE.
Local: Fundação Getulio Vargas Rua Itapeva, nº 432 - Salão Nobre, 4º andar
Tema: Qual a Estratégia de Crescimento com Estabilidade do Novo Governo?

Baixe os Materiais

30/08/2010, 08:00 - 31/08/2010, 17:30
Programação:

30 de agosto

08:00 - 08:30 Credenciamento
08:30 - 9:30 Abertura

Coordenador do Fórum – Luiz Carlos Bresser-Pereira
Presidente do IEDI – Pedro Luiz Barreiros Passos
Diretor do DIESE – Clemente Ganz Lúcio
Presidente da FIESP – Benjamin Steinbruch
Presidente da Fundação Getulio Vargas – Carlos Ivan Simonsen Leal
Ministro da Fazenda – Guido Mantega

09:30 - 10:00 Palestra: Ministro Guido Mantega – “O custo do capital e o PIB”
10:00 - 10:15 Coffee-break
10:15 - 13:00 1º Painel – O que é necessário para o Brasil crescer mais com estabilidade de preços e de balanço de pagamentos?

O Brasil terá um novo governo em janeiro de 2011. Como o país poderá crescer com estabilidade de preços e estabilidade de balanço de pagamentos? Além de uma meta de inflação, deverá ter também uma meta de taxa de câmbio ainda que informalmente? No caso de duas metas, como será possível ao governo fazer trade-offs entre as duas metas?

Presidente da Mesa: Pedro Luiz Barreiros Passos
Expositores: Nelson Barbosa, Geraldo Biasoto Jr., José Luís Oreiro, Yoshiaki Nakano
Debatedores: Paulo Rabelo de Castro, Luiz Carlos Mendonça de Barros, Fernando de Holanda Barbosa, João Sayad

13:00 - 14:30 Almoço
14:30 - 17:30 2º Painel –Existe uma política econômica responsável voltada para a nova classe C e D?

O Brasil terá um novo governo em janeiro de 2011. Para se eleger e governar, o vencedor deverá manter uma política econômica para a grande massa de eleitores, principalmente para a “nova classe média”. Bastará manter a inflação sob controle? Será necessário ter também uma política distributiva de bolsas e de aumento do salário mínimo? Continuará o governo voltado para o estímulo ao mercado interno?

Presidente da Mesa: João Guilherme Sabino Ometto
Expositores: André Singer, Marcelo Neri, Luiz Carlos Bresser-Pereira
Debatedores: Mariano Laplane, Luiz Fernando de Paula, Paulo Gala, Simon Schwartzman

31 de agosto

09:00 - 10:00 Palestra: lldo Sauer, Professor da USP, especializado em petróleo e energia: "O Futuro do Brasil com o pré-sal"
10:00 - 10:15 Coffee-break
10:15 - 13:00 3º Painel – O baixo crescimento nos países ricos é oportunidade ou obstáculo ao desenvolvimento brasileiro? Se é obstáculo, como contornar? Se é oportunidade, que fazer?
Enquanto os países asiáticos dinâmicos crescem aceleradamente com base na indústria e nos serviços de informática, os países ricos apresentam perspectivas modestas de crescimento, e o centro do mundo desloca-se para a Ásia. Como esse quadro mundial se reflete no Brasil? Deve o Brasil caminhar pela mesma senda aberta pelos países asiáticos dinâmicos ou tem condições de crescer mantendo sua pauta de exportações concentrada em commodities como vem acontecendo nos últimos anos?

Presidente da Mesa: Horácio Lafer Piva
Expositores: Benjamin Steinbruch,Marcio Holland , Ricardo Carneiro, Gesner de Oliveira
Debatedores: Nelson Marconi, Clemente Ganz Lucio

13:00 - 14:30 Almoço
14:30 - 17:00 4º Painel – É possível enfrentar a concorrência da China? Como?
A China continua crescendo a passos acelerados e mostra apetite pela garantia de novos mercados. O que deverá fazer o novo governo brasileiro para enfrentar a concorrência da China na área industrial? Que iniciativas precisariam ser implementadas pela próxima administração nos planos industrial, financeiro e cambial com vistas a ampliar a capacidade de competição dos produtos brasileiros?

Presidente da Mesa: Antonio Maciel Netto
Expositores: Antonio Delfim Netto, Renato Amorim, Vera Thorstensen
Debatedores: Roberto Giannetti da Fonseca, Carlos Ivan Simonsen Leal

17:00 - 17:30 Encerramento
Carlos Ivan Leal Simonsen, Luiz Carlos Bresser-Pereira.

Portal FGVENG

Escolas FGV