João Ferreira

Destino:
Barcelona, Espanha

"O intercâmbio pra Barcelona foi um divisor de águas na minha vida acadêmica. No começo, estava um tanto quanto apreensivo com tudo que encontraria por lá, faculdade, professores, moradia, amigos, viagens... Com a ajuda do International Affairs (IA) e com o suporte da Universidade Autônoma de Barcelona, minha experiência foi muito gratificante. Escolhi as disciplinas com o apoio do IA e do coordenador da EESP, tendo a certeza de ter feito boas escolhas.
Ter optado por morar na Vila Universitária fez toda a diferença na minha experiência, podendo ficar perto de outros intercambistas e outros Espanhóis e com uma infraestrutura completa para abrigar os estudantes.
Sempre havia programas para o grupo de intercâmbio, passeios para conhecer a cidade, picnics, esportes, reuniões, festas, cursos e viagens pela Europa. Isso nos aproximou bastante e fiz amigos Mexicanos, Espanhóis, Chilenos, Tchecos, Poloneses, Americanos, Eslovenos, Italianos, Portugueses, Franceses, Ingleses, Chineses, enfim, de todo canto do mundo. O ótimo sistema de transporte público facilitava bastante nossa locomoção pela cidade. O curso foi bastante enriquecedor e os professores foram fantásticos, dando o apoio necessário para que todos acompanhassem as disciplinas sem maiores dificuldades. O idioma, o Catalão, não foi um problema já que praticamente toda a população também fala espanhol e no momento de escolher as matérias, o idioma em que ela será ministrada (espanhol, catalão ou inglês) já é informado.
Minha experiência foi única e carregarei comigo recordações, amigos e aprendizados pro resto da vida. Se pudesse, recomeçaria tudo de novo!"

Portal FGVENG

Acompanhe na rede