Leonardo Castro

Destino:
San Diego, USA

“Durante as férias do trabalho, no período de aproximadamente 1 mês, fui fazer um curso de Inglês na San Diego State University, em San Diego na Califórnia. Descobri a instituição através da Internet, e gostei do depoimento das pessoas que já tinham passado um tempo lá. Além disso, o custo do curso do programa foi um critério importante na minha escolha, além claro, do fato de estar na Califórnia, região dos Estados Unidos que eu sempre quis conhecer.

A experiência foi muito boa, apesar do curto período de tempo. Fiquei hospedado em uma casa de família e não tive nenhum tipo de problema relacionado à estadia. A casa era de um casal, cuja filha já havia saído para estudar fora. Ela era aposentada e ele trabalhava com vendas, mas eram tranqüilos. Na mesma casa ainda moravam mais um estudante de Taiwan e o outro da Arábia Saudita, que estavam ali por alguns meses. Pelo valor pago, algo em torno de 600 dólares pelo mês, eu tinha direito ao café da manhã e ao jantar, mas apenas se eu estivesse em casa às 18h30, o que era raro. Lembro-me que jantei poucas vezes, eu preferia voltar mais tarde para casa para aproveitar o dia. A casa era bem próxima ao campus, em torno de 5 minutos de ônibus.
Eu tinha aulas das 9h30 até as 15h20, com uma hora de intervalo para almoço. Gostei bastante das aulas, pois de manhã eu estudava gramática, listening ou writing e de tarde era só conversação, com aulas bem dinâmicas. Por isso, as aulas passavam rápido e não se tornavam cansativas.

A Universidade era muito boa e bem estruturada. O campus era um pouco afastado do centro de San Diego, mas eu encontrava tudo de que precisava por ali perto. Existia uma parte de lazer muito boa, com academia e piscina incluída, o que às vezes era muito bom pois durante o verão o clima é quente e seco, sem nuvens no céu. Esse clíma era apropriado inclusive para aproveitar as praias de San Diego, que são bem limpas e bonitas, com areia fina e branca. Recomendo a praia de La Jolla para banho, pois é mais tranqüila e com uma paisagem muito bonita. E para esportes ou mesmo encontrar o pessoal, a praia de Pacific Beach é a mais badalada e oferece uma infra-estrutura com restaurantes, bares e casas noturnas.

A cidade é realmente muito bonita, com diversas atrações para se curtir. Desde “Downtown”, onde estão os melhores restaurantes e casas noturnas, que ficam lotadas nas noites de fim de semana, até os diversos parques a céu aberto espalhados pela cidade. San Diego é conhecida por ser a sede da Navy dos Estados Unidos, que é a Marinha de lá, e é banhada pelo Oceano Pacífico. Está no sul da Califórnia, a apenas 25 minutos de carro da fronteira com o México, não cheguei a atravessar a fronteira. As pessoas dizem que é um pouco perigoso, e caso você decidir ir para o México, jamais esqueça o passaporte para não correr o risco de não poder voltar para os EUA.”

Portal FGVENG

Acompanhe na rede