Master Pro

:: DESCRIÇÃO DO CURSO/OBJETIVOS

A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) oferece o melhor e mais completo programa de cursos de pós-graduação nas áreas de Economia e de Finanças do País.

O Master Pro integra esse portfólio de uma forma inovadora, sendo direcionado para quem deseja ter uma sólida formação em Economia e Finanças em nível de pós-graduação.

O Master Pro é uma pós-graduação lato sensu, tendo sido concebido para quem deseja aprender os conceitos de Economia e Finanças com um enfoque prático, transitando dos elementos básicos até os mais avançados nessas áreas. Por conta disso, o aluno cumprirá parte do seu programa cursando disciplinas no programa do Mestrado Profissional em Finanças e Economia da FGV EESP. Essas disciplinas, cursadas no programa stricto sensu, serão automaticamente validadas no âmbito do Master Pro in Finance and Economics.

Ao concluir o curso Master Pro in Finance and Economics da FGV EESP o aluno obterá o certificado de especialista em nível de pós-graduação lato sensu, que o habilita, inclusive, ministrar aulas em cursos superiores.

Ampliando Horizontes...

O curso Master Pro in Finance and Economics lhe preparará para levar sua carreira profissional a um novo patamar. Ao realizar o curso, você vivenciará uma experiência acadêmica que compreende:

  • Ênfase nas aplicações práticas aliadas a uma sólida formação conceitual acadêmica. O curso enfatiza a necessidade de formular questões, examinar ideias e discussões como uma forma de desenvolvimento e sedimentação do conhecimento.
  • A construção do conhecimento em Economia e/ou Finanças na medida certa para compreender as intrincadas questões relacionadas aos mercados, ao ambiente econômico, aos principais instrumentos e estratégias financeiras, etc.
  • Travar contato com questões acadêmicas avançadas, que vão além do lugar comum e de elementos básicos.
  • Corpo docente renomado, com sólida formação acadêmica, vivência no mundo dos negócios e larga experiência no ensino em cursos executivos.
  • Uso de tecnologia como ferramenta de apoio no aprendizado dos alunos.
  • Incentivo aos melhores alunos para desenvolverem suas técnicas de ensino.
  • Ampliação do network, mediante o contato com colegas e professores que atuam na sua área de interesse profissional e/ou acadêmico.

Indo Além do Lugar Comum...

Não entender de Economia é como navegar em um mar revolto à noite e sem instrumentos, sendo conduzido por forças desconhecidas.

Aprender Economia é ser alfabetizado acerca da realidade que nos cerca. Seu bom entendimento permite interpretar o ambiente econômico e os fatos, possibilitando a tomada de decisão de forma correta e evitar contratempos nos planos profissional e pessoal.

No entanto, o bom aprendizado de Economia é um processo que envolve múltiplas dimensões, uma vez que a construção do conhecimento dessa ciência e suas aplicações requer uma abordagem estruturada e orientada para o desenvolvimento progressivo do aluno. O processo de aprendizado em Economia assemelha-se à construção de um edifício, onde é impossível construir os andares superiores sem que as fundações estejam bem estabelecidas.

O Master Pro in Finance and Economics foi concebido levando-se em consideração esses aspectos pedagógicos. Nesse sentido, o curso lança as bases para a construção do conhecimento em Economia e Finanças, fornecendo os ferramentais básicos essenciais para o bom entendimento de temas, conceitos, teorias e aplicações na área econômica e financeira.

Ao mesmo tempo, o curso transita para questões mais avançadas, permitindo o aluno travar contato direto com esses temas cursando algumas  disciplinas no âmbito do programa de Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP.

Dinâmica de Ensino

No âmbito do ciclo de Fundamentos do curso, as aulas são divididas em dois blocos:

  • O conteúdo, que compreende os conceitos e os aspectos teóricos, são desenvolvidos na primeira parte da aula.
  • A segunda parte compreende a etapa de aplicações e de discussões acerca do conteúdo abordado no primeiro bloco. Isso é realizado mediante a prática de exercícios, estudos de caso, simulações, discussões estruturadas, etc.

Cada aula é complementada pela indicação de leitura e de atividades extra-classe, que visam criar um reforço para o aluno acerca do conteúdo ministrado.
Cada disciplina do bloco de Fundamentos curso Master Pro é desenvolvida ao longo de 10 semanas, com 3 horas/aula semanais. Essa estrutura permite um amplo contato com o tema abordado, bem como o adequado desenvolvimento do conteúdo e a progressiva sedimentação do conhecimento adquirido pelo aluno.1 Nesse ciclo de disciplinas, o início das aulas ocorre às 19:30h e as mesmas se encerram às 22:20h (havendo um intervalo de 20 minutos entre os dois blocos da aula).

As disciplinas do programa de Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, a serem cursadas e validadas no âmbito do Master Pro, se iniciam às 19:30h e se encerram às 22:45h. As aulas nessas disciplinas possuem uma dinâmica própria, estabelecida no contexto do programa do Mestrado Profissional em Economia, uma vez que são regidas pelas regras desse programa (stricto sensu).

____________

1- Exceto as disciplinas básicas e a de metodologia de trabalho de conclusão de curso, que são oferecidas em um format blended, que conjuga sessões presenciais e à distância.

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede