• o curso

    Sobre o curso

    • Mestrado Profissional em Finanças e Economia - ênfase em Políticas Sociais

      O Mestrado Profissional em Economia (MPE) com ênfase em Políticas Sociais em parceria com FGV EESP Clear é um curso stricto sensu e faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Economia da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). O curso objetiva proporcionar uma sólida formação analítica e quantitativa aos profissionais da área de políticas sociais. A abordagem dos temas teóricos é rigorosa e se concentra no estudo das bases conceituais necessárias à compreensão aprofundada dos problemas que os profissionais enfrentam em suas áreas de atuação. Ademais, o curso enfatiza as diversas políticas sociais brasileiras, analisando e discutindo-as sob a ótica da teoria econômica. Dessa forma, o curso supre as necessidades presentes e futuras desses profissionais na elaboração, implantação e avaliação de políticas sociais em diversas áreas tais como mercado de trabalho, previdência, educação, saúde, regulação, violência, combate à pobreza, etc.

      Disciplinas obrigatórias específicas da ênfase: Métodos de Avaliação de Impactos de Programas Sociais, Políticas Sociais no Brasil, Microeconomia do Desenvolvimento.

  • Estrutura

    Estrutura do curso

    • O curso é composto por 10 (dez) disciplinas e mais os Seminários de Dissertação. As ênfases, são compostas por:

      • 5 (cinco) disciplinas obrigatórias comuns (Matemática, Macroeconomia, Estatística, Microeconomia, e Econometria),
      • 3 (três) disciplinas obrigatórias específicas da ênfase selecionada pelo aluno,
      • 2 (duas) disciplinas eletivas, que podem ser da própria ênfase, ou de outra ênfase, ou até disciplina obrigatória específica de outra ênfase diferente da selecionada pelo aluno.

      O esquema a seguir mostra a disposição das disciplinas nos 2 anos do curso:

      grade_disciplinas_0.png

Vídeo do coordenador

Mestrado Profissional em Economia – Políticas Sociais – FGV EESP

Receba as notícias da FGV EESP