Título do accordion: 
Conheça mais sobre o curso
  • O curso

    • A pesquisa acadêmica é um componente central da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas.

      A FGV EESP oferece um mestrado e um doutorado acadêmico. Esses programas têm como objetivo formar economistas altamente qualificados, gerar novos conhecimentos a partir de pesquisas acadêmicas e difundir esse conhecimento para a sociedade.

      A duração máxima do mestrado é de 10 (dez) trimestres letivos, enquanto que a duração máxima do doutorado é de 18 (dezoito) trimestres letivos.

      Para mais informações sobre a estrutura dos programas de mestrado e doutorado acadêmicos consulte o folheto da pós-graduação acadêmica. Para informações sobre os processos seletivos para esses programas, veja abaixo.

      Além dos seus cursos regulares, a pós-graduação acadêmica oferece mini cursos e cursos de inverno. Acompanhe a FGV EESP nas mídias sociais para se informar sobre esses cursos.

  • Público-Alvo

    • O mestrado acadêmico é sobretudo para aqueles que planejam fazer um doutorado em Economia. Ele também serve para aqueles que buscam empregos, no governo, no mercado financeiro, ou em organismos multilaterais, onde uma formação acadêmica é desejável. O nosso aluno típico começa o mestrado acadêmico logo após concluir a sua graduação. Formação em Economia é desejável, mas não necessária.

      O doutorado acadêmico é voltado para aqueles que planejam seguir carreira acadêmica. Ele também serve para aqueles que buscam empregos, no governo, no mercado financeiro, ou em organismos multilaterais, onde uma formação acadêmica de ponta é desejável. O nosso aluno típico começa o doutorado acadêmico logo após concluir o seu mestrado. Porém, o grau de mestre não é necessário para ingressar no programa. Assim como para o mestrado acadêmico, formação em Economia é desejável, mas não necessária.

  • Bolsas de Estudos

    • Os cursos da Pós-Graduação Acadêmica são gratuitos para os alunos regularmente matriculados na escola.

      A FGV EESP oferece bolsas de estudo, próprias ou de agências de fomento (CAPES e CNPq), para alunos aceitos nos programas de mestrado e doutorado acadêmicos. A oferta de bolsas depende da disponibilidade de recursos orçamentários da escola ou da oferta de cotas de bolsa de agências de fomento. A concessão de bolsas segue processo específico para cada programa. Alunos aceitos em um dos dois programas, mas não contemplados com bolsa de estudo tem a opção de solicitar bolsa de estudo junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

      As bolsas de estudo oferecidas pela FGV EESP têm duração de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado. A manutenção das bolsas de estudo é sujeita às regras da escola e, caso isso se aplique, às regras das suas respectivas agências de fomento.

      Para mais informações sobre bolsas FAPESP, consulte a página da FAPESP.

  • Pós-Doutorado

    • A FGV EESP também oferece um programa de pós-doutorado. Esse programa tem como finalidade permitir que pesquisadores oriundos de outras instituições e recém doutores desenvolvam pesquisa acadêmica na escola sob a supervisão de um professor da FGV.

      Existem duas modalidades de pós-doutorado na FGV EESP, fluxo contínuo e PNPD/Capes. O ingresso na primeira modalidade pode ser feita em qualquer época do ano, enquanto que o ingresso na segunda modalidade depende de abertura de processo seletivo específico para essa modalidade. O aluno aceito na primeira modalidade não recebe bolsa de estudos da FGV EESP, enquanto que o aluno aceito na segunda modalidade recebe bolsa PNPD/Capes.

      O pós-doutorado tem duração de 6 (seis) a 12 (doze) meses, dependendo da sua modalidade, e pode ser renovado mediante aprovação do coordenador da Pós-Graduação Acadêmica. A renovação do pós-doutorado PNPD/Capes é sujeita às regras da Capes.

      Para mais informações sobre o processo seletivo para o programa de pós-doutorado, veja abaixo.

  • Alunos Avulsos

    • Alunos de outras instituições de ensino podem se matricular como alunos avulsos nos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos da FGV EESP mediante aprovação do coordenador da Pós-Graduação Acadêmica. Alunos avulsos pagam uma taxa por crédito cursado. À sua discrição, o coordenador da Pós-Graduação Acadêmica pode isentar alunos avulsos do pagamento de taxa. Alunos de instituições de ensino com acordo de intercâmbio acadêmico com a FGV EESP são isentos de taxa.

      Pedidos de matrícula, assim como dúvidas, devem ser encaminhados à cmcd.economia@fgv.br. O período de matrícula para alunos avulsos coincide com o período de matrícula para alunos regulares dos cursos de mestrado e doutorado acadêmicos. Por favor consulte o calendário acadêmico da escola para se informar sobre os períodos de matrícula em cada ano letivo.


       

Professores Pesquisadores

“A pós-graduação da EESP oferece um ambiente acadêmico muito estimulante e excelentes condições para a realização de pesquisa em economia.”
Fernanda Estevan
Professora

Vídeos do Curso

Conheça mais sobre o curso

  • O que vou aprender

  • Processo Seletivo

  • Grade e Corpo Docente

  • Dissertações, Teses e Working Papers

  • Regimento e Normas

  • Contato

Receba as notícias da FGV EESP