• Sobre o curso

    Sobre o curso

    • A Área de Concentração em Economia de Negócios, tem como foco o desenvolvimento de habilidades e com­petências que envolvem negócios, gestão e estratégia sob a ótica econômica. O programa será voltado para preparar novas lideranças com a visão em economia dos negócios.

       

  • ESTRUTURA

    • Além das disciplinas da área de concentração Economia de Negócios, o aluno poderá aprofundar seus conhecimentos nos Cursos de Aperfeiçoamentos do Programa de Pós-Graduação em Finanças e Economia - Master, com cursos de curta duração, de oferta livre, formato "live", voltados para a atualização e reforço de conteúdos.

      Cursos com carga horária de 15h-aula cada, e sua liberação pode variar conforme necessidade do tema. Sua abertura está condicionada a quantidade mínima de alunos, pré-estabelecido pela coordenação. Serão oferecidos mediados por tecnologia, no decorrer do semestre letivo.

       

    • Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Matemática Aplicada à Negócios

      Este curso busca capacitar os alunos com o ferramental matemático necessário nas tomadas de decisões e resolução de problemas de ambientes negociais dos mais diversos através de modelos e técnicas matemáticas. Além disso, os alunos serão capacitados para usarem boas práticas de apresentação de dados, construção de gráficos e a usarem o Excel na solução de seus problemas. O curso deverá homogeneizar os conhecimentos de cunho quantitativo que serão essenciais para o desenvolvimento do curso no seu currículo obrigatório.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Matemática Financeira

      Regimes de Capitalização; Juros Simples; Desconto Simples; Juros Compostos; Equivalência de Capitais; Sequência de Capitais; Sistemas de Amortização. Apresentar os principais elementos aplicados de matemática financeira. Nesse contexto, a estrutura do curso é focada no desenvolvimento dos diferentes regimes de capitalização existentes e as principais operações financeiras a eles associados. As aplicações são voltadas às operações realizadas no mercado brasileiro. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha familiaridade com as principais operações financeiras e com produtos financeiros brasileiros.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Contabilidade

      Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa. Fundamentos da análise das demonstrações contábeis de empresas não financeiras. Decisões de investimento e de financiamento. Principais indicadores de rentabilidade e retorno. Compreender os aspectos conceituais básicos da contabilidade societária, desde o registro dos eventos econômicos até a apuração do resultado das operações de uma entidade não financeira e respectivos reflexos em seu patrimônio. Identificar e avaliar as decisões de financiamento e investimento, considerando o binômio risco-retorno. Analisar e avaliar o desempenho e a situação econômico-financeira de uma entidade, comparando-a entre diversos períodos e estabelecendo inferências futuras, bem como comparando-a com outras empresas ou setores. Emitir opinião acerca do desempenho global da entidade, orientando o processo decisório de usuários (stakeholders) diversos.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Estatística

      Histogramas, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Escores-Z, Box-Plot, Gráficos de Dispersão Medidas de Relação. A proposta da disciplina é promover uma abordagem ampla dos principais conceitos associados à Estatística Descritiva utilizando o R com o propósito de prover aos alunos as ferramentas estatísticas básicas necessárias para a tomada de decisão baseada em análises empíricas com dados observáveis.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Métodos Estatísticos Aplicados

      Teoria da Probabilidade, Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de Probabilidade, Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições de Probabilidade, Estimação, Testes de Hipótese. A proposta da disciplina é promover uma abordagem ampla dos principais conceitos associados à probabilidade e testes de hipóteses. O propósito dessa disciplina é prover aos alunos as ferramentas probabilísticas necessárias para a tomada de decisão baseada em análises empíricas com dados observáveis utilizando o R.

      -

      30 horas

      Microeconomia Aplicada

      A disciplina de Microeconomia tem como objetivo estudar o Sistema de Preços de Mercado; os fatores que levam ao seu funcionamento eficiente, as falhas que podem surgir e as diferentes maneiras de corrigir estas falhas. O Sistema de Preços de Mercado é, na verdade, um dentre vários Mecanismos de Coordenação Voluntária e decentralizada entre agentes econômicos que buscam satisfazer seus próprios interesses. Neste sentido, ele pode ser definido como um sistema de “ordens sem um comando centralizado”. Além do mais, o Sistema de Preços de Mercado é também um Mecanismo de Processamento de Informações, que sinalizam o que deve ser produzido, consumido e em qual quantidade. Estudar o funcionamento destes dois mecanismos do Sistema de Preços de Mercado – a coordenação voluntária e o processamento das informações – é também um objetivo desta disciplina.

      -

      30 horas

      Macroeconomia Aplicada

      A disciplina visa apresentar os principais elementos da teoria macroeconômica, discutindo os conceitos fundamentais e as aplicações para a economia brasileira e mundial.

      -

      30 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Estratégia

      A disciplina busca analisar os princípios da estratégia e os instrumentos necessários a uma análise abrangente da estratégia econômica da empresa. Discute-se o conceito de estratégia sob a ótica da Teoria dos Jogos em diversas aplicações, onde são analisados jogos de preços e quantidades, a questão da reputação e da credibilidade. Também são abordados conceitos fundamentais da estratégia empresarial, como a sustentação de vantagens competitivas e a gestão das cadeias de valor.

      -

      30 horas

      Economia Brasileira

      Essa disciplina tem o objetivo apresentar aos alunos o quadro histórico e as tendências da economia brasileira, discutir os principais mercados (de bens, de trabalho, de crédito, de capitais e financeiros), suas dimensões e dinâmicas, a condução da política econômica, bem como estimular o aluno a construir cenários macroeconômicos relevantes para negócios.

      -

      30 horas

      Modelo Econômicos de Negócios

      O curso tem como objetivo apresentar as principais ideias da literatura estratégica moderna. Discute-se os determinantes da competitividade das empresas e os mecanismos para sustentação de vantagens competitivas a longo prazo. Também aplica-se conceitos de Teoria dos Jogos em ambientes de jogos repetidos e em ambientes de informação imperfeita.

      -

      30 horas

      Finanças Corporativas

      Conceitos fundamentais de Finanças Corporativas. Estrutura de capital, custo de capital, política de investimentos, política de dividendos, geração de valor e fluxo de caixa descontado, análise de investimentos e precificação de ativos financeiros. Apresentar uma visão geral de finanças corporativas, procurando entender as principais decisões financeiras das empresas. Entender o processo de precificação de títulos de renda fixa e renda variável, estrutura e custo de capital, política de dividendos e, por fim, análise de investimento.

      -

      30 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Gestão de Riscos

      O objetivo dessa disciplina é trazer informações necessárias para a gestão de riscos financeiros no ambiente organizacional, ou seja, tratar casos e mini casos direcionando discussões sobre alternativas de hedge para preços, taxa de câmbio e taxa de juros. Discutir ferramentas necessárias para que se estabeleça um processo de gerenciamento de riscos de mercado para empresas e de investimentos. Para tanto, serão apresentados conceitos relacionados a: a) investimentos em derivativos para fins de hedge de preços, taxas de câmbio e taxa de juros; b) principais estratégias de hedge nos mercados; c) principais técnicas e métricas de controle; d) conceito de administração integrada de riscos e análise de riscos de um portfólio.

      -

      30 horas

      Econometria Aplicada

      Apresentar os alunos o ferramental básico de Econometria dando uma introdução a tópicos de regressão, painel e séries de tempo. O objetivo do programa é apresentar aos alunos técnicas importantes de estatística ressaltando como as mesmas podem ser aplicadas à análise de problemas específicos em Negócios.

      -

      30 horas

      Governança Corporativa e Compliance

      Apresentar os conceitos de Governança Corporativa, bem como o histórico evolutivo das melhores práticas, com a finalidade de endereçar à melhor compreensão sobre as relações entre acionistas, gestores e demais intervenientes nas organizações (Stakeholders e Shareholders). Visando capacitar os alunos a compreender e desenvolver processos de Governança nos diversos níveis da organização como forma de criação de valor aos negócios.

      -

      30 horas

Participe do encontro com a coordenação

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.