• Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    • A Ênfase em Finanças Corporativas e Controladoria, visa promover o desenvolvimento de habilidades e competências integradas em Economia, Finanças, preparando novas lideranças em administração financeira e dos negócios.

  • ESTRUTURA

    • Além das disciplinas da ênfase em Finanças Corporativas e Controladoria, você poderá aprofundar seus conhecimentos nos Cursos de Aperfeiçoamentos do Programa de Pós-Graduação em Finanças e Economia - Master, com cursos de curta duração, de oferta livre, formato "live", voltados para a atualização e reforço de conteúdos.

      Cursos com carga horária de 15h-aula cada, e sua liberação pode variar conforme necessidade do tema. Sua abertura está condicionada a quantidade mínima de alunos, pré-estabelecido pela coordenação. Serão oferecidos mediados por tecnologia, no decorrer do semestre letivo.

      A abertura das eletivas sugeridas está condicionada a quantidade mínima de alunos, pré-estabelecido pela coordenação.

       

    • Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Métodos Matemáticos

      Revisão de álgebra e Geometria: Proporções, desigualdades, intervalos, conjuntos, a reta; Equações e sistemas de equações; Funções; Áreas e funções trigonométricas; Fundamento de Cálculo: Cálculo diferencial; Limites Derivadas e Otimização 

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      15 horas

      Matemática Financeira

      Juros Simples; Desconto Simples; Juros Compostos; Taxa Real de Juros; Valor Presente e Taxa Interna de Retorno; Sequências Uniformes e Não Uniformes e Amortização de Empréstimos de Cálculo. 

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      15 horas

      Contabilidade

      Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa; Análise horizontal e análise vertical; Principais técnicas de avaliação econômica e financeira; Principais indicadores de rentabilidade e retorno e margens e Estudo dos efeitos de algumas variáveis econômicas e de mercado sobre o desempenho empresarial.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      15 horas

      Métodos Estatísticos

      Histogramas: Frequência, Assimetria, Quantis; Medidas de Tendência Central: Média, Mediana e Moda; Medidas de Dispersão: Variância e Desvio padrão.;  Escores-Z; Box-Plot; Gráficos de Dispersão e Medidas de Relação: Covariância e Correlação.


      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      15 horas

      Programação

      Instalação e softwares auxiliares; processamento em R; Gráficos: como fazer gráficos no R (Pacote ggplot2); Programação em R (Operações básicas, Tipos de objetos); Manipulação de dados (Pacotes: readr, readxl, dplyr, tidyr) e Programação em R (Trabalhando com Scripts e projetos, e funções).

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      15 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Métodos Estatísticos Aplicados

      Teoria da Probabilidade: Introdução, Propriedades, Probabilidade Condicional, Teorema de Bayes; Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de Probabilidade: Uniforme, Bernoulli, Binomial, Hipergeométrica, Poisson; Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições de Probabilidade: Uniforme, Normal, Qui-Quadrado, T-Student, F; Estimação e Testes de Hipótese: Erro Tipo I e II, P-valor, Média, Diferença entre Médias, Proporção, Diferença entre Proporções, Variância, Comparação entre Variâncias, Amostras Emparelhadas. 

      30 horas

      Microeconomia Aplicada

      O Sistema de Preços de Mercado; Teoria do Consumidor e a Curva de Demanda; Teoria da Firma e a Curva de Oferta, Equilíbrio de Mercado e Eficiência de Pareto; Informação Assimétrica, Externalidades e Bens Públicos; Competição Monopolística e Monopólio e Oligopólio e Teoria dos Jogos.

      30 horas

      Macroeconomia Aplicada

      Mercado de Bens; Mercado Monetário; Modelo IS-LM; Mercado de Trabalho e Curva de Phillips; Abertura no Mercado de Bens e no Mercado Financeiro; Regimes Cambiais e Depressões e Crises .

      30 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Finanças Corporativas

      Visão geral de finanças corporativas; Títulos de renda fixa; Títulos de renda variável; Custo de capital; Estrutura de capital; Política de dividendos e Análise de investimentos.

      30 horas

      Governança Corporativa e Compliance

      Propósitos, Cultura e Estratégia nas Organizações; Ética e Moral no processo decisório; Eticidade limitada, Atenção Seletiva, Vieses Cognitivos; Evolução do Capitalismo e a Origem do Conflito de Agência; Origem da Governança Corporativa e os principais marcos; Forças de Controle da Governança Corporativa; Principais Estruturas da Governança Corporativa e Gestão e Estratégia9.Risco e Compliance.

      30 horas

      Controladoria e Auditoria

      Utilização da contabilidade gerencial para apoio ao processo de tomada de decisão estratégica. Métodos de custeio aplicáveis à contabilidade societária e gerencial. Avaliação do desempenho empresarial. Avaliação e gestão de riscos em processos.

      30 horas

      Planejamento e Orçamento Empresarial

      Planejamento Financeiro; Orçamento Financeiro; Orçamento de Vendas e Produção; Orçamento de Matérias-Primas e Mão de Obra; Orçamento de Caixa e Investimentos; Planejamento de Caixa; Sistemas de Controle Gerencial eOrçamento Flexível; Orçamento Base Zero, Orçamento Matricial e Beyond Budget; Estado da Arte: orçamento e Big data, Orçamento e ética, Orçamento e Sustentabilidade.

      30 horas

      Masterclass em Finanças e Economia

      Seminários e mesas redondas com o professor e seus convidados e convidadas para discutir temas da atualidade em finanças e economia e casos reais de investimentos, finanças e negócios. 

      30 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Tópicos em Controladoria e Auditoria

      Os principais aspectos contábeis na Lei das S.A.s;Acontabilidade e a auditoria de mercado de capitais –teoria da firma e conflito da agência; A história da contabilidade e auditoria; Os critérios para continuidade operacional e a aplicação de normas de auditoria; Reorganizações societárias, incluindo aquelas sob controle comum, e a determinação do ágio; O uso do planejamento orçamentário e de valuation no teste de recuperabilidade de ativos não financeiros e de tributos sobre o lucro; E Investigação forense e ESG -Relato Integrado (os próximos passos da normatização e auditoria).

      30 horas

      Tesouraria e Gestão de Capital de Giro

      Introdução ao tema Gestão de Tesouraria e Capital de Giro; Modelo de Capital de Giro Tradicional: Conceito, Capital Circulante Líquido, Índices de Liquidez, Prazos Médios, Ciclos Financeiro, Econômico e Estratégia de Financiamento do Capital de Giro; Modelo Dinâmico de Capital de Giro: Reclassificação do Balanço Patrimonial, Necessidade de Capital de Giro (NCG), Capital de Giro (CDG), Saldo em Tesouraria (T), Análise da Estrutura Financeira, Efeito Tesoura, Cases Empresas no Contexto Brasileiro E Gestão de Tesouraria: Orçamento de caixa, Fluxo de caixa, Gestão de Tesouraria no Curto Prazo, Expectativa e Estrutura Temporal de Taxa de Juros, Custos de Financiamento, Condições de Vendas e Valores a Receber, Ratings de Crédito e Administração de Cláusulas Financeiras dos Contratos deEmpréstimos, Discussões nos Mercados Domésticos e Internacionais. 

      30 horas

      Planejamento Tributário

      Sistema Tributário Brasileiro; Normas contra abusos nos planejamentos tributários. Jurisprudência do CARF sobre o tema. Encaminhamento prático em termos de governança;  Tributação Direta da Pessoa Física, "Pejotização" e Planejamentos Tributários Polêmicos; Tributação Direta Corporativa I: Lucro Real vs. Lucro Presumido. Tributação Direta Corporativa II: Reestruturações Societárias -Efeitos Práticos e Integração entre Sócios Acionistas/Quotistas e Sociedade;  Tributação sobre a Transmissão de Bens e Direitos, Operações com Imóveis e Planejamento Sucessório; Tributação Indireta (ISS, ICMS, IPI) e sobre a Receita (PIS e Cofins);  Crimes Tributários, Fiscalização, Compliance Fiscal e Limites do Planejamento Tributário.

      30 horas

      Valuation de Empresas

      Revisão Geral dos Principais Conceitos em Finanças Corporativas: Balanço Patrimonial; Capital de Giro; Demonstrativo de Resultado e Fluxo de Caixa, Modelo de Avaliação por Fluxo de Caixa Descontado: Informações Qualitativas da Empresa; Projeção de Contas de Resultado; Projeção de Capital de Giro; Custo de Capital e Perpetuidade e Crescimento; Modelos de Avaliação por Empresas Comparáveis: Verificação de Empresas Comparáveis; Múltiplos Tradicionais; Múltiplos Importados e Múltiplos de Transações Precedentes,  Conceitos Gerais de Fusões e Aquisições: Sinergia, Estrutura da Transação: Pagamento em Caixa, e Estrutura da Transação: Pagamento em Ações e Outros Modelos de Avaliação 
       

      30 horas

      Gestão de Riscos Financeiros

      Investimentos em derivativos para fins de hedge de preços, taxas de câmbio e taxa de juros; principais estratégias de hedge nos mercados; principais técnicas e métricas de controle; conceito de administração integrada de riscos e análise de riscos de um portfólio. 

      30 horas

      Engenharia Financeira

      Panorama geral de Finanças, Engenharia Financeira, revisão de Derivativos, revisão de Finanças Corporativas. Restrições, limitações e problemas da abordagem tradicional em Finanças Corporativas; Conceitos teóricos de simulação probabilística (revisão de conceitos de teoria de probabilidade, estatística, processos estocásticos, equações diferenciais estocásticas); Programação em Excel VBA (if... then, for, while, funções, macros); Aplicações de simulação computacional probabilística a modelos de derivativos: Apreçamento de derivativos vanilla, Apreçamento de derivativos exóticos, Análise de estratégias de investimento e hedging  e  Aplicações de simulação computacional probabilística a modelos de derivativos: Estudos de viabilidade (TIR/ NPV/ Payback), Análise e gestão de riscos, Conceitos de Real Options (Opções Reais). 

      30 horas

      Business Plan

      Identificar as funções e aplicabilidades de um Plano de Negócios; prospectar ideias para um novo negócio; desenvolver um Modelo de Negócio; identificar os elementos de um Plano de operações e sua relação com o Plano Financeiro.

       ______________

      A abertura das disciplinas eletivas sugeridas estão condicionadas a quantidade mínima de alunos, pré-estabelecido pela coordenação.

      30 horas

VOCÊ IRÁ ADQUIRIR

Gestão

Compreender como se monta a gestão e as estratégias financeiras de empresas.

Valuation

Desenvolver expertise em avaliar empresas (valuation) e seus indicadores econômicos e financeiros.

Expertise

Desenvolver expertise em análises de governança, controladoria e compliance das empresas.

Participe do encontro com a coordenação

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.