• Sobre o Curso

    Sobre o Curso

    • A Área de Concentração em Finanças Corporativas e Controladoria, visa promover o desenvolvimento de habilidades e competências integradas em Economia, Finanças, preparando novas lideranças em administração financeira e dos negócios.

       

       

       

  • ESTRUTURA

    • Além das disciplinas da área de concentração Finanças Corporativas e Controladoria, o aluno poderá aprofundar seus conhecimentos nos Cursos de Aperfeiçoamentos do Programa de Pós-Graduação em Finanças e Economia - Master, com cursos de curta duração, de oferta livre, formato "live", voltados para a atualização e reforço de conteúdos.

      Cursos com carga horária de 15h-aula cada, e sua liberação pode variar conforme necessidade do tema. Sua abertura está condicionada a quantidade mínima de alunos, pré-estabelecido pela coordenação. Serão oferecidos mediados por tecnologia, no decorrer do semestre letivo.

       

       

    • Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Matemática Aplicada à Negócios

      Este curso busca capacitar os alunos com o ferramental matemático necessário nas tomadas de decisões e resolução de problemas de ambientes negociais dos mais diversos através de modelos e técnicas matemáticas. Além disso, os alunos serão capacitados para usarem boas práticas de apresentação de dados, construção de gráficos e a usarem o Excel na solução de seus problemas. O curso deverá homogeneizar os conhecimentos de cunho quantitativo que serão essenciais para o desenvolvimento do curso no seu currículo obrigatório.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Matemática Financeira

      Regimes de Capitalização; Juros Simples; Desconto Simples; Juros Compostos; Equivalência de Capitais; Sequência de Capitais; Sistemas de Amortização. Apresentar os principais elementos aplicados de matemática financeira. Nesse contexto, a estrutura do curso é focada no desenvolvimento dos diferentes regimes de capitalização existentes e as principais operações financeiras a eles associados. As aplicações são voltadas às operações realizadas no mercado brasileiro. Espera-se que ao final do curso o aluno tenha familiaridade com as principais operações financeiras e com produtos financeiros brasileiros.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Contabilidade

      Balanço Patrimonial; Demonstração do Resultado do Exercício; Demonstração dos Fluxos de Caixa. Fundamentos da análise das demonstrações contábeis de empresas não financeiras. Decisões de investimento e de financiamento. Principais indicadores de rentabilidade e retorno. Compreender os aspectos conceituais básicos da contabilidade societária, desde o registro dos eventos econômicos até a apuração do resultado das operações de uma entidade não financeira e respectivos reflexos em seu patrimônio. Identificar e avaliar as decisões de financiamento e investimento, considerando o binômio risco-retorno. Analisar e avaliar o desempenho e a situação econômico-financeira de uma entidade, comparando-a entre diversos períodos e estabelecendo inferências futuras, bem como comparando-a com outras empresas ou setores. Emitir opinião acerca do desempenho global da entidade, orientando o processo decisório de usuários (stakeholders) diversos.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Estatística

      Histogramas, Medidas de Tendência Central, Medidas de Dispersão, Escores-Z, Box-Plot, Gráficos de Dispersão e Medidas de Relação. A proposta da disciplina é promover uma abordagem ampla dos principais conceitos associados à Estatística Descritiva utilizando o R com o propósito de prover aos alunos as ferramentas estatísticas básicas necessárias para a tomada de decisão baseada em análises empíricas com dados observáveis.

      * Disciplinas passiveis de substituição, mediante a análise e liberação da coordenação, sendo realizada por mediação de tecnologia.

      -

      15 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Métodos Estatísticos Aplicados

      Teoria da Probabilidade, Variáveis Aleatórias Discretas e Distribuições de Probabilidade, Variáveis Aleatórias Contínuas e Distribuições de Probabilidade, Estimação, Testes de Hipótese. A proposta da disciplina é promover uma abordagem ampla dos principais conceitos associados à probabilidade e testes de hipóteses. O propósito dessa disciplina é prover aos alunos as ferramentas probabilísticas necessárias para a tomada de decisão baseada em análises empíricas com dados observáveis utilizando o R.

      -

      30 horas

      Microeconomia Aplicada

      A disciplina de Microeconomia tem como objetivo estudar o Sistema de Preços de Mercado; os fatores que levam ao seu funcionamento eficiente, as falhas que podem surgir e as diferentes maneiras de corrigir estas falhas. O Sistema de Preços de Mercado é, na verdade, um dentre vários Mecanismos de Coordenação Voluntária e decentralizada entre agentes econômicos que buscam satisfazer seus próprios interesses. Neste sentido, ele pode ser definido como um sistema de “ordens sem um comando centralizado”. Além do mais, o Sistema de Preços de Mercado é também um Mecanismo de Processamento de Informações, que sinalizam o que deve ser produzido, consumido e em qual quantidade. Estudar o funcionamento destes dois mecanismos do Sistema de Preços de Mercado – a coordenação voluntária e o processamento das informações – é também um objetivo desta.

      -

      30 horas

      Macroeconomia Aplicada

      A disciplina visa apresentar os principais elementos da teoria macroeconômica, discutindo os conceitos fundamentais e as aplicações para a economia brasileira e mundial.

      -

      30 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Finanças Corporativas

      Conceitos fundamentais de Finanças Corporativas. Estrutura de capital, custo de capital, política de investimentos, política de dividendos, geração de valor e fluxo de caixa descontado, análise de investimentos e precificação de ativos financeiros. Apresentar uma visão geral de finanças corporativas, procurando entender as principais decisões financeiras das empresas. Entender o processo de precificação de títulos de renda fixa e renda variável, estrutura e custo de capital, política de dividendos e, por fim, análise de investimento.

      -

      30 horas

      Governança Corporativa e Compliance

      Apresentar os conceitos de Governança Corporativa, bem como o histórico evolutivo das melhores práticas, com a finalidade de endereçar à melhor compreensão sobre as relações entre acionistas, gestores e demais intervenientes nas organizações (Stakeholders e Shareholders). Visando capacitar os alunos a compreender e desenvolver processos de Governança nos diversos níveis da organização como forma de criação de valor aos negócios.

      -

      30 horas

      Controladoria e Auditoria

      Utilização da contabilidade gerencial para apoio ao processo de tomada de decisão estratégica. Métodos de custeio aplicáveis à contabilidade societária e gerencial. Avaliação do desempenho empresarial. Avaliação e gestão de riscos em processos contábeis e operacionais. Avaliação e gestão de controles internos contábeis. Avaliação de desempenho. Proporcionar os conceitos e a aplicação prática de técnicas e ferramentas da contabilidade gerencial, por meio da controladoria, utilizadas no processo de gestão corporativa, visando ao alcance da eficácia empresarial e geração de valore perenidade. Praticar procedimentos de auditoria e controles internos na gestão empresarial, visando à melhoria de processos, à acurácia da fidedignidade da informação contábil e consequente gestão de riscos operacionais e financeiros, enquanto mecanismos de governança corporativa. Avaliação de desempenho e caixa.

      -

      30 horas

      Planejamento e Orçamento Empresarial

      Este curso terá uma proposta muito prática: os alunos desenvolvem os conceitos fazendo um orçamento real. Para tanto, discutiremos os seguintes conceitos: Planejamento Financeiro, Orçamento Financeiro, Orçamento de Vendas e Produção, Orçamento de Matérias-Primas e Mão de Obra, Orçamento de Caixa e Investimentos, Planejamento de Caixa, Sistemas de Controle Gerencial e Orçamento Flexível, Orçamento Base Zero, Orçamento Matricial e Beyond Budget e o Estado da Arte: orçamento e Big data, Orçamento e ética, Orçamento e Sustentabilidade. O objetivo do curso é apresentar os principais conceitos e técnicas relacionados ao planejamento e orçamento financeiro. Apresentar as finalidades do orçamento, mecanismos orçamentários e implantação do sistema orçamentário. Introduzir as técnicas de elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Controle orçamentário comparando o real com o orçado e a ferramenta do orçamento flexível. Por fim, apresentar tendências e discussões sobre o estado da arte em orçamentos, tais como base zero, beyond budget e orçamento matricial, como exemplos.

      -

      30 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      Tópicos Avançados em Controladoria e Auditoria

      Este curso foi concebido considerando tópicos contemporâneos, além daqueles já apresentados em disciplinas obrigatórias do programa, buscando trazer o debate ativo usando casos que buscam avaliar a intersecção das múltiplas facetas práticas da contabilidade e da auditoria dentro do sistema informacional de uma empresa. Assim, serão apresentados e discutidos: (1) os principais aspectos contábeis na Lei das S.A.s; (2) a contabilidade e a auditoria de mercado de capitais – teoria da firma e conflito da agência; (3) a história da contabilidade e auditoria; (4) o critérios para continuidade operacional e a aplicação de normas de auditoria; (5) reorganizações societárias, incluindo aquelas sob controle comum, e a determinação do ágio; (6) o uso do planejamento orçamentário e de valuation no teste de recuperabilidade de ativos não financeiros e de tributos sobre o lucro; (7) investigação forense e (8) ESG -Relato Integrado (os próximos passos da normatização e auditoria).

      -

      30 horas

      Tesouraria e Gestão de Capital de Giro

      Essa disciplina trata de discussões com enfoque na gestão do Capital de Giro e Tesouraria, desenvolvendo cases que focalizam sua análise, controle e administração. A área financeira promoveu nas últimas décadas notável evolução em seus conceitos. Neste contexto, a administração do capital de giro e tesouraria é uma área importante para o equilíbrio financeiro das empresas, tendo participação decisiva no sucesso dos negócios. E é dentro dessa perspectiva que esta disciplina apresenta, focaliza a análise, o controle e a administração do capital de giro e tesouraria trazendo casos práticos da realidade do mercado brasileiro.

      -

      30 horas

      Planejamento Tributário

      O presente curso tem por finalidade introduzir os alunos à temática do planejamento tributário. Pretende-se apresentar o tema conforme as diferentes perspectivas cotidianas do profissional que atua com estruturação e planejamento fiscal (advogados, contabilistas, gestores, analistas fiscais etc.), por meio da análise de diversas propostas de planejamento a partir de desafios apresentados, de seu aperfeiçoamento e da avaliação e revisão de riscos. A presente proposta se insere no contexto da metodologia do ensino parte do problema concreto (problem-based learning), despertando no aluno o interesse por sua solução e a busca do conhecimento do instrumental, com manejo da doutrina, da jurisprudência e da legislação. O desenvolvimento da disciplina também objetiva fomentar a reflexão crítica e o debate sobre o planejamento tributário, sua configuração e limites, no direito brasileiro.

      -

      30 horas

Participe do encontro com a coordenação

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.