• O CURSO

    Sobre o Curso

    • Mestrado Profissional em Finanças e Economia - Ênfase Ciência de Dados

      O Mestrado Profissional em Ciência de Dados é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase concentra-se na aplicação de técnicas modernas de aprendizado por máquina e mineração de dados em economia e finanças. Além de oferecer uma formação abrangente em computação aplicada, economia e finanças, o programa se diferencia em relação aos programas tradicionais em ciência de dados por focar em modelagem, com uma atenção especial à inferência causal.

  • ESTRUTURA

    ESTRUTURA DO CURSO

    • Esta ênfase proporciona uma sólida formação em ciência de dados aplicada a economia e finanças. Ao contrário de cursos convencionais de ciência de dados, o foco é em modelagem, de preferência causal, a partir de dados econômicos e financeiros. O programa parte do princípio que um bom cientista de dados deve não apenas saber a diferença entre algoritmo e modelo, entre previsão e causalidade, mas também ter conhecimento específico na área de aplicação.

      A ênfase de Ciência de Dados dará ao aluno um tom mais especialista, com um core de 5 cadeiras obrigatórias, 3 obrigatórias específicas da ênfase e 2 eletivas. Entre as disciplinas obrigatórias específicas, o aluno poderá escolher entre Investimentos ou Introdução à Economia e entre Métodos de Previsão ou Microeconomia Aplicada.

    • Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      COMPUTAÇÃO APLICADA

      Este custo procura fornecer os fundamentos de programação e base de dados (Excel, R e SQL) para que o aluno possa desenvolver boas práticas do processo de modelagem em economia e finanças. O aprendizado se dá através de problemas reais, cuja soluções envolvem, em geral, o conhecimento teórico de economia, finanças e econometria, assim como técnicas básicas para tratamento de dados e automatização de rotinas.

      45 horas

      ANÁLISE DE DADOS

      Objetiva desenvolver a capacidade de explorar e descrever padrões presentes nos dados, apresentando os fundamentos de estatística e de visualização dos dados. Os tópicos principais incluem não apenas noções de probabilidade e inferência estatística, como também ferramentas para redução de dimensionalidade e análise multivariada dos dados.

      45 horas

      INFERÊNCIA ESTATÍSTICA

      O curso desenvolve a capacidade de análise estatística dos estudantes e sua aplicabilidade na solução de problemas reais. Para isso, apresenta-se os fundamentos da teoria da probabilidade e da inferência estatística. Tópicos incluem esperança condicional, distribuições de probabilidade, variáveis aleatórias, distribuição amostral, lei dos grandes números, teorema central do limite, estimação e teste de hipóteses.

      45 horas

      BUSINESS ANALYTICS

      Este curso apresenta os fundamentos de aprendizado por máquina e suas aplicações em economia e finanças, através de aulas em laboratório. Discute-se os conceitos matemáticos e os aspectos heurísticos que embasam a teoria de aprendizado por máquina, capacitando o aluno a estruturar soluções baseadas primordialmente em métodos de aprendizado supervisionado. Cobre-se desde a fase de preparação dos dados e de escolha de variáveis de entrada até o processo de seleção dos modelos preditivos através da comparação de seus resultados fora da amostra.

      45 horas

      ECONOMETRIA APLICADA

      O curso apresenta uma visão abrangente dos princípios fundamentais de estatística empregados em análises quantitativas em Economia e Finanças. O objetivo é desenvolver a capacidade de realizar análises empíricas de regressão em dados observados longitudinalmente e/ou ao longo do tempo. Os tópicos incluem regressão linear (mínimos quadrados), problemas de especificação (não-linearidade, autocorrelação residual, e heterocedasticidade), endogeneidade (variáveis instrumentais) e dados em painel.

      45 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      ECONOMIA APLICADA

      A partir de uma metodologia ativa de aprendizagem, a disciplina tem como principal objetivo convidar os alunos a se familiarizarem com a forma de um economista racionalizar problemas e fenômenos do mundo. Apresenta-se aos alunos modelos microeconômicos que dialoguem com a realidade dos mercados (de bens, fatores, trabalho etc.), decisões governamentais (como impostos e previdência) e demais interações humanas do cotidiano.

      45 horas

      INVESTIMENTOS

      O curso objetiva familiarizar o aluno com os fundamentos de apreçamento de ativos, focando em instrumentos de renda variável e renda fixa. Além do tradeoff entre risco e retorno que caracteriza a teoria moderna de finanças, discute-se alocação de carteiras, eficiência de mercado, modelos multifatoriais (CAPM, APT e ICAPM), análise de desempenho e modelos de valor presente, bem como modelagem da curva de juros e de seus riscos.

      45 horas

      INTELIGÊNCIA COMPUTACIONAL

      Esta disciplina objetiva fornecer ao aluno as bases teóricas das metodologias de inteligência computacional, divididas em aprendizado probabilístico, aprendizado estatístico, aprendizado por reforço e redes neurais artificiais. Discute-se ainda inferência causal e como os métodos de inteligência computacional podem ser aplicados em certas áreas de interesse.

      45 horas

      MÉTODOS DE PREVISÃO

      O curso tem por objetivo familiarizar o aluno com as principais técnicas de previsão utilizadas em economia e finanças. Discute-se não apenas os principais modelos de previsão, mas também métricas para avaliação das previsões. Apresenta-se ainda as técnicas disponíveis para ranquear e escolher as previsões obtidas a partir de modelos alternativos. Tópicos incluem técnicas de ensemble para combinação de previsões, desagregação e procedimentos robustos à quebra estrutural.

      45 horas

      MICROECONOMIA APLICADA

      O objetivo é apresentar inferência causal em aplicações de microeconomia, a partir de uma abordagem rigorosa, porém intuitiva. O curso desenvolve-se em torno de problemas práticos em demografia, economia da educação, economia do trabalho e economia política, entre outros. Entre as técnicas de análise, discute-se experimentos aleatórios, seleção em observáveis (procedimentos de pareamento) e em não-observáveis (variáveis instrumentais e regressão com descontinuidade), e experimentos naturais (diferenças-em-diferenças e controle sintético).

      45 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      PROJETOS

      Estas disciplinas acompanham e orientam os alunos na elaboração da dissertação de mestrado. Além de abordar técnicas de pesquisa, os alunos têm a oportunidade de apresentar o andamento de seus trabalhos para receber comentários de alunos e professores.

      45 horas

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.