Esta ênfase proporciona uma sólida formação em economia e métodos quantitativos aplicados ao agronegócio, incluindo economia do meio ambiente, microeconomia dos mercados agrícolas e agrofinanças. Destina-se a profissionais interessados no agronegócio, que não necessariamente residem na cidade de São Paulo, já que ofertamos as disciplinas específicas da ênfase apenas nos períodos letivos intensivos (janeiro e julho). Dependendo da seleção de disciplinas eletivas, pode-se focar mais em aspectos econômicos, financeiros e/ou quantitativos (por exemplo, ciência de dados aplicada ao agronegócio).
Disciplina
Semestre
Carga Horária
ECONOMIA APLICADA
A partir de uma metodologia ativa deaprendizagem, a disciplina tem como principal objetivo convidar os alunos a se familiarizarem com a forma de um economista racionalizar problemas e fenômenos do mundo. Apresenta-se aos alunos modelos microeconômicos que dialoguem com a realidade dos mercados (de bens, fatores, trabalho etc.), decisões governamentais (como impostos e previdência) e demais interações humanas do cotidiano.
45 horas
MACROECONOMIA
O curso desenvolve o instrumental analítico de macroeconomia de modo a facilitar o entendimento do funcionamento da economia em nível agregado e seus principais problemas. Além de tratarda determinação do nível de produção, renda e demanda agregada no curto prazo, analisa também os agregados econômicos, com destaque para desemprego, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.
45 horas
ANÁLISE DE DADOS
Objetiva desenvolver a capacidade de explorar e descrever padrões presentes nos dados, apresentandoos fundamentos deestatística e de visualização dos dados. Os tópicos principais incluemnão apenas noções de probabilidade e inferência estatística, como também ferramentas para redução de dimensionalidadee análise multivariada dos dados.
45 horas
ECONOMETRIA APLICADA
O curso apresenta uma visão abrangentedos princípios fundamentais de estatística empregados emanálisesquantitativasemEconomiae Finanças. O objetivo édesenvolver a capacidade derealizar análises empíricas de regressão em dados observados longitudinalmente e/ou ao longo do tempo. Os tópicosincluemregressão linear(mínimos quadrados), problemas de especificação (não-linearidade, autocorrelação residual, e heterocedasticidade), endogeneidade (variáveisinstrumentais)e dados empainel.
45 horas
Disciplina
Semestre
Carga Horária
ECONOMIA AGRÍCOLA
A partir de uma abordagem microeconômica, apresenta-se um entendimento amplo e sistêmico do funcionamento dos mercados de produtos agropecuários. Avalia-se as peculiaridades e a dinâmica da comercialização agrícola a partir do estudo da teoria das margens de comercialização, do efeito da estrutura de mercado nos preços, do impacto de políticas públicas na comercialização, da dimensão espacial e temporal dos produtos agrícolas, da análise dos custos de transferência, dos princípios de comércio regional e de modelos de transporte. Além de conceitos teóricos, discute-se aindaanálises empíricas sobre cada tema.
1º
45 horas
AGROFINANÇAS
A disciplina utiliza ferramentas de economia bancária e finanças para discutir, no âmbito do agronegócio, não apenas as diferentes modalidades de financiamento, mas também um processo robusto de gerenciamento de riscos de mercado. Para tanto, discute-se as principais estratégias de hedge baseadas em commodities e derivativos, estruturação de produtos (CRA, LCA e FIAGRO), crédito (risco e importância de colateral e auditoria) e finanças sustentáveis, entre outros tópicos.
2º
45 horas
ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE
A disciplina estabelece uma conexão entre economia e ciências climáticas para discutir tópicos relevantes em economia rural e no setor da agroenergia. A partir da teoria do bem-estar em equilíbrio geral, discute-se não apenas o conceito de sustentabilidade sob o ponto de vista econômico, mas também as principais falhas de mercado no contexto ambiental. Apresenta-se ainda os mecanismos econômicos de internalização de externalidades que permitem a correção (parcial ou total) dessas ineficiências, assim como desafios e oportunidades.
2º
45 horas
OTIMIZAÇÃO DO AGRONEGÓCIO
A partir de conceitos econômicos e de técnicas de programação matemática, apresenta-se ferramentas de otimização aplicadas à solução de problemas do agronegócio. A análise incorpora estudos visando a redução de ineficiências operacionais e a racionalização dos sistemas agroindustriais nas suas diferentes esferas.Discute-se, por exemplo, modelos de localização de plantas industriais, de definição de estrutura de armazenamento, de planejamento da produção, de organização financeira e de identificação de estratégia ótima de comercialização.
2º
45 horas
Disciplina
Semestre
Carga Horária
SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO
Estas disciplinas acompanham e orientam os alunos naelaboração da dissertação de mestrado. Aborda-setécnicas de pesquisa, discussões de metodologia em economia, e passos necessários para elaboração de um bom trabalho de pesquisa. Durante os seminários, os alunos apresentam também o andamento de seus trabalhos para receber comentáriosde alunos e professores.
45 horas
Participe do encontro com a coordenação
Atualmente não há eventos programados.
Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.