O Mestrado Profissional em Economia Política é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase destina-se a profissionais na interseção entre economia, ciência política e relações internacionais que buscam uma formação multidisciplinar, porém com sólida base em métodos quantitativos, incluindo modelagem e análise de dados. A ênfase em Economia Política é pensada especialmente para quem vem de humanas e outras ciências sociais e deseja investir no ferramental mais analítico que a combinação entre a fundamentação microeconômica e ciência dos dados proporciona.
Esta ênfase proporciona a profissionais com formação em ciências sociais e humanas aprender mais sobre a interação entre economia, ciência política e relações internacionais, sob uma perspectiva mais quantitativa, embasada em modelos e análises de dados. A diversidade de disciplinas eletivas permite tanto uma formação mais generalista em economia quanto em ciências sociais e humanas.
Nesta ênfase o aluno terá um tom mais generalista, com um core de 4 disciplinas obrigatórias, 4 disciplinas obrigatórias específicas, além de 2 eletivas. A oferta das disciplinas obrigatórias específicas ocorre somente nos períodos letivos concentrados, em janeiro e julho.
Disciplina
Semestre
Carga Horária
ECONOMIA APLICADA
A partir de uma metodologia ativa de aprendizagem, a disciplina tem como principal objetivo convidar os alunos a se familiarizarem com a forma de um economista racionalizar problemas e fenômenos do mundo. Apresenta-se aos alunos modelos microeconômicos que dialoguem com a realidade dos mercados (de bens, fatores, trabalho etc.), decisões governamentais (como impostos e previdência) e demais interações humanas do cotidiano.
45 horas
ANÁLISE DE DADOS
Objetiva desenvolver a capacidade de explorar e descrever padrões presentes nos dados, apresentando os fundamentos de estatística e de visualização dos dados. Os tópicos principais incluem não apenas noções de probabilidade e inferência estatística, como também ferramentas para redução de dimensionalidade e análise multivariada dos dados.
45 horas
MICROECONOMIA
O curso apresenta a fundamentação teórica para a análise não apenas do comportamento dos consumidores e das firmas, mas também do equilíbrio de mercado. Outros tópicos relevantes incluem noções de teoria da decisão (preferências dos agentes), economia do bem-estar, teoria dos jogos (comportamento estratégico), e economia da informação (assimetria informacional e risco moral). Esta disciplina nivela o terreno para o entendimento não apenas de modelos analíticos mais sofisticados de comportamento estratégico (Economia da Informação, Economia Política e Finanças Corporativas), mas também de inferência causal (Microeconomia Aplicada e OI Empírico).
45 horas
ECONOMETRIA APLICADA
O curso apresenta uma visão abrangente dos princípios fundamentais de estatística empregados em análises quantitativas em Economia e Finanças. O objetivo é desenvolver a capacidade de realizar análises empíricas de regressão em dados observados longitudinalmente e/ou ao longo do tempo. Os tópicos incluem regressão linear (mínimos quadrados), problemas de especificação (não-linearidade, autocorrelação residual, e heterocedasticidade), endogeneidade (variáveis instrumentais) e dados em painel.
45 horas
Disciplina
Semestre
Carga Horária
POLÍTICA BRASILEIRA
Disciplina concentrada nos meses de janeiro-fevereiro.
A disciplina recupera a história política brasileira com ênfase na produção acadêmica recente, conectando a discussão teórica sobre as origens e evolução dos regimes democráticos ao estudo das transformações ocorridas no país. As mudanças de regime político e as reformas eleitorais fornecem o fio condutor do curso, que terá acento histórico e empírico, sublinhando as conexões entre a evolução política e econômica do país.
45 horas
ECONOMIA DA INFORMAÇÃO
Disciplina concentrada nos meses de janeiro-fevereiro.
O curso objetiva familiarizar o aluno não apenas com os fundamentos de desenho de mecanismo, teoria da informação e teoria dos incentivos, mas também com suas aplicações à tomada de decisão no mundo empresarial. Discute-se inicialmente organização econômica e eficiência, usando como base um modelo de agente-principal. Em seguida, apresenta-se modelos mais realísticos que incorporam assimetria de informação, risco moral e sinalização.
45 horas
MICROECONOMIA APLICADA
Disciplina concentrada nos meses de julho-agosto.
O objetivo é apresentar inferência causal em aplicações de microeconomia, a partir de uma abordagem rigorosa, porém intuitiva. O curso desenvolve-se em torno de problemas práticos em demografia, economia da educação, economia do trabalho e economia política, entre outros. Entre as técnicas de análise, discute-se experimentos aleatórios, seleção em observáveis (procedimentos de pareamento) e em não-observáveis (variáveis instrumentais e regressão com descontinuidade), e experimentos naturais (diferenças-em-diferenças e controle sintético).
45 horas
ECONOMIA POLÍTICA
Disciplina concentrada nos meses de julho-agosto.
Esta disciplina tem como objetivo apresentar a pesquisa nas áreas de economia política e institucional. As instituições são as “regras do jogo” de uma sociedade e estabelecem a estrutura de incentivos para a atuação dos agentes. O curso enfatiza a importância das instituições políticas para o desenvolvimento de uma sociedade, levando em conta que o ambiente econômico e político influencia as próprias instituições. Apresenta-se os principais temas e métodos, teóricos e empíricos, utilizados na área com base na discussão da literatura clássica e recente. Sempre que possível, procura-se relacionar as discussões em sala de aula com temas relevantes para a sociedade brasileira, tais como crescimento econômico, reformas estruturais, desigualdade e corrupção.
45 horas
Disciplina
Semestre
Carga Horária
SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO
Estas disciplinas acompanham e orientam os alunos na elaboração da dissertação de mestrado. Aborda-se técnicas de pesquisa, discussões de metodologia em economia, e passos necessários para elaboração de um bom trabalho de pesquisa. Durante os seminários, os alunos apresentam também o andamento de seus trabalhos para receber comentários de alunos e professores.
45 horas
Participe do encontro com a coordenação
Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.