• O curso

    sobre o curso

    • Mestrado Profissional em Finanças e Economia - Ênfase Macroeconomia Financeira

      O Mestrado Profissional em Macroeconomia Financeira é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase traz um entendimento não apenas de como instrumentos, mercados e instituições financeiras afetam o comportamento macroeconômico, mas também de como políticas macroeconômicas afetam decisões financeiras. A grade de disciplinas promove uma formação sólida em modelos de macro-finanças e métodos quantitativos para analisar e prever o comportamento da macroeconomia. Destina-se primordialmente a profissionais que trabalham ou desejam trabalhar como economistas de instituições financeiras.

       

  • Estrutura

    Estrutura Curricular

    • Esta ênfase proporciona a profissionais de economia e finanças uma sólida formação em economia bancária, macroeconomia, e métodos quantitativos. A diversidade de disciplinas eletivas permite tanto uma formação mais generalista em macroeconomia bancária e financeira, cobrindo diversos ângulos teóricos e práticos, como especializar-se em certos temas de interesse em econometria (incluindo técnicas de aprendizado por máquina e inferência causal), economia brasileira, modelos dinâmicos de equilíbrio geral (DSGE) e política econômica.

      Apesar do tom mais especialista em macroeconomia, a ênfase de Macroeconomia Financeira inclui um core de 4 cadeiras obrigatórias comuns às ênfases generalistas, além de 4 obrigatórias específicas e 2 eletivas.

    • Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      ECONOMIA APLICADA

      A partir de uma metodologia ativa de aprendizagem, a disciplina tem como principal objetivo convidar os alunos a se familiarizarem com a forma de um economista racionalizar problemas e fenômenos do mundo. Apresenta-se aos alunos modelos microeconômicos que dialoguem com a realidade dos mercados (de bens, fatores, trabalho etc.), decisões governamentais (como impostos e previdência) e demais interações humanas do cotidiano.

      45 horas

      ANÁLISE DE DADOS

      Objetiva desenvolver a capacidade de explorar e descrever padrões presentes nos dados, apresentando os fundamentos de estatística e de visualização dos dados. Os tópicos principais incluem não apenas noções de probabilidade e inferência estatística, como também ferramentas para redução de dimensionalidade e análise multivariada dos dados.

      45 horas

      MACROECONOMIA

      O curso desenvolve o instrumental analítico de macroeconomia de modo a facilitar o entendimento do funcionamento da economia em nível agregado e seus principais problemas. Além de tratar da determinação do nível de produção, renda e demanda agregada no curto prazo, analisa também os agregados econômicos, com destaque para desemprego, inflação, taxa de juros e taxa de câmbio.

      45 horas

      ECONOMETRIA APLICADA

      O curso apresenta uma visão abrangente dos princípios fundamentais de estatística empregados em análises quantitativas em Economia e Finanças. O objetivo é desenvolver a capacidade de realizar análises empíricas de regressão em dados observados longitudinalmente e/ou ao longo do tempo. Os tópicos incluem regressão linear (mínimos quadrados), problemas de especificação (não-linearidade, autocorrelação residual, e heterocedasticidade), endogeneidade (variáveis instrumentais) e dados em painel.

      45 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      MACROECONOMIA FINANCEIRA

      O curso visa aprofundar os principais elementos da teoria macroeconômica e integrá-los a elementos de finanças. Neste contexto, revisita-se os principais modelos macroeconômicos, incorporando não apenas aspectos financeiros, mas também elementos de política monetária. Tópicos incluem desenvolvimento econômico e crescimento, estrutura a termo de juros, mercado de crédito; dinâmica da dívida pública; taxa de câmbio; medidas macroprudenciais; e criptomoedas.

      45 horas

      MACROECONOMIA BANCÁRIA

      O curso tem por objetivo estudar o papel do sistema bancário e sua interação com a macroeconomia.  As características da atividade bancária podem produzir efeitos relevantes sobre o equilíbrio macroeconômico, particularmente em cenários de crises econômicas e/ou financeiras. Para analisar estes impactos, introduz-se fricções nos modelos macroeconômicos de equilíbrio geral usando uma abordagem novo-Keynesiana ou novo-monetarista. Discute-se não apenas os mercados de crédito e garantias associadas, o papel da liquidez, o surgimento de bolhas, corridas bancárias, pânicos e contágios, mas também como o desenho de política econômica deve responder a estes fenômenos.

      45 horas

      MACROECONOMIA APLICADA

      O objetivo é familiarizar o aluno com métodos de validação das principais políticas macroeconômicas na economia. Discute-se o debate entre regras e discricionariedade; o problema de viés inflacionário e suas potenciais soluções; política monetária ótima; e ganhos com credibilidade da autoridade. Além disso, estuda-se a evidência empírica sobre a efetividade do regime de metas de inflação, bem como algumas políticas alternativas. Para tal, o curso introduz conceitos relevantes de econometria de séries de tempo para estimação de vetores autorregressivos e as principais alternativas para identificação estrutural, com foco na avaliação dos efeitos de política econômica.

      45 horas

      ECONOMIA BANCÁRIA

      O curso utiliza uma abordagem microeconômica, fundamentada em organização industrial, assimetria de informação e teoria de contratos, para explicar a atuação dos bancos na economia. Descreve-se as funções dos bancos, justificando o papel que desempenha de intermediação financeira. No mais, discute-se contratação ótima entre credor e devedor, persistência de racionamento no mercado de crédito e o uso de garantias e problemas de solvência.

       

      45 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO

      Estas disciplinas acompanham e orientam os alunos na elaboração da dissertação de mestrado. Aborda-se técnicas de pesquisa, discussões de metodologia em economia, e passos necessários para elaboração de um bom trabalho de pesquisa. Durante os seminários, os alunos apresentam também o andamento de seus trabalhos para receber comentários de alunos e professores.

      45 horas

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.