21401 - Políticas Públicas
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  • O CURSO

    SOBRE O CURSO

    • Mestrado Profissional em Finanças e Economia - Ênfase Políticas Públicas

      Destina-se a profissionais que procuram aprofundar sua formação em políticas públicas com uma sólida fundamentação microeconômica e quantitativa para o desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. A ênfase é fruto de uma parceria com o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e Brasil (CLEAR) da FGV EESP, que pertence a uma rede internacional de instituições acadêmicas apoiada pela Global Evaluation Initiative, com foco na promoção das políticas públicas baseadas em evidências.

  • ESTRUTURA

    ESTRUTURA DO CURSO

    • Destina-se a profissionais que procuram aprofundar sua formação em políticas públicas com uma sólida fundamentação microeconômica e quantitativa para o desenho, monitoramento e avaliação de políticas públicas. A ênfase é fruto de uma parceria com o Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para a África Lusófona e Brasil (CLEAR) da FGV EESP, que pertence a uma rede internacional de instituições acadêmicas apoiada pela Global Evaluation Initiative, com foco na promoção das políticas públicas baseadas em evidências.  

      Nesta ênfase o aluno terá um tom mais generalista, com um core de 4 disciplinas obrigatórias, 4 disciplinas obrigatórias específicas, além de 2 eletivas. A oferta das disciplinas obrigatórias específicas ocorre somente nos períodos letivos concentrados, em janeiro e julho.

       

    • Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      ECONOMIA APLICADA

      A partir de uma metodologia ativa de aprendizagem, a disciplina tem como principal objetivo convidar os alunos a se familiarizarem com a forma de um economista racionalizar problemas e fenômenos do mundo. Apresenta-se aos alunos modelos microeconômicos que dialoguem com a realidade dos mercados (de bens, fatores, trabalho etc.), decisões governamentais (como impostos e previdência) e demais interações humanas do cotidiano.

      45 horas

      ANÁLISE DE DADOS

      Objetiva desenvolver a capacidade de explorar e descrever padrões presentes nos dados, apresentando os fundamentos de estatística e de visualização dos dados. Os tópicos principais incluem não apenas noções de probabilidade e inferência estatística, como também ferramentas para redução de dimensionalidade e análise multivariada dos dados.

      45 horas

      MICROECONOMIA

      Apresenta-se a fundamentação teórica para a análise não apenas do comportamento dos consumidores e das firmas, mas também do equilíbrio de mercado. Outros tópicos relevantes incluem noções de teoria da decisão (preferências dos agentes), economia do bem-estar, teoria dos jogos (comportamento estratégico), e economia da informação (assimetria informacional e risco moral). Esta disciplina nivela o terreno para o entendimento não apenas de modelos analíticos mais sofisticados de comportamento estratégico, mas também de inferência causal.

      45 horas

      ECONOMETRIA APLICADA

      Apresenta-se uma visão abrangente dos princípios fundamentais de estatística empregados em análises quantitativas em Economia e Finanças. O objetivo é desenvolver a capacidade de realizar análises empíricas de regressão em dados observados longitudinalmente e/ou ao longo do tempo. Os tópicos incluem regressão linear (mínimos quadrados), problemas de especificação (não-linearidade, autocorrelação residual, e heterocedasticidade), endogeneidade (variáveis instrumentais) e dados em painel.

      45 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      ECONOMIA DA INFORMAÇÃO

      Disciplina concentrada nos meses de janeiro-fevereiro.
      O curso objetiva familiarizar o aluno não apenas com os fundamentos de desenho de mecanismo, teoria da informação e teoria dos incentivos, mas também com suas aplicações à tomada de decisão no mundo empresarial. Discute-se inicialmente organização econômica e eficiência, usando como base um modelo de agente-principal. Em seguida, apresenta-se modelos mais realísticos que incorporam assimetria de informação, risco moral e sinalização.

      45 horas

      DESENHO DE POLÍTICA PÚBLICA

      Disciplina concentrada nos meses de janeiro-fevereiro.
      O curso apresenta as ferramentas básicas para formular e analisar políticas públicas com base em evidências, incluindo os conceitos de ciclo da política pública e diferentes tipos de avaliação. O objetivo é capacitar o aluno no desenho de um programa de políticas públicas, assim como na elaboração de um plano de monitoramento e avaliação.

      45 horas

      MICROECONOMIA APLICADA

      Disciplina concentrada nos meses de julho-agosto.
      O objetivo é apresentar inferência causal em aplicações de microeconomia, a partir de uma abordagem rigorosa, porém intuitiva. O curso desenvolve-se em torno de problemas práticos em demografia, economia da educação, economia do trabalho e economia política, entre outros. Entre as técnicas de análise, discute-se experimentos aleatórios, seleção em observáveis (procedimentos de pareamento) e em não-observáveis (variáveis instrumentais e regressão com descontinuidade), e experimentos naturais (diferenças-em-diferenças e controle sintético).

      45 horas

      ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO

      Disciplina concentrada nos meses de julho-agosto.
      O objetivo é discutir a racionalidade da intervenção do Estado na economia. Através de uma abordagem teórica, o curso debate conceitos de eficiência de mercados, falhas de mercados e processos de escolha coletiva. No mais, apresenta-se uma análise das políticas fiscal e tributária, assim como as principais políticas públicas na área social, incluindo previdência, assistência social, saúde e educação.

      45 horas

      Disciplina

      Semestre

      Carga Horária

      SEMINÁRIOS DE DISSERTAÇÃO

      Estas disciplinas acompanham e orientam os alunos na elaboração da dissertação de mestrado. Aborda-se técnicas de pesquisa, discussões de metodologia em economia, e passos necessários para elaboração de um bom trabalho de pesquisa. Durante os seminários, os alunos apresentam também o andamento de seus trabalhos para receber comentários de alunos e professores.

      45 horas

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