O Mestrado Profissional em Tecnologia Financeira é um curso de pós-graduação stricto sensu, avaliado com nota máxima pela CAPES, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Esta ênfase inovadora busca preparar profissionais para atuar no mundo FinTech. Além da capacitação em aprendizado por máquina, blockchain e inteligência de negócios, a formação em tecnologia financeira abrange não apenas economia e regulação bancária (incluindo bancos digitais e meios de pagamento), como também métodos de avaliação de empresas em seus diferentes estágios (startup, venture capital e private equity).
O principal objetivo desta ênfase é preparar profissionais para atuar em/com FinTechs. Além da capacitação em métodos quantitativos e blockchain, a ênfase cobre não apenas economia e regulação bancária (incluindo bancos digitais e meios de pagamento), como também métodos de avaliação de empresas em seus diferentes estágios (startup, venture capital e private equity).
A ênfase de Tecnologia Financeira é especialista, com um core de 7 cadeiras obrigatórias e a escolha de uma, entre duas, disciplinas obrigatórias específicas, além de duas eletivas. No grupo de disciplinas específicas da ênfase, poderá escolher entre as disciplinas de Economia Bancária, caso tenha interesse em se aprofundar em Regulação Financeira, e Business Analytics, se o interesse for em se aprofundar em Inteligência de Negócios.
Disciplina
Semestre
Carga Horária
ECONOMIA APLICADA
A partir de uma metodologia ativa de aprendizagem, a disciplina tem como principal objetivo convidar os alunos a se familiarizarem com a forma de um economista racionalizar problemas e fenômenos do mundo. Apresenta-se aos alunos modelos microeconômicos que dialoguem com a realidade dos mercados (de bens, fatores, trabalho etc.), decisões governamentais (como impostos e previdência) e demais interações humanas do cotidiano.
45 horas
ANÁLISE DE DADOS
Objetiva desenvolver a capacidade de explorar e descrever padrões presentes nos dados, apresentando os fundamentos de estatística e de visualização dos dados. Os tópicos principais incluem não apenas noções de probabilidade e inferência estatística, como também ferramentas para redução de dimensionalidade e análise multivariada dos dados.
45 horas
AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Esta disciplina busca apresentar modelos quantitativos de avaliação de empresas e suas aplicações, enfatizando a criação de valor para empresas e acionistas. Discute-se técnicas de projeções de demonstrações financeiras, fluxos de caixa para a empresa, fluxos de caixa para o acionista, custo de capital, prêmios por risco, múltiplos e modelos de avaliação por opções reais para tomada de decisão.
45 horas
ECONOMETRIA APLICADA
O curso apresenta uma visão abrangente dos princípios fundamentais de estatística empregados em análises quantitativas em Economia e Finanças. O objetivo é desenvolver a capacidade de realizar análises empíricas de regressão em dados observados longitudinalmente e/ou ao longo do tempo. Os tópicos incluem regressão linear (mínimos quadrados), problemas de especificação (não-linearidade, autocorrelação residual, e heterocedasticidade), endogeneidade (variáveis instrumentais) e dados em painel.
45 horas
REGULAÇÃO FINANCEIRA
O curso fornece uma visão detalhada sobre os aspectos regulatórios e suas exigências na gestão de riscos de instituições financeiras. Inicia-se com uma evolução histórica da regulação financeira até seu estado atual. Além de apresentar em detalhes os principais conceitos, discute-se a tendência atual para evolução das melhores práticas na gestão de riscos. Por fim, aborda-se alguns tópicos relevantes dos requerimentos regulatórios, seguindo uma abordagem mais prática e centrada na apresentação de modelos utilizados na indústria.
45 horas
CAPITAL DE RISCO
O curso apresenta e discute elementos teóricos e práticos de financiamento de longo prazo de empresas, com ênfase em startups e negócios em estágios iniciais. Em particular, estuda-se o ciclo de vida de financiamento de uma startup típica e as peculiaridades de obtenção de capital através de investimento-anjo, venture capital, e private equity. Discute-se também estratégias de saída para tais investidores, como fusões e aquisições (M&A) e oferta primária de ações (IPO). Por fim, examina-se como aspectos institucionais condicionam o desenvolvimento do mercado de capital de risco e moldam as possibilidades de financiamento externo de empresas jovens.
45 horas
BLOCKCHAIN
O curso apresenta os alicerces e as principais inovações trazidas pela tecnologia, como o conceito de ledger distribuído, de internet do valor e smart contracts. O foco é no seu uso tanto pelo setor financeiro tradicional quanto em projetos que visam fronteiras totalmente novas, incluindo temas como moedas privadas, stable coins, ICOs/STOs (Initial Coin Offerings/Security Token Offerings) e DeFi (Decentralized Finance). Analisa-se também os potenciais impactos da descentralização nas organizações e nos mercados como um todo. As aulas em laboratório visam proporcionar uma experiência prática básica no uso da tecnologia, incluindo transações com criptoativos e interações com smart contracts.
45 horas
Disciplina
Semestre
Carga Horária
ECONOMIA BANCÁRIA
O curso utiliza uma abordagem microeconômica, fundamentada em organização industrial, assimetria de informação e teoria de contratos, para explicar a atuação dos bancos na economia. Descreve-se as funções dos bancos, justificando o papel que desempenha de intermediação financeira. No mais, discute-se contratação ótima entre credor e devedor, persistência de racionamento no mercado de crédito e o uso de garantias e problemas de solvência.
45 horas
BUSINESS ANALYTICS
Este curso apresenta os fundamentos de aprendizado por máquina e suas aplicações em economia e finanças, através de aulas em laboratório. Discute-se conceitos matemáticos e aspectos heurísticos que embasam a teoria, capacitando o aluno a estruturar soluções baseadas primordialmente em métodos de aprendizado supervisionado. Cobre-se desde a fase de preparação dos dados e de escolha de variáveis de entrada até o processo de seleção dos modelos preditivos através da comparação de seus resultados fora da amostra.
45 horas
Disciplina
Semestre
Carga Horária
PROJETOS
Estas disciplinas acompanham e orientam os alunos na elaboração da dissertação de mestrado. Além de abordar técnicas de pesquisa, os alunos têm a oportunidade de apresentar o andamento de seus trabalhos para receber comentários de alunos e professores.
45 horas
Participe do encontro com a coordenação
Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.