Foto de Felipe Nunes
Professores EESP

Felipe Nunes

Titulação
Ph.D. em Ciência Política
Áreas de pesquisa
  • Desinformação
  • Eleições
  • Metodologia
Mini currículo

Felipe Nunes é Ph.D. em ciência política e mestre em estatística pela Universidade da Califórnia em Los Angeles nos EUA. Acaba de ser contratado como professor de políticas públicas na escola de Economia da FGV de São Paulo(FGV EESP).

 

Seus trabalhos acadêmicos sobre desinformação, eleições e metodologia estão publicados nas principais revistas científicas do mundo. Seus trabalhos já receberam prêmios da American Political Science Association (APSA), da Society for Political Methodology (SPM), da Red para el Estudio de la Economía Política de América Latina (REPAL), da UCLA, da FGV e da CAPES.

 

É sócio-fundador da Quaest, onde coordenou centenas de pesquisas eleitorais, além de estudos de mercado sobre reputação, consumo e comportamento. Contratado da Rede Globo para as eleições de 2024, a Quaest se tornou a líder no mercado de análise eleitoral, tendo acertado o resultado das eleições em 25 das 26 capitais brasileiras onde trabalhou. Nenhuma outra empresa obteve um resultado tão preciso e abrangente.

 

Especialista no monitoramento de redes sociais, é o inventor e dono da patente do Índice de Popularidade Digital (IPD) que é usado pelas maiores empresas do pais para monitorar a imagem e reputação digital de forma contínua.

 

Felipe é diretor da Comissão Fullbright no Brasil, conselheiro da Fundação Roberto Marinho, diretor de projetos especiais no Instituto Galo, comentarista de política na Globo e GloboNews e atua como consultor de governos, bancos, empresas de mídia e de varejo.

 

Felipe é co-autor do best-seller, ‘Biografia do Abismo’, finalista do prêmio Jabuti na categoria não-ficção em 2024. E está escrevendo ‘Brasil no Espelho: uma reflexão sobre um novo país’ que será publicado pela editora Globo em outubro de 2025.