1428 - Graduação
Mantenha-me informado sobre o próximo processo de inscrição.
  • Sobre

    Sobre o curso

    • Excelência e Inovação

      O curso de graduação em Economia da FGV EESP oferece ao aluno formação sólida e plural, com forte ênfase quantitativa.

      Com um ambiente de aprendizagem moderno, inovador e dinâmico, o curso busca a excelência e o reconhecimento do mérito acadêmico. A FGV EESP procura fornecer ao aluno uma formação solida e completa e englobar as diversas correntes teóricas da ciência econômica.

      A Escola de Economia de São Paulo é formada por professores egressos das melhores instituições de ensino no Brasil e no exterior com vasta experiência docente, de pesquisa e profissional, tanto no setor privado quanto em posições de destaque na administração pública federal (ministros da Fazenda, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Gestão e Reforma do Estado) e estadual (secretários de Fazenda e Planejamento).

       

  • Método de ensino

    PBL

    • FGV EESP utiliza como metodologia de ensino do curso de graduação o chamado Problem Based Learning (PBL). Esta metodologia estabelece um ambiente de aprendizagem que estimula processos cognitivos eficazes para o aprendizado. A partir de situações econômicas concretas, os alunos aprendem os modelos e instrumentos da teoria econômica em um ambiente motivador, de intensa discussão em grupo, experimentação e solução de problemas complexos. O estudante imerge em uma rotina intensa de estudos e passa a desempenhar um papel ativo no processo de aprendizagem. Neste processo, o aluno está constantemente motivado e desafiado a utilizar o conhecimento teórico para encontrar a solução para problemas complexos. Assim, estabelece-se um ambiente fértil para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e crítico, aprimorando a capacidade e autonomia de aprendizagem do aluno. Além disso, as atividades desenvolvidas no curso de graduação propiciam ao aluno o aprimoramento das chamadas habilidades do século XXI, como a liderança, comunicação, organização, tomada de decisão, resiliência, persistência, etc.
       

      • Metodologia ativa de ensino
      • Parte de problemas concretos
      • Resolução dos problemas em grupos de até 15 alunos com o auxílio de um Professor
      • Você se prepara antes de cada encontro
         

       

      Conheça no Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação da FGV EESP (NAPPE FGV EESP)

  • Público

    Público

    • Os estudantes do curso de graduação da FGV EESP são jovens talentosos e empreendedores, curiosos e críticos, dispostos a dedicar tempo para conquistar sólida formação na área de Economia, com profundo embasamento teórico e domínio dos instrumentos. Com este perfil, o estudante que se forma no curso de graduação em Economia da FGV EESP adquire a capacidade de compreender o ambiente, diagnosticar as causas de problemas econômicos complexos, absorver e processar novo conhecimento e de propor soluções inovadoras e eficazes. Assim, são profissionais extremamente competitivos, proativos, comunicativo, acostumados a trabalhar em grupo e liderar equipes.

  • Bolsas de Estudo

    Bolsas de Estudo

    • Ninguém deixa de estudar na FGV EESP por falta de recursos financeiros

       

      Bolsa por Mérito

      Não restituível, concedida por todo o curso*. 

      • Concedida aos 15 melhores colocados nos processos seletivos  

      *Para a manutenção da bolsa mérito o aluno deve manter excelente desempenho acadêmico. 

      Fundo de Bolsas

      Financiamento de 20% a 100% concedido aos alunos de graduação que necessitam de auxílio financeiro, sem juros**.

      • Pode ser solicitado desde o 1º semestre do curso. 
      • Reembolso a partir 6º ano posterior ao ingresso. 

      **Sobre o valor financiado incide apenas a correção monetária. 

      Bolsa Material

      Benefício concedido para a compra de livros e ou outros materiais escolares.
       

      Bolsa Extraordinária

      Parceria com o Instituto ISMART e Egressos de Escolas Públicas
       

      Dúvidas? Escreva para: fundodebolsas-eesp@fgv.br

  • Investimento

    Investimento do curso

    • Consulte mais informações no edital. Acesse

  • Estrutura Curricular

    • Em 2024, iremos inaugurar um novo currículo na graduação da FGV EESP: muito mais moderna e flexível. Agora, desde o primeiro semestre, os alunos e alunas terão aulas de lógica de programação. Esse conhecimento será usado ao longo de todo o curso em diversas disciplinas que usam dados. 

      Além disso, incluímos no currículo mais disciplinas de Projetos, que são disciplinas interdisciplinares que serão desenvolvidas com parceiros externos – como empresas do mercado financeira. Estas disciplinas têm a intencionalidade de aproximar os jovens do mercado de trabalho e desenvolver outras habilidades como de trabalhar em grupo e fazer boas apresentações.  

      O que você vai aprender:

       

      grad_-_figura_site_1.png

      Sobre as ênfases disponíveis: 

      As ênfases representam a diversidade do nosso curso. Você tem interesse em se tornar um economista atuante no mercado financeiro? Consultor(a)? Avaliador(a) de políticas públicas? Estrategista de Estado? Macroeconomista? Acadêmico(a)? 

      Independentemente da direção que você deseja seguir, a EESP oferece a formação necessária para conduzi-lo até lá. Veja só: 

      Finanças 

      É uma ênfase de ensino destinada aos jovens que buscam maior compreensão do funcionamento do mercado financeiro, da precificação de ativos e de toda a engenharia financeira subjacente aos ativos financeiros. Os jovens passarão a compreender melhor aspectos de investimentos e de finanças corporativas, de forma que estarão aptos a atuar com a otimização de portfólios de investimento e a fazer análises complexas de gestão de risco empresarial.  Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar nas mais diversas funções dentro do mercado financeiro. 

      Políticas Públicas:  

      Destinada aos que desejam compreender melhor o desenho, a implementação e a avaliação econômica das políticas públicas. Os que escolherem esta ênfase receberão uma formação completa para compreender de forma crítica os incentivos gerados por uma determinada política – tanto do ponto de vista social, quanto político. Entenderão também de que maneira um economista consegue contribuir com esta discussão – a partir da análise econométrica das políticas e de seus efeitos. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar como economistas em instituições do setor público ou em grandes institutos do terceiro setor. 

      Negócios 

      Uma ênfase para aqueles que desejam trabalhar com ciência de dados aplicada às empresas e não abrem mão de adquirir profundo conhecimento sobre organização empresarial e de mercado. Para tal, os jovens são apresentados às ferramentas de ciência de dados e as aplicam aos conhecimentos sobre administração e organização industrial – o ramo da economia que estuda o comportamento empresarial e as formas como os mercados se organizam. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar como consultores em consultorias de negócios, atuando em órgãos de regulação de concorrência ou mesmo em células econômicas de grandes empresas.  

      Economia Política 

      Esta ênfase agrega conhecimentos de macroeconomia, economia política e ciência política, para aqueles que se interessam pelo papel do Estado na Economia. Frequentemente, em modelos econômicos, o governo é visto como um planejador central – um órgão que exerce o que é melhor para a sociedade. Nesta ênfase mergulhamos no governo como um ente mais complexo e os governantes como agentes que tem interesses próprios e reagem a incentivos que podem desviar suas ações do ótimo social. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar no setor público, contribuindo a partir de uma compreensão da economia e da ciência política.   

      Macroeconomia 

      É uma ênfase que aborda modelos macroeconômicos mais avançados, permitindo compreender grandes questões econômicas associadas aos agregados macroeconômicos como, por exemplo, modelos que expliquem o crescimento de uma nação, efeitos das políticas monetárias e fiscais sobre o crescimento, compreensão da relação existente entre juros e desemprego, além de variações de curto prazo no produto e ciclos econômicos. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar como em grandes empresas com pesquisa macroeconômica – fazendo, por exemplo, previsões de indicadores relevantes como PIB, inflação e juros.  

      Acadêmica 

      Aos alunos que se interessam muito por teoria econômica e desejam seguir uma trajetória acadêmica, preparamos essa ênfase de ensino que traz conteúdos avançados em nível de pós-graduação já no currículo da graduação. Com este conhecimento os jovens poderão finalizar a graduação e adquirir o título de Mestre em menos tempo.

       

      Acesse a Matriz Curricular

PBL desenvolve as habilidades requeridas pela nova realidade do mercado de trabalho

 

 

O PBL é um método ativo de aprendizagem, no qual o aluno parte de problemas reais, casos, situações específicas para compreender a teoria e os modelos econômicos. O PBL incorpora nos seus fundamentos os mais recentes avanços na pedagogia, psicologia, neurociência e ciência da cognição. O método tem demonstrado efeitos positivos sobre o aprendizado efetivo nos diferentes países e etapas da escolarização nos quais é empregado.

 

 

Informação sobre o Curso

Para quem é o curso

Jovens talentosos e empreendedores, curiosos e críticos, dispostos a dedicar tempo para conquistar sólida formação na área de Economia, com profundo embasamento teórico e domínio dos instrumentos.

Diferencial 

Método de Ensino Inovador e Matriz curricular flexível, estruturada em ênfases, que permitem ao aluno aprofundar-se em áreas que tenha maior interesse e aptidão. 

Trajetórias Acadêmica e Profissional

Além da sólida formação, o curso de graduação em Economia da EESP desenvolve competências e habilidades importantes para carreira profissional do aluno e que são demandadas no mercado de trabalho

Ênfases 

Finanças

Políticas Públicas

Negócios

Economia Política

Macroeconomia

Acadêmica

Método de Ensino 

O curso utiliza o PBL, Problem Based Learning, uma metodologia ativa de ensino, que proporciona um aprendizado ativo, fazendo com que o aluno seja o centro e principal agente desse processo.

Salas com até 15 alunos. 

 

Dupla Graduação

A oportunidade de ter uma segunda graduação em Direito ou Administração de Empresas ou Pública. A dupla graduação além de ter a vantagem financeira, possibilita que a segunda graduação seja finalizada em menos tempo.

 

Horário e Duração

Período Integral, com aulas entre às 7h00 e 17h50 (de segunda a sexta).

Duração: 4 anos.

Atividade de Extensão

A Atividade de Extensão tem um papel fundamental na formação e na trajetória de todos os estudantes, trazendo experiência de interação com as empresas e o mercado. Acesse o vídeo com o Coordenador Joelson Sampaio.

Título concedido

Bacharel em Ciências Econômicas.

Quer receber mais informações sobre Graduação?

Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.

Participe da Experiência FGV EESP

Atualmente não há eventos programados.

Avise-me

FORMAS DE INGRESSO DA GRADUAÇÃO FGV EESP

  • Vestibular

    Conheça as formas de Ingresso da Graduação da FGV EESP

    Processo Seletivo Vestibular

     

    Arraste para o lado e confira!

  • Enem

    Processo Seletivo Enem

     

  • Exames Internacionais

    Processo Seletivo Exames Internacionais

     

  • Olimpíadas do Conhecimento

    Processo Seletivo Olimpíadas do Conhecimento

    Acesse o vídeo dos alunos medalhistas da FGV EESP 

     

  • Processo Seletivo FGV EESP

Professores

Vídeo com a Coordenadora Gabriela Fonseca

Vídeos do curso

Conheça mais sobre o curso

  • Prepare-se para o vestibular
  • Grade e corpo docente

  • Entidades Estudantis e Projetos

  • Atividades extracurriculares

  • Pilares de Apoio ao Aluno
  • Parcerias Internacionais

  • Intercâmbio
  • Contato

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.