O curso de graduação em Economia da FGV EESP oferece ao aluno formação sólida e plural, com forte ênfase quantitativa.
Com um ambiente de aprendizagem moderno, inovador e dinâmico, o curso busca a excelência e o reconhecimento do mérito acadêmico. A FGV EESP procura fornecer ao aluno uma formação solida e completa e englobar as diversas correntes teóricas da ciência econômica.
A Escola de Economia de São Paulo é formada por professores egressos das melhores instituições de ensino no Brasil e no exterior com vasta experiência docente, de pesquisa e profissional, tanto no setor privado quanto em posições de destaque na administração pública federal (ministros da Fazenda, Planejamento, Ciência e Tecnologia, Gestão e Reforma do Estado) e estadual (secretários de Fazenda e Planejamento).
A FGV EESP utiliza como metodologia de ensino do curso de graduação o chamado Problem Based Learning (PBL). Esta metodologia estabelece um ambiente de aprendizagem que estimula processos cognitivos eficazes para o aprendizado. A partir de situações econômicas concretas, os alunos aprendem os modelos e instrumentos da teoria econômica em um ambiente motivador, de intensa discussão em grupo, experimentação e solução de problemas complexos. O estudante imerge em uma rotina intensa de estudos e passa a desempenhar um papel ativo no processo de aprendizagem. Neste processo, o aluno está constantemente motivado e desafiado a utilizar o conhecimento teórico para encontrar a solução para problemas complexos. Assim, estabelece-se um ambiente fértil para o desenvolvimento das habilidades de raciocínio lógico e crítico, aprimorando a capacidade e autonomia de aprendizagem do aluno. Além disso, as atividades desenvolvidas no curso de graduação propiciam ao aluno o aprimoramento das chamadas habilidades do século XXI, como a liderança, comunicação, organização, tomada de decisão, resiliência, persistência, etc.
Conheça no Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação da FGV EESP (NAPPE FGV EESP)
Os estudantes do curso de graduação da FGV EESP são jovens talentosos e empreendedores, curiosos e críticos, dispostos a dedicar tempo para conquistar sólida formação na área de Economia, com profundo embasamento teórico e domínio dos instrumentos. Com este perfil, o estudante que se forma no curso de graduação em Economia da FGV EESP adquire a capacidade de compreender o ambiente, diagnosticar as causas de problemas econômicos complexos, absorver e processar novo conhecimento e de propor soluções inovadoras e eficazes. Assim, são profissionais extremamente competitivos, proativos, comunicativo, acostumados a trabalhar em grupo e liderar equipes.
Ninguém deixa de estudar na FGV EESP por falta de recursos financeiros
Bolsa Mérito não restituível (integral ou parcial): são oferecidas bolsas aos candidatos aprovados entre os primeiros colocados nos nossos processos seletivos, conforme definido em edital. Estas bolsas são não restituíveis, mas para mantê-las os(as) alunos(as) têm que permanecer entre os melhores alunos(as) ao longo do curso. Acesse as informações no site da central de vestibulares.
Bolsas restituíveis pelo Fundo de Bolsas da FGV (crédito educativo): modalidade que existe há mais de 50 anos na FGV. Hoje todo o(a)aluno(a) que necessita, pode recorrer ao Fundo de Bolsas para obter crédito educativo. Não há cobrança de juros, apenas a correção monetária, e o(a) aluno(a) só começa a pagar depois de um ano de formado(a). Este recurso que retorna auxiliará outro aluno que não tem condições de pagar a FGV, parcial ou integralmente.
Benefício concedido para a compra de livros e ou outros materiais escolares.
Bolsas Extraordinárias (integral ou parcial): são oferecidas bolsas não restituíveis aos candidatos aprovados no Vestibular egressos de escolas públicas ou que então alunos bolsistas em escolas provadas com apoio de programas como do Instituto ISMART. Estas bolsas são não restituíveis e para mantê-las os(as) alunos(as) devem manter um bom desempenho, evitando múltiplas reprovações, ao longo do curso. Para os jovens que moram de fora do Estado de São Paulo, a FGV EESP também oferece auxílio moradia.
Dúvidas? Escreva para: fundodebolsas-eesp@fgv.br
Em 2024, iremos inaugurar um novo currículo na graduação da FGV EESP: muito mais moderna e flexível. Agora, desde o primeiro semestre, os alunos e alunas terão aulas de lógica de programação. Esse conhecimento será usado ao longo de todo o curso em diversas disciplinas que usam dados.
Além disso, incluímos no currículo mais disciplinas de Projetos, que são disciplinas interdisciplinares que serão desenvolvidas com parceiros externos – como empresas do mercado financeira. Estas disciplinas têm a intencionalidade de aproximar os jovens do mercado de trabalho e desenvolver outras habilidades como de trabalhar em grupo e fazer boas apresentações.
As ênfases representam a diversidade do nosso curso. Você tem interesse em se tornar um economista atuante no mercado financeiro? Consultor(a)? Avaliador(a) de políticas públicas? Estrategista de Estado? Macroeconomista? Acadêmico(a)?
Independentemente da direção que você deseja seguir, a EESP oferece a formação necessária para conduzi-lo até lá. Veja só:
Finanças
É uma ênfase de ensino destinada aos jovens que buscam maior compreensão do funcionamento do mercado financeiro, da precificação de ativos e de toda a engenharia financeira subjacente aos ativos financeiros. Os jovens passarão a compreender melhor aspectos de investimentos e de finanças corporativas, de forma que estarão aptos a atuar com a otimização de portfólios de investimento e a fazer análises complexas de gestão de risco empresarial. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar nas mais diversas funções dentro do mercado financeiro.
Políticas Públicas:
Destinada aos que desejam compreender melhor o desenho, a implementação e a avaliação econômica das políticas públicas. Os que escolherem esta ênfase receberão uma formação completa para compreender de forma crítica os incentivos gerados por uma determinada política – tanto do ponto de vista social, quanto político. Entenderão também de que maneira um economista consegue contribuir com esta discussão – a partir da análise econométrica das políticas e de seus efeitos. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar como economistas em instituições do setor público ou em grandes institutos do terceiro setor.
Negócios
Uma ênfase para aqueles que desejam trabalhar com ciência de dados aplicada às empresas e não abrem mão de adquirir profundo conhecimento sobre organização empresarial e de mercado. Para tal, os jovens são apresentados às ferramentas de ciência de dados e as aplicam aos conhecimentos sobre administração e organização industrial – o ramo da economia que estuda o comportamento empresarial e as formas como os mercados se organizam. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar como consultores em consultorias de negócios, atuando em órgãos de regulação de concorrência ou mesmo em células econômicas de grandes empresas.
Economia Política
Esta ênfase agrega conhecimentos de macroeconomia, economia política e ciência política, para aqueles que se interessam pelo papel do Estado na Economia. Frequentemente, em modelos econômicos, o governo é visto como um planejador central – um órgão que exerce o que é melhor para a sociedade. Nesta ênfase mergulhamos no governo como um ente mais complexo e os governantes como agentes que tem interesses próprios e reagem a incentivos que podem desviar suas ações do ótimo social. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar no setor público, contribuindo a partir de uma compreensão da economia e da ciência política.
Macroeconomia
É uma ênfase que aborda modelos macroeconômicos mais avançados, permitindo compreender grandes questões econômicas associadas aos agregados macroeconômicos como, por exemplo, modelos que expliquem o crescimento de uma nação, efeitos das políticas monetárias e fiscais sobre o crescimento, compreensão da relação existente entre juros e desemprego, além de variações de curto prazo no produto e ciclos econômicos. Com este conhecimento os jovens estarão mais preparados para atuar como em grandes empresas com pesquisa macroeconômica – fazendo, por exemplo, previsões de indicadores relevantes como PIB, inflação e juros.
Acadêmica
Aos alunos que se interessam muito por teoria econômica e desejam seguir uma trajetória acadêmica, preparamos essa ênfase de ensino que traz conteúdos avançados em nível de pós-graduação já no currículo da graduação. Com este conhecimento os jovens poderão finalizar a graduação e adquirir o título de Mestre em menos tempo.
Acesse a Matriz Curricular
Financiamento de 20% a 100% concedido aos alunos de graduação que necessitam de auxílio financeiro, sem juros**.
Pode ser solicitado desde o 1º semestre do curso. Reembolso a partir 6º ano posterior ao ingresso.
Dúvidas? Escreva para: fundodebolsas-eesp@fgv.br
**Sobre o valor financiado incide apenas a correção monetária.
Endereço:
Rua Itapeva, 432 - 2º andar / sala 213
Bela Vista – São Paulo - SP
Telefone: (11) 3799-3636
Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 9h – 17h
e-mail: SRACGSP@fgv.br
Endereço: Rua Doutor Plínio Barreto, 365 – 14º andar
Bela Vista – 01313-020 – São Paulo - Brasil
Telefone: (11) 3799-3370
Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 9h – 17h
e-mail: Cge@fgv.br
Débora Bueno Silva Zillner
Para participar da Comunidade Alumni FGV EESP envie um e-mail para alumni.eesp@fgv.br
https://eesp.fgv.br/alumni
Contato: Kátia Miyuki Tsuji
https://eesp.fgv.br/intercambio
Contato: Mariana Caetano Amschlinger
Para agendamento, dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com Tiago Corbisier Matheus – pro.saude@fgv.br.
Caso haja a demanda de que o primeiro contato seja feito com uma mulher, entre em contato com Camille Gaviolli – pro.saude.mulher@fgv.br.
Articulação entre a universidade e a sociedade por diversas ações. Nosso alunos cumprem 525h curricularizadas de atividades de extensão.
7 disciplinas de projetos do 2º do último semestre do curso!
Objetivo:
Aproximar a formação do jovem do mundo do trabalho, fornecendo espaço e incentivo para que sejam aplicados os conhecimentos da faculdade em projetos que se aproximam da atuação profissional.
Habilidades Desenvolvidas:
Resolução de problemas, criatividade, ferramentas de gestão de projetos.
Durante a ênfase realizarão duas disciplinas de Projetos.
Que tal conhecer a FGV EESP presencialmente? Essa pode ser uma excelente oportunidade de se encantar com as nossas instalações físicas, conhecer mais do nosso método pedagógico e poder conversar com nossos alunos e alunas. Temos certeza de que você vai adorar ver o que te espera do lado de cá.
Datas:
O PBL é um método ativo de aprendizagem, no qual o aluno parte de problemas reais, casos, situações específicas para compreender a teoria e os modelos econômicos. O PBL incorpora nos seus fundamentos os mais recentes avanços na pedagogia, psicologia, neurociência e ciência da cognição. O método tem demonstrado efeitos positivos sobre o aprendizado efetivo nos diferentes países e etapas da escolarização nos quais é empregado.
Jovens talentosos e empreendedores, curiosos e críticos, dispostos a dedicar tempo para conquistar sólida formação na área de Economia, com profundo embasamento teórico e domínio dos instrumentos.
Método de Ensino Inovador e Matriz curricular flexível, estruturada em ênfases, que permitem ao aluno aprofundar-se em áreas que tenha maior interesse e aptidão.
Além da sólida formação, o curso de graduação em Economia da EESP desenvolve competências e habilidades importantes para carreira profissional do aluno e que são demandadas no mercado de trabalho
Finanças
Políticas Públicas
Negócios
Economia Política
Macroeconomia
Acadêmica
O curso utiliza o PBL, Problem Based Learning, uma metodologia ativa de ensino, que proporciona um aprendizado ativo, fazendo com que o aluno seja o centro e principal agente desse processo.
Salas com até 15 alunos.
A oportunidade de ter uma segunda graduação em Direito ou Administração de Empresas ou Pública. A dupla graduação além de ter a vantagem financeira, possibilita que a segunda graduação seja finalizada em menos tempo.
Período Integral, com aulas entre às 7h00 e 17h50 (de segunda a sexta).
Duração: 4 anos.
A Atividade de Extensão tem um papel fundamental na formação e na trajetória de todos os estudantes, trazendo experiência de interação com as empresas e o mercado. Acesse o vídeo com o Coordenador Joelson Sampaio.
Bacharel em Ciências Econômicas.
Receba o material do curso e atualizações de inscrições e informações.
Participe da Experiência FGV EESP
Atualmente não há eventos programados.
Conheça as formas de Ingresso da Graduação da FGV EESP
Processo Seletivo Vestibular
Confira o edital
Arraste para o lado e confira!
Processo Seletivo Enem
Processo Seletivo Exames Internacionais
Esse site usa cookies
Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.