Conheça o Podcast da EESP

Em minutos, assuntos da pauta econômica comentados por especialistas

Novas gerações, novas formas de comunicar. Com o compromisso de produzir e transmitir o conhecimento e atenta às tendências de mercado, a FGV EESP eleva a sua produção de conteúdo para uma nova mídia: o podcast. De forma simples e objetiva, professores e especialistas se reúnem para discutir e gerar insights sobre os fatos mais relevantes da pauta econômica no Brasil e no mundo.
 
Siga a playlist e participe dessa conversa sobre Economia.

 

Escute o último episódio

#14 Desafios na estimação do número de reprodução do Covid-19 no Brasil.

Marcelo Fernandes, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), comenta sobre os bastidores das estimações diárias, realizadas na plataforma covid19analytics.com.br do número de reprodução do Covid-19 no Brasil.

componente_1.png

 

#13 Federalismo e Segurança Pública, com Daniel Vargas.

Daniel Vargas, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), comenta ideias apresentadas em seu livro "Segurança Pública: Um Projeto para o Brasil", recém-publicado pela Editora Contracorrente. O livro sugere diagnóstico e rumo novos para reorganizar a segurança no país.

componente_1.png

#12 Processo Seletivo 2021 - Olimpíadas do Conhecimento, com Joelson Sampaio.

Joelson Sampaio, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), fala sobre as novidades no vestibular de 2021 da FGV EESP.

componente_1.png

#11 A Agroindústria está sendo impactada pela crise da Covid-19? com Felippe Serigati

Felippe Serigati, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), fala que embora alguns segmentos do agronegócio, até o momento, estão passando relativamente bem pela crise causada pela pandemia da Covid-19 essa situação não é um fenômeno generalizado em todo o setor.

componente_1.png

#10 Impactos da pandemia na educação brasileira, com Priscilla Tavares

Priscilla Tavares, professora da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), fala sobre os impactos da pandemia na educação básica no Brasil e os desafios da retomada.

componente_1.png

#9 Brasil e o Atlântico Sul (relações do passado e do presente com os países do Mercosul e com a África), com Luiz Felipe de Alencastro

Luiz Felipe Alencastro, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), O Brasil possui a maior costa nacional atlântica e seu passado, presente e futuro estão estreitamente ligados ao Atlântico Sul. Texto sobre a pesquisa Alencastro, L. F. (2019). As três eras do Atlântico Sul. Revista USP, (123), 13-28. http://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/165099

componente_1.png

#8 Prós e contras de políticas de lockdown e como elas devem ser gerenciadas durante uma epidemia, com Emanuel Ornelas

Emanuel Ornelas, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), usando conceitos econômicos básicos discute os prós e contras de políticas de lockdown e como elas devem ser gerenciadas durante uma epidemia. Baseado em artigo publicado na VoxEu.org em 28/3/2020, “Managing Economic Lockdowns in an Epidemic”

componente_1.png

#7 Democracia, ditadura e sustentabilidade das contas públicas

Qual é o impacto de regimes políticos na sustentabilidade das contas públicas? O professor Leonardo Weller (FGV EESP) comenta seu projeto de pesquisa sobre o tema, o qual realiza em coautoria com Coşkun Tunçer (Universidade de Londres) e com apoio do British Academy. A pesquisa foca no período que vai do final do século XIX até a Primeira Guerra Mundial, quando democracias e ditaduras mundo afora pegavam dinheiro emprestado no exterior e, em alguns casos, deram defaults em suas dívidas.

componente_1.png

#6 Os impactos do surto do coronavírus nas economias mundiais

Márcio Holland, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) explica os impactos econômicos do surto do coronavirus nas economias mundiais, na produção, nos investimentos e nos mercados financeiros. O professor também fala sobre os possíveis mecanismos de propagação do surto do vírus sobre a economia e as reações iniciais das autoridades econômicas mundiais.

componente_1.png

#5 Regime de metas de inflação

O regime de metas de inflação é uma política monetária em que o banco central adota e anuncia ao público uma meta de inflação explícita. Esse regime é utilizado por diversos países, inclusive pelo Brasil, a partir de 1999. O Professor Marcel Ribeiro, da FGV EESP, discorre sobre os requerimentos para o bom funcionamento desse regime e discute possíveis mecanismos que o ajudam a tornar a inflação mais baixa e estável com base na experiência dos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

componente_1.png

#4 Ações Afirmativas nas Unidades Pública

Nas últimas duas décadas, diversas universidades públicas adotaram programas de ação afirmativa, como cotas e bônus, na seleção de alunos. Baseada em pesquisa recente usando os dados do vestibular da Unicamp, a professora Fernanda Estevan, da FGV EESP, discute os diferentes impactos que esses programas podem ter nos alunos beneficiados, ou não, pelas políticas em questão.

Acesse o link do trabalho

componente_1.png

#3 Eleições na América Latina

A América Latina é vista como uma cultura política que teve dificuldades em adotar o modelo de eleições. Para rever e questionar essa visão tradicional do que foi o período de experimentação política, ocorrido entre as independências e a 1ª Guerra Mundial, o professor Fernando Limongi, da FGV EESP, discorre sobre a história dos métodos de eleições, comenta sobre os comuns Golpes de Estado na região e destaca as questões mais importantes sobre a adoção das eleições.

Acesse o link do trabalho

componente_1.png

#2 Como funcionam as operações de Day Trade

Como funcionam e quais as vantagens das operações de Day Trade? Através da análise de dados e da performance efetiva de pessoas que se dedicam a estratégia, o professor de Economia da FGV EESP, Fernando Chague, investiga mais a fundo a dificuldade em ganhar dinheiro com essa atividade e como as pessoas físicas estão se familiarizando com este tipo de trabalho.

componente_1.png

#1 Entendendo o sobe e desce da taxa de câmbio

Neste podcast o professor Emerson Marçal discute alguns pontos sobre o que é e como se comporta a taxa de câmbio entre os países e por que o poder de compra das moedas tendem a se igualar ao longo do tempo.

Acesse o link dos trabalhos

componente_1.png

 

Como baixar o Spotify

Desktop

•   Acesse www.spotify.com/download. Se o download não começar dentro de alguns segundos, clique para reiniciar o download.
•   Procure o aplicativo na sua pasta Downloads e clique nele duas vezes.
•   Siga os passos da instalação.
•   Faça login e aproveite a música!

Se não conseguir baixar o aplicativo, você pode ouvir o podcast no seu navegador usando o web player.

Celulares e tablets

Para ouvir o podcast em qualquer lugar, baixe o Spotify no Google Play ou na App Store da Apple.

Spotify para Android no Google Play
Spotify para iOS na App Store

Outros dispositivos

Para ouvir podcast em outros dispositivos, poderá ser necessário um aplicativo separado, dependendo do dispositivo. Para saber mais, confira como ouvir música em alto-falantes, no carro, na TV ou em consoles de videogame.

 

Receba as notícias da FGV EESP