Conheça o Podcast da EESP

Em minutos, assuntos da pauta econômica comentados por especialistas

Novas gerações, novas formas de comunicar. Com o compromisso de produzir e transmitir o conhecimento e atenta às tendências de mercado, a FGV EESP eleva a sua produção de conteúdo para uma nova mídia: o podcast. De forma simples e objetiva, professores e especialistas se reúnem para discutir e gerar insights sobre os fatos mais relevantes da pauta econômica no Brasil e no mundo.
 
Siga a playlist e participe dessa conversa sobre Economia.

 

Escute o último episódio

 

#51 A invasão russa na Ucrânia, a União Europeia e a China, com Luiz Felipe de Alencastro

Luiz Felipe de Alencastro, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) fala sobre a invasão russa na Ucrânia e as declarações de Putin suscitaram uma reavaliação geopolítica que conduz a um reforço militar da União Europeia, dentro e fora da OTAN. Ao mesmo tempo, as instituições europeias se consolidam em busca de uma política energética comum aos países da UE. Para além dos combates, há recados cruzados. De um lado, o ataque de um míssil hipersônico russo a um depósito de armas ucraniano aparece como um recado à OTAN: a Rússia possui uma nova arma, apta a transportar ogivas nucleares, que os EUA e a OTAN não tem. De outro lado, as duras sanções econômicas e financeiras contra a Rússia servem também de advertência à China: não tente invadir Taiwan usando o pretexto que Putin avançou para invadir a Ucrânia.
 

componente_1.png

 

#50 COP26 e os desafios da transição para uma economia de baixo carbono

Este episódio do podcast da EESP é uma roda de conversa com Bruno Caldas Aranha, Diretor de Crédito Produtivo e Socioambiental do BNDES e os professores Marcio Holland, Professor da FGV EESP e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Finanças e Economia - Cursos Master, Daniel Vargas, Professor da FGV EESP e coordenador do Observatório da Bioeconomia da FGV e Roberto Rodrigues, Coordenador do FGV Agro e Embaixador Especial da FAO para Cooperativas, os convidados discutem a COP26, realizada em Glasgow no mês passado, que foi um marco nas negociações internacionais para combater as mudanças climáticas. Durante duas semanas, líderes de todo o mundo, incluindo lideranças do setor público, privado e social, discutiram caminhos para acelerar a descarbonização da economia. 

componente_1.png

#49 Prêmio Nobel de Economia 2021 consolida avanço da economia como ciência empírica

Este episódio do podcast da EESP é uma roda de conversa com os professores André Portela, Bruno Ferman, Marcelo Fernandes, Vladimir Ponczek e Vitor Possebom sobre o Prêmio Nobel de Economia 2021. Com mediação do jornalista Luciano Máximo, os acadêmicos discutem o trabalho dos economistas laureados David Card (Berkeley), Joshua Angrist (MIT) e Guido Imbens (Stanford) por suas contribuições empíricas para estudos econômicos sobre mercado de trabalho e pela pesquisa metodológica sobre análise de causa e efeito, abordagem que se espalhou para outros campos e revolucionou a pesquisa empírica.

componente_1.png

#48 História econômica da independência brasileira, com Thales Zamberlan Pereira

Thales Zamberlan Pereira, professor da FGV EESP, fala sobre o seu livro, escrito em conjunto com Rafael Cariello, que será lançado pela Companhia das Letras no aniversário de 200 anos da independência do Brasil. Diferente de interpretações anteriores, o livro tem como foco a crise fiscal do estado português e como o aumento dos impostos, da inflação e da instabilidade monetária no Brasil gerou demandas por uma monarquia constitucional. 

componente_1.png

#47 Investidores brasileiros e criptoativos: grau de conhecimento e propensão a investir em criptomoedas

Jéfferson Colombo, professor da FGV EESP. Neste Podcast, apresenta e discute resultados preliminares de um projeto de pesquisa em desenvolvimento na FGV EESP que busca entender quem são e como pensam os investidores brasileiros de criptomoedas. Em particular, o professor, discute aspectos metodológicos, como desenho do questionário e viés de seleção, e resultados selecionados: perfil médio dos respondentes, grau de conhecimento sobre criptomoedas, e propensão a investir uma renda adicional, não esperada em criptomoedas vis-a-vis outras alternativas de investimentos. Para mais informações sobre os resultados já divulgados desta pesquisa, conduzida em parceria com a Hashdex, acesse o link https://eesp.fgv.br/sites/eesp.fgv.br/files/fgv_report_-_2021_-_draft_fi....

componente_1.png

#46 A Semana de Arte Moderna, o mercado de trabalho e a identidade nacional, com Luiz Felipe Alencastr

Luiz Felipe Alencastro, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) fala sobre A Semana de Arte Moderna, o mercado de trabalho e a identidade nacional. A Semana de Arte Moderna de 1922 é impactada por dois acontecimentos decisivos: a emergência de Buenos Aires como grande porto rival do Rio de Janeiro e de Santos,e a alteração dos fluxos internos e externos do mercado de trabalho.

componente_1.png

#45 Fatores que podem levar ao Crescimento Econômico, com Marcelo Kfoury

Marcelo Kfoury, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), neste podcast apresentou quais os determinantes para o crescimento no próximo ano. Há vários ventos contrários: (i) política monetária, (ii) conjuntura internacional, (iii) crise energética, e (iv) confusão política. Portanto, a projeção de crescimento da economia de 2% em 2022 está subindo no telhado.

componente_1.png

#44 2º Encontro Brasileiro em Economia da Família e do Gênero, com Lorena Hakak

Lorena Hakak, professora da FGV EESP, fala sobre o 2° Encontro em Economia da Família e do Gênero em parceria com a FGV EESP. O 2° Encontro Brasileiro em Economia da Família e do Gênero visa reunir pesquisadores, formuladores de políticas públicas, alunos e público em geral interessados em temáticas da família e do gênero para discutir e conhecer as pesquisas que estão sendo desenvolvidas tanto no Brasil como em outros países.

componente_1.png

#43 Cenário econômico 2021 para Brasil e mundo, com Paulo Gala

Paulo Gala, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), faz nesse podcast um resumo sobre o cenário econômico no Brasil e no mundo pós pandemia. Choque de commodities e volta de inflação num cenário de desemprego ainda elevado e tentativa de recuperação pós covid. Bancos centrais num dilema sobre o que fazer com a política de juros de curto prazo.

componente_1.png

#42 III EBDS 2021 - Terceiro Encontro Brasileiro de Data Science, com Élia Matsumoto

Élia Matsumoto, professora do curso de Graduação em Economia e Mestrado Profissional em Economia da FGV EESP, fala sobre o "III Encontro Brasileiro de Data Science (III EBDS 2021)" promovido pelo Núcleo de Estudos de Data Science (NDS) da FGV EESP e FGV EAESP reúne especialistas brasileiros atuando em diversas entidades no mundo, mas que têm Ciência de Dados como interesse comum. Esta edição é composta por dois dias de apresentações on-line (lives) de pesquisadores especialistas, tendo como temas centrais “COVID-19” e “Negócios, Economia e Políticas Públicas”.

componente_1.png

#41 Diálogos Amazônicos, com Marcio Holland

Marcio Holland, professor e coordenador dos Cursos Masters da FGV EESP, fala sobre o desenvolvimento socioeconômico na Amazônia Brasileira a partir das discussões realizadas nos Diálogos Amazônicos, um projeto da Escola de Economia de São Paulo para debates temas associados ao bioma Amazônia, como mudanças climáticas, bioeconomia e biotecnologia, empreendedorismo, melhoria na qualidade de vida da população, diversificação produtiva com atividades de baixo carbono, entre outros, com a presença de especialistas, autoridades e empresários. Participe de nossos webinars.

 

componente_1.png

#40 Impacto da pandemia no aprendizado dos alunos da educação básica, com André Portela

André Portela, professor da FGV EESP, trata nesse podcast sobre o impacto da pandemia no aprendizado dos alunos da educação básica.A pandemia impacta enormemente o aprendizado dos alunos e alunas da educação básica. A perda de aprendizado pode ser mais acentuada entre os de condições de vida mais vulneráveis. Requer-se um esforço conjunto de todos os agentes envolvidos para recuperar essas perdas nos próximos anos a fim de não sacrificar o desenvolvimento de potencialidades de gerações inteiras afetadas.

componente_1.png

#39 Voto Universal..., mas só para os homens, com Fernando Limongi

Fernando Limongi, professor da FGV EESP, trata nesse podcast das razões pelas quais os homens se opuseram e resistiram a estender o direito de voto às mulheres. Ao mesmo tempo que afirmavam que suas esposas e filhas votariam como eles, isso é, que o voto feminino não teria consequências práticas, os homens negavam esse direito às suas esposas e filhas. Esse foi o caso, por exemplo, de Assis Brasil que, em 1895, escreveu a frase que dá título ao podcast, que o voto no Brasil deveria ser universal, mas só para os homens, sem justificar porque as mulheres não deveriam votar. O direito de voto em função do gênero, vale notar, só foi equiparado em 1965. Quais as razões dessa resistência obstinada e sistemática? É o que procuro responder nesse podcast.

componente_1.png

#38 Fluxos de capitais e regimes cambiais, com Carlos Eduardo

Carlos Eduardo, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), fala sobre o resultado central do meu artigo “In Search of Lost Time”, forthcoming no Journal of International Money and Finance. 

componente_1.png

#37 Efeitos Econômicos esperados da quebra de patentes das vacinas para COVID-19, com Vladimir Teles

Vladimir Teles, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), fala sobre as patentes das vacinas para COVID-19. Os EUA apoiaram a proposta de quebra de patentes das vacinas para COVID-19 da Índia e da África do Sul na OMC. Nesse podcast será discutido os efeitos econômicos esperados sobre a economia global, bem como sobre a economia brasileira, além dos possíveis impactos de longo-prazo.

componente_1.png

 

#36 Números Positivos do Agronegócio, com Roberto Rodrigues

Dr. Roberto Rodrigues, coordenador do centro de agronegócios da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), fala sobre os dados da produção agrícola, safra 2020/2021, alguns dados de exportação e ressalta a relação intima entre o rural e o urbano no agronegócio brasileiro. 

componente_1.png

#35 O Canal de Suez, passado e futuro, com Luiz Felipe Alencastro

Luiz Felipe Alencastro, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) fala sobre o Canal de Suez. O encalhe do navio Ever Given no Canal de Suez no mês de março bloqueou parte do comércio marítimo mundial. 

componente_1.png

icone_podcast-01.png

Como baixar o Spotify

Desktop

•   Acesse www.spotify.com/download. Se o download não começar dentro de alguns segundos, clique para reiniciar o download.
•   Procure o aplicativo na sua pasta Downloads e clique nele duas vezes.
•   Siga os passos da instalação.
•   Faça login e aproveite a música!

Se não conseguir baixar o aplicativo, você pode ouvir o podcast no seu navegador usando o web player.

Celulares e tablets

Para ouvir o podcast em qualquer lugar, baixe o Spotify no Google Play ou na App Store da Apple.

Spotify para Android no Google Play
Spotify para iOS na App Store

Outros dispositivos

Para ouvir podcast em outros dispositivos, poderá ser necessário um aplicativo separado, dependendo do dispositivo. Para saber mais, confira como ouvir música em alto-falantes, no carro, na TV ou em consoles de videogame.


 

 

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para saber mais sobre as informações e cookies que coletamos, acesse a nossa Política de Cookies e a nossa Política de Privacidade.