Pilares de Apoio ao Estudante

Os pilares acompanharão os estudantes da FGV EESP em toda a sua jornada.

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  • Pedagógico

    NAPPE Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação

    • O pilar de apoio pedagógico é feito pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação (NAPPE), uma equipe coordenada pela Professora Priscilla Tavares, e que está presente na trajetória dos estudantes desde o 1º dia de aula. O NAPPE auxiliar os calouros na adaptação com o ensino superior e com o método de ensino utilizado pela graduação da EESP , além de oferecer orientações a respeito da trajetória acadêmica e de carreira. A equipe do NAPPE também costuma dar dicas de organização de estudo e fazer a ponte pedagógica entre as percepções dos estudantes a respeito das disciplinas cursadas e a Coordenação do curso. 

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      Transição para Ensino Superior:  Desde o primeiro dia de aula auxiliando os estudantes a se adaptarem ao Ensino Superior e ao método de ensino ativo utilizado pela escola.

      Decisões Acadêmicas: Auxiliando os jovens de forma individualizada e coletiva nas decisões acadêmicas como por exemplo: quais disciplinas cursar, qual ênfase do curso escolher, como conseguir oportunidades de iniciação científica ou de assistente de pesquisa ou como escolher professor orientador para a monografia.

      Contato Contínuo: Por meio de Mentorias com os professores associados ao NAPPE, na qual os jovens podem tratar de forma individualizada dos problemas pedagógicos que estão enfrentando, avaliações feitas ao final de cada disciplina, grupos focais e eventos para discussão de temas específicos. 

       

      Perguntas Frequentes

      Qual é o método de ensino-aprendizagem adotado pela graduação da EESP?

      Adotamos o método Problem Based-Learning (PBL) que é um método ativo de ensino em que o conteúdo é trabalhado em pequenos grupos de estudantes e guiado por um professor altamente capacitado. No PBL, os estudantes têm autonomia para guiar seus próprios aprendizados e desenvolvem outras habilidades como cooperação e liderança. Assita o vídeo clicando aqui

      Nunca estudei em PBL. E agora?

      Tudo bem! A maior parte das escolas de Ensino Médio utilizam método tradicional de ensino, o famoso “giz e lousa”, então a maior parte dos seus colegas de turma também não terão muita experiência com métodos ativos de aprendizagem. O NAPPE é responsável pela organização da Semana de Integração – uma semana na qual você entenderá em detalhes todos os princípios do método. Vamos disponibilizar material de apoio e cursos assíncronos para você ter bastante contato com os aspectos teóricos do método e, claro, ofereceremos simulações para que você experiencie na prática o PBL, já no ambiente da sala de aula e um pouco antes do curso regular começar. 

      E se eu não me adaptar tão bem ao método? 

      Bom, se você estiver sentindo que não está rendendo tão bem quanto poderia e que está com dificuldades de se adaptar poderá contar com Mentorias do NAPPE. Temos alguns professores que ficam à disposição para conversas informais exatamente com esse propósito: te ajudar nessa transição do Ensino Médio para o Ensino Superior e na adaptação para o método ativo de aprendizagem. A maior parte dos nossos alunos se adaptam muito bem depois de um tempo de prática e com ajuda da nossa equipe essa transição pode ser ainda mais suave! 

      Como saber se fiz a escolha certa de curso?

      Novamente, nossas Mentorias podem te ajudar nisso. Os professores mentores se lembram bem de como foi a difícil escolha do curso de Economia e a sensação que tiveram nos primeiros anos de curso. Além disso, sabem o que o curso pode entregar, como será a experiência no mercado de trabalho, quais oportunidades se abrirão e como a dinâmica do curso muda ao longo do tempo. Conversar com esses professores pode te ajudar a saber se tomou a decisão correta de curso e se manter motivado nos estudos. Nada melhor do que saber o que está do lado de lá da semana de provas. 

      Já foi difícil escolher Economia, vai ser difícil escolher uma ênfase dentro do curso? 

      Você já deve saber que nossa graduação em Economia está dividida em quatro ênfases: Macroeconomia, Microeconomia, Engenharia Financeira e Economia Política. Caso não saiba, dê uma olhadinha aqui , esse é um grande diferencial da nossa Escola. Essa decisão acontece no 2º ano da graduação e muitos alunos têm dúvidas sobre qual ênfase seguir. A Escola oferece várias palestras e plantões de dúvida para auxiliá-los na escolha e o NAPPE estará também a disposição para auxiliar sua decisão individual – ponderando suas preferências presentes com suas ambições no futuro. Da mesma maneira, podemos ajudar com outras decisões como professor orientador de monografia ou iniciação científica, ou mesmo te orientando sobre decisões de carreira.

      O que fazer se uma disciplina ficar aquém das minhas expectativas?

      Você sempre terá um espaço para conversar com a Escola por meio das avaliações de final de disciplina. Nós do NAPPE somos responsáveis por essas pesquisas e elas são uma maneira de mantermos o material, professores e o curso como um todo sempre em suas melhores versões. Além das avaliações, quando necessário, organizamos grupos focais em que convidamos os estudantes para debater questões da grade, disciplinas específicas ou potenciais melhorias. O objetivo é fazer a ponte pedagógica entre os estudantes e a Coordenação do curso. 

       

      Equipe Nappe

      Gabriela Fonseca
      Mariah Mayumi Morikawa
      Priscilla Tavares (Coordenação)

       

      Contato: 
      Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail: nappe.eesp@fgv.br

  • Profissional

    Atividades de Extensão

    • O que é? 
      A extensão, como atividade fim do curso, é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa, propiciando a interdisciplinaridade e viabilizando a relação transformadora entre o Ensino Superior e Sociedade. 

      Qual o objetivo?
      O curso de graduação desenvolve as atividades de extensão procurando sempre complementar com a formação e construção do conhecimento dos alunos ao longo da trajetória deles no curso de graduação, promovendo ações de extensão como cursos extracurriculares, eventos com profissionais do mercado e da academia e atividades interdisciplinares articuladas com o ensino e a pesquisa.

      Modalidades:
      Disciplinas curriculares: 10% da carga horária total de créditos do curso será cumprida por meio de atividades de extensão nas seguintes disciplinas: 
      Projetos I, Projetos II e Projetos III. 

      Programas e projetos de extensão: Cineclube, EESP Ensina, FGV Crypto, entre outros.

      Cineclube: projeto desenvolvido pelos alunos da graduação com o objetivo de promover e divulgar a ciência e a cultura para os jovens da EESP e para a comunidade em geral.

      EESP Ensina: projeto desenvolvido pelos alunos da graduação com objetivo de ensinar conceitos de economia para alunos do ensino médio.

      FGV Crypto: projeto social desenvolvido pelos alunos da graduação com o objetivo de educar e transmitir os conceitos fundamentais sobre criptomoedas e blockchain para alunos do ensino médio.

      Projetos I: os jovens realizarão apresentações dos trabalhos finais da disciplina para alunos do ensino médio, a fim de mostrar aplicações econômicas dos temas abordados para esse público. Também serão gravados podcasts com a mesma finalidade. Essas atividades serão desenvolvidas de forma articulada e sinérgica entre os jovens da EESP e a comunidade externa, sendo documentadas através de registros dos encontros e materiais produzidos, como os podcasts.   

      Projetos II: as apresentações finais serão realizadas para o público externo. As interações ao longo das aulas com profissionais de mercado que atuam nas diferentes áreas das ênfases (economia política, microeconomia aplicada, macroeconomia aplicada e engenharia financeira) também farão parte das atividades de extensão. Essas atividades serão documentadas através de registros das reuniões e das apresentações com a comunidade externa.   

      Projetos III: considerando que os alunos estarão nas diferentes ênfases, a ideia é através de parcerias da EESP com entidades públicas e privadas fazer o acompanhamento e apresentação final dos trabalhos que serão a solução de um problema real proposto por essas entidades. Essas atividades serão documentadas através de registros das reuniões e das apresentações com a comunidade externa.   
       

      Programa de Mentoria

      Catarina Barbosa

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      Catarina Barbosa | turma 2014

      Clara
      Chief of Staff ( Second . McKinsey) Jun /22 Atual

      • Fintech Mexicana com atuação no Brasil. Startup mais rápida a atingir o status de unicórnio na Améirica Latina
      • Desenvolvimento de pesquisas de mercado para definir estratégia;
      • Execução do plano estratégico e participação no desenvolvimento regulatório no Brasil

      McKinsey & Company
      Business Analyst Fev /20 Mai/22

      • Uma das principais consultorias globais
      • Atuação com análise de +1.000 Fintechs brasileiras buscando identificar potenciais parcerias ou aquisições para uma das maiores empresas de software do Brasil
      • Desenvolvimento de análises avançadas para empresa de telecom colombiana e atuação na transformação ágil de um dos maiores bancos da America Latina

      Johnson&Johnson
      Estágio/ Analista Júnior 2018 Dez/19

      • Multinacional de bens de consumo
      • Atuação como PMO de soluções de TI a implementação da nova interface de acompanhamento de vendas para as equipes comerciais
      • Desenvolvimento de modelos preditivos em Python para estimar vendas

       

      Da Yeon Choi

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      Da Yeon Choi | | turma 2014

      Itaú
      Analista Senior de Crédito – 2021/ Atual

      • Atuação na gestão e projeção de perdas com devedores duvidosos da carteira de crédito de atacado para toda America Latina;
      • Responsável pela definição da orientação do orçamento anual da holding

      Bain & Company
      Especialista de Information Services – 2018/2021

      • Uma das principais consultorias estratégicas globais
      • Atuação com pesquisas de inteligência de mercado nas indústrias de serviço financeiro e educação
      • Responsável por temas macroeconômicos e workshops com consultorias externas

      Itaú
      Analista de Crédito Corporate – 2018

      • Responsável pelo monitoramento e gestão da carteira de crédito do atacado (segmento Corporate). Desenvolvimento de novas métricas e score de crédito

      Estágio em Pesquisa Macro – 2017

      • Suporte na previsão de variáveis macroeconômicas e projetos de automação de processos

       

      Eduardo Lisboa

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      Eduardo Lisboa | Turma 2014

      Grupo Boticário
      Especialista em Projetos de Expansão, Jan/20 Atual

      • Uma das principais empresas de cosméticos brasileira
      • Responsável pela gestão de projetos com foco em expansão do canal de venda direta
      • Desenvolvimento de análises de desempenho regional, estruturação de projeções e definição de orçamento anual para novos negócios

      LCA
      Consultor em macroeconomia, 2017 jan /20

      • Uma das principais consultorias econômicas do Brasil
      • Responsável por pesquisa e monitoramento do cenário macroeconômico brasileiro e internacional com foco no mercado de trabalho e balança comercial
      • Atuação na construção de reports, análises e projeções, além da automatização da base de dados

       

      Gabriel Queiroz

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      Gabriel Queiroz | Turma 2014

      Artica
      Associate M&A – 2021/ Atual

      • Uma das principais boutiques de investment banking do Brasil, com atuação em captação, compra, venda e dívida
      • Atuação em projetos de buy e sell-side nas áreas de tecnologia, saúde, energia e varejo alimentar, com grandes empresas do Brasil

      Patria
      Associate Private Equity – 2018/2021

      • Principal fundo de investimentos alternativos da América Latina
      • Atuação em private equity na vertical de saúde tendo atuado na equipe de M&A da Elfa Medicamentos realizando transações de +R$300 MM
      • Desenvolvimento de nova tese de investimentos para vertical de saúde. Participação no deployment e takeover da empresa plataforma

      Quebec 
      Estágio em Equity Research 2018

      • Fundo de proprietário com ~ R$ 40,0 MM sob gestão, com investimentos em ações e empresas privadas na área de saúde e energia
      • Responsável pela avaliação e acompanhamento dos investimentos no mercado de ações nos segmentos de educação, saúde e agro food

       

      Leticia Munhoz

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      Leticia Munhoz | Turma 2014

      Patria
      Time de Investimentos em Infraestrutura, 2018 Atual

      • Principal fundo de investimentos alternativos da América Latina
      • Área de infraestrutura possui USD 4 B sob gestão
      • Atuação na análise de novos investimentos em
      • Infraestrutura atualmente no setor de Rodovias

      Winity Telecom
      Coordenadora de FP&A e Novos Projetos, 2019/2022

      • Empresa investida do Pátria Investimentos com foco infraestrutura Wireless do setor de Telecom
      • Em 2021, a empresa arrematou a faixa de 700MHz do leilão de frequências da Anatel
      • Atuação na aprovação da tese de investimentos e desenvolvimento do Business Plan da Winity

       

      Maria Cecília Melo

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      Maria Cecília Melo | Turma 2014

      MAYA
      Fund Operations Manager, Mai/22 Atual

      • Fundo de Venture Capital focado em early estage
      • Ser o fundo líder no estágio com atuação na América Latina
      • Liderar projetos e atividades das atividades do fundo
      • Relação com investidores

      TERA
      Relação com Investidor, 2017 Mai/22

      • Multi-Family office responsável por fazer gestão dos recursos financeiros dos seus clientes
      • Iniciou como estagiária e se tornou sócia responsável pela área de Relação com Investidor
      • Responsável por fazer captação e manutenção do relacionamento com os clientes
      • Liderança em estratégias para a área

       

      Hully Rolemberg

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      Hully Rolemberg | Turma de 2014

      Partner e Quant
      Daemon Investments, 2020/Atual

      • Desenvolvimento de estratégias de investimento baseadas em modelos matemáticos e implementadas usando algoritmos sistemáticos com foco no mercado global de derivativos.

      Mestrado Acadêmico em Economia EESP, 2019/2020

      • Pesquisa voltada para modelos econométricos sofisticados de previsão. Monitoria em disciplinas relacionadas à Finanças e Econometria nos cursos de graduação e pós-graduação.

      Itaú Asset Management 

      • Estágio em Pesquisa Macro, 2017/2018
      • Modelos de previsão do resultado das pesquisas eleitorais a partir de tracking via telefone, modelos de previsão de inflação de curto prazo e projetos de automação.

       

      As atividades de extensão serão coordenadas pelo professor Joelson Sampaiojoelson.sampaio@fgv.br

  • Emocional

    Programa de Orientação Profissional e Emocional

    • O pilar de apoio emocional é feito pelo Programa de Orientação Pedagógica e Emocional (POPE), com uma equipe coordenada pela Profa. Dra. Karen Scavacini e que está presente com o aluno desde a integração. O POPE tem como objetivo o desenvolvimento de soft skills, aumento de resiliência frente aos desafios, apoio para necessidades individuais e grupais relacionadas as questões emocionais. 

      Tem como missão promover ao aluno à oportunidade do desenvolvimento integral e humano ao fortalecer suas habilidades emocionais e sociais, essenciais na preparação da sua vida profissional, social, familiar, construindo resiliência, autocuidado, autoconsciência, consciência social dentro dos princípios da educação e da atuação da Cidadania Global.  

      Perguntas Frequentes 

      Qual o conteúdo do POPE? 

      Durante a graduação o aluno terá 3 encontros obrigatórios com o POPE, focando diferentes aspectos em cada ano. No primeiro ano, a integração com a vida universitária, o PBL, as metodologias ativas de aprendizagem e seus desafios; no 2º ano o foco é na motivação e equilíbrio da rotina de estudos e vida pessoal; no 3º ano o foco é nas carreiras, com suas escolhas e processos seletivos 

      O aluno também tem acesso a indicação de materiais, encontros abertos mediados por psicóloga, conversas com profissionais do mercado e ex-alunos, além do plantão. 

      O que é plantão e como ele funciona? 

      O plantão é um atendimento focado dividido em três necessidades, plantão psicológico, plantão pedagógico e plantão de RH. 

      O aluno pode passar pelos profissionais do plantão quantas vezes forem necessárias sem nenhum custo. Caso verifique a necessidade de acompanhamento psicológico o aluno será orientado a procurar o Pró-saúde. 

      O plantão psicológico tem como objetivo apoiar o aluno em suas questões emocionais, quando ele sente que algo não vai bem, precisa desabafar ou precisa falar com alguém. 

      O plantão pedagógico ajuda o aluno a questões ligadas à aprendizagem, como: agenda, organização, concentração, horários. 

      O plantão de RH ajuda o aluno com relação aos processos eletivos, currículos, dinâmicas, decisões de carreira. 

      O agendamento é feito por email – pope.eesp@fgv.br. Todo atendimento é sigiloso. 
       

      Que outras atividades do POPE oferece? 

      Em 2023 o POPE oferecerá um apoio na integração dos alunos, um encontro de boas-vindas, oficina pedagógica de auto regulação na aprendizagem, um treinamento de suporte de pares (Programa A.P.O.I.A.R.) 

      Quais são os objetivos do POPE? 

      Promover a qualidade da vida acadêmica do aluno 

      Contribuir para uma melhor adaptação ao novo sistema de aprendizagem (PBL) 

      Apoiar o aluno na organização das atividades curriculares e orientação pedagógica 

      Promover a saúde mental para o enfrentamento dos novos desafios, durante e após a pandemia 

      Desenvolver habilidades sócio emocionais integradas as habilidades técnicas para a formação de um profissional integral alinhado ao contexto do novo mundo do trabalho 

      Apoiar no equilíbrio emocional x demandas 

      Fortalecer os canais de comunicação entre alunos e a FGV EESP 

      Apoiar no planejamento de carreira e na preparação para os processos seletivos 

      Como funciona o encontro de boas vindas? 

      O Encontro de boas-vindas, é para todos os alunos e alunas que ingressaram na EESP e são individuais. 

      Nele explicamos a programação do POPE e buscamos saber como podemos apoiá-lo nesta nova jornada. Cada aluno recebe um convite para o agendamento e após a sua confirmação, as psicólogas, Silmara e a Viviane fazem o agendamento para o encontro. 

      Equipe do POPE 

       

      Contato:  

      Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail: pope.eesp@fgv.br 

       

       

  • Tecnológico

    Campus Virtual

    • O Conheça o Campus Virtual da FGV EESP 
      Seguindo o seu ethos de inovação, desde 2022, a comunidade da FGV EESP tem um ambiente único para aprender, colaborar, produzir conhecimento, acompanhar seu desempenho acadêmico, visualizar documentos e materiais, se comunicar e acessar todos os serviços da escola.  

      Está na palma da mão, sem complicação e de forma intuitiva.  

       

      Oferecemos um ecossistema de aprendizagem e pesquisa onde integramos uma série de aplicativos, sistemas e serviços num só lugar no Teams Edu, que é a plataforma usada e com funcionalidades exclusivas para a FGV.    

      A Jornada do Aluno na FGV EESP se baseia em processos internos mais eficientes e uso de dados. 

      Também estamos avançando no uso de learning analytics para acompanhar o desempenho do discente ao longo das disciplinas, para melhor orientar, intervir e auxiliar. 

      Neste mesmo ambiente estão discentes, docentes e todo o staff da Escola de Economia de São Paulo. Tudo intuitivo, fácil e para acompanhar a sua Jornada na FGV EESP. 

      No vídeo você será guiado para o Campus Virtual da FGV EESP.  

      Acadêmico 
      Sua agenda de aulas, disciplinas, materiais de aula, programas dos cursos, área para chat com seus colegas e professores, área para colaboração e as mais avançadas ferramentas para entrega de atividades, caderno do One Note, Sharepoint e todos os aplicativos do ecossistema do Teams Edu. 

      Espaço Pessoal 
      Suas atividades acadêmicas ficarão organizadas de forma intuitiva e rápida. Cada aluno poderá criar seus grupos de estudo, seus arquivos e pastas compartilháveis usando os serviços da MS 365. 

      Serviços 
      Acesso rápido aos demais serviços da FGV: comprovante de matrícula, informações curriculares, agenda de aulas, vagas de estágio, eventos, notícias, editais para Bolsas de Pesquisa nos Centros de Estudos, Iniciação Científica, tudo num só lugar.

      Comunicação e Colaboração 
      Acesso direto e rápido a todas as áreas da FGV EESP, alunos, professores e colaboradores conectados em comunidades virtuais de forma direta e fácil. Com o app, basta ativar as notificações. De forma eficiente e mais acessível. 

      Perguntas Frequentes

      Como acesso? 

      Ao se integrar à FGV EESP você recebe um login e senha para acesso ao Campus Virtual.   

      Como está organizado o Campus Virtual?

      Todos os membros da comunidade FGV EESP estão neste espaço de colaboração, permitindo acesso rápido a todas as áreas da escola. Um verdadeiro aprendizado social mediado por tecnologia. O Campus Virtual está organizado em 4 grandes pilares: 

      Para 2023 estão programados os seguintes serviços: avaliações automáticas dos professores, notas e espaço para feedback dos tutoriais para alunos e professores, e demais avaliações. Usando as ferramentas de Inteligência Artificial para acompanhar o desempenho acadêmico do aluno e orientá-lo ao longo do curso.  

      Acesse o vídeo 
       

  • Pró-Saúde

    Pró-Saúde FGV

    • O que é Pró-Saúde FGV?

      É um programa voltado ao bem-estar do aluno em seu período de formação. Atua, para tanto, em duas frentes:
       

      Política institucional de bem-estar

      Busca apoiar e participar de ações conjuntas com entidades estudantis ou serviços da Fundação em favor do diálogo sobre temas de conflito para seus membros, trazendo para o espaço coletivo questões que possam contribuir para o sofrimento individual. Para estas ações, o programa depende da parceria com outras entidades ou agentes institucionais. Quem tiver interesse em contribuir, entre em contato com Tiago Corbisier Matheus –  pro.saude@fgv.br

      Atendimento individual

      No âmbito individual, o programa oferece suporte aos alunos durante seu período de formação, tendo em vista as várias exigências e demandas vividas durante esta etapa de vida. Os desafios são muitos: mudança de cidade, saída da casa dos pais, mudanças na relação com estes, dificuldade em conciliar as atividades da FGV EESP ou fora dela, corresponder às exigências acadêmicas, dúvidas e incertezas quanto à entrada no mercado profissional, ou ainda, angústias pessoais por se sentir estrangeiro em quaisquer espaços.

      Frente a tais desafios, o programa Pró-Saúde disponibiliza aos alunos o recurso de atendimentos psicológicosindividuais (em torno de 6 encontros) com profissionais que atuam fora do espaço da FGV EESP, a fim de permitir uma melhor compreensão dos problemas enfrentados e permitir ao jovem buscar encaminhamentos para suas questões.

      • Os atendimentos são individuais e realizados fora do espaço da FGV EESP.
      • Todos os atendimentos garantem o sigilo ético sobre o conteúdo singular abordado durante os encontros.
      • Os atendimentos não têm qualquer custo adicional ao valor já pago ao curso.
      • Aqueles que, a partir do atendimento do Pró-Saúde, tiverem interesse em prosseguir seu processo terapêutico, serão encaminhados para outros profissionais.

       

      Folheto geral do programa

      Folheto de prevenção ao suicídio

      Folheto de atenção às mulheres

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      Perguntas Frequentes

      Como funciona o atendimento oferecido pelo Programa?

      Os atendimentos oferecem uma escuta aos conflitos e inquietações do jovem, a fim de permitir que o próprio possa ter maior clareza sobre suas questões e, a partir daí, busque alternativas de encaminhamento.

      É um espaço de escuta, atenta e sigilosa.

      Oferece a possibilidade de discriminar os recursos disponíveis para cada caso, com atendimentos de curta duração (em torno de 6 sessões), e para um atendimento mais extenso, será oferecido o encaminhamento a outros profissionais, pois os profissionais que atendem pelo programa não podem receber os casos encaminhados.

      Qual tipo de problema posso levar ao Pró-Saúde?

      Cada um possui suas próprias questões ou angústias, conforme o momento e situação. Portanto, diferentes tipos de problema podem ser motivo suficiente para buscar ajuda:

      Situações de muita angústia e de ameaça de perda de controle – sentimento de inadequação, pânico.

      Estresse diante da cobrança por desempenho no percurso acadêmico.

      Isolamento – perda, raiva, solidão, tristeza, depressão.

      Dificuldades de relacionamento com família, amigos, colegas – envolvimento, ciúme, abuso ou algum tipo de violência (física ou simbólica).

      Questões familiares – pais, filhos, paternidade, separação e divórcio, saudades de casa.

      Perda de autoconfiança – sentir-se obcecado com falhas, achar que nunca é bom o suficiente, sentir-se julgado.

      Depressão – sentimento de isolamento, de vazio, de tristeza, de desamor. Idéias de suicídio.

      Comportamento destrutivo de repetição. Compulsão alimentar, auto-agressão, relações abusivas, álcool e drogas.

      O que devo dizer?

      Nos atendimentos, é possível dizer tudo o que passar pela cabeça e não importa a forma de expor os problemas.

      Posso esperar conselhos?

      Conselhos podem parecer, à primeira vista, um alívio frente a um determinado problema. No entanto, pouco ajudam, na medida em que tal estratégia não explora a capacidade de cada jovem para construir suas próprias saídas e entendimentos frente a suas questões. Os atendimentos do Pró-Saúde, em contrapartida, têm como objetivo a promoção da autonomia de cada jovem e, com isso, entende que ele é capaz de participar ativamente nas decisões de sua própria vida.

      Tenho de pagar?

      O Pró-Saúde é oferecido pela FGV EESP sem custos adicionais aos já pagos, como parte do sistema de apoio criado para que o aluno tenha condições necessárias para desenvolver seu aprendizado da melhor forma possível. Para um acompanhamento especializado distinto deste atendimento psicológico, o jovem poderá ser encaminhado a um serviço externo. Dificuldades financeiras podem ser consideradas nos encaminhamentos oferecidos.

      Quais os limites de confidencialidade do Pró-Saúde?

      Os atendimentos seguem o código de ética profissional que defende o sigilo frente a tudo o que se passa durante as sessões de cada pessoa atendida. Em função disso, a FGV EESP não tem acesso ao material específico das consultas terapêuticas realizadas pelo Pró-Saúde.

      E se eu quiser escolher o gênero de quem vai me atender?

      Temos condições de acolher seu pedido. Informe-se quando fizer o contato inicial.

       

    • Contato

      Para agendamento, dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com Tiago Corbisier Matheus –  pro.saude@fgv.br.

      Caso haja a demanda de que o primeiro contato seja feito com uma mulher, entre em contato com Camille Gaviolli – pro.saude.mulher@fgv.br

      Em caso de urgência, contate Flávia Godek Barbosa ou Ariane Dias

      Telefone: (11) 3799-3370

      E-mail: Cge@fgv.br

       

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