O pilar de apoio pedagógico é feito pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação (NAPPE), uma equipe coordenada pela Professora Priscilla Tavares, e que está presente na trajetória dos estudantes desde o 1º dia de aula. O NAPPE auxiliar os calouros na adaptação com o ensino superior e com o método de ensino utilizado pela graduação da EESP , além de oferecer orientações a respeito da trajetória acadêmica e de carreira. A equipe do NAPPE também costuma dar dicas de organização de estudo e fazer a ponte pedagógica entre as percepções dos estudantes a respeito das disciplinas cursadas e a Coordenação do curso.
Transição para Ensino Superior: Desde o primeiro dia de aula auxiliando os estudantes a se adaptarem ao Ensino Superior e ao método de ensino ativo utilizado pela escola.
Decisões Acadêmicas: Auxiliando os jovens de forma individualizada e coletiva nas decisões acadêmicas como por exemplo: quais disciplinas cursar, qual ênfase do curso escolher, como conseguir oportunidades de iniciação científica ou de assistente de pesquisa ou como escolher professor orientador para a monografia.
Contato Contínuo: Por meio de Mentorias com os professores associados ao NAPPE, na qual os jovens podem tratar de forma individualizada dos problemas pedagógicos que estão enfrentando, avaliações feitas ao final de cada disciplina, grupos focais e eventos para discussão de temas específicos.
Perguntas Frequentes
Adotamos o método Problem Based-Learning (PBL) que é um método ativo de ensino em que o conteúdo é trabalhado em pequenos grupos de estudantes e guiado por um professor altamente capacitado. No PBL, os estudantes têm autonomia para guiar seus próprios aprendizados e desenvolvem outras habilidades como cooperação e liderança. Assita o vídeo clicando aqui
Tudo bem! A maior parte das escolas de Ensino Médio utilizam método tradicional de ensino, o famoso “giz e lousa”, então a maior parte dos seus colegas de turma também não terão muita experiência com métodos ativos de aprendizagem. O NAPPE é responsável pela organização da Semana de Integração – uma semana na qual você entenderá em detalhes todos os princípios do método. Vamos disponibilizar material de apoio e cursos assíncronos para você ter bastante contato com os aspectos teóricos do método e, claro, ofereceremos simulações para que você experiencie na prática o PBL, já no ambiente da sala de aula e um pouco antes do curso regular começar.
Bom, se você estiver sentindo que não está rendendo tão bem quanto poderia e que está com dificuldades de se adaptar poderá contar com Mentorias do NAPPE. Temos alguns professores que ficam à disposição para conversas informais exatamente com esse propósito: te ajudar nessa transição do Ensino Médio para o Ensino Superior e na adaptação para o método ativo de aprendizagem. A maior parte dos nossos alunos se adaptam muito bem depois de um tempo de prática e com ajuda da nossa equipe essa transição pode ser ainda mais suave!
Novamente, nossas Mentorias podem te ajudar nisso. Os professores mentores se lembram bem de como foi a difícil escolha do curso de Economia e a sensação que tiveram nos primeiros anos de curso. Além disso, sabem o que o curso pode entregar, como será a experiência no mercado de trabalho, quais oportunidades se abrirão e como a dinâmica do curso muda ao longo do tempo. Conversar com esses professores pode te ajudar a saber se tomou a decisão correta de curso e se manter motivado nos estudos. Nada melhor do que saber o que está do lado de lá da semana de provas.
Você já deve saber que nossa graduação em Economia está dividida em quatro ênfases: Macroeconomia, Microeconomia, Engenharia Financeira e Economia Política. Caso não saiba, dê uma olhadinha aqui , esse é um grande diferencial da nossa Escola. Essa decisão acontece no 2º ano da graduação e muitos alunos têm dúvidas sobre qual ênfase seguir. A Escola oferece várias palestras e plantões de dúvida para auxiliá-los na escolha e o NAPPE estará também a disposição para auxiliar sua decisão individual – ponderando suas preferências presentes com suas ambições no futuro. Da mesma maneira, podemos ajudar com outras decisões como professor orientador de monografia ou iniciação científica, ou mesmo te orientando sobre decisões de carreira.
Você sempre terá um espaço para conversar com a Escola por meio das avaliações de final de disciplina. Nós do NAPPE somos responsáveis por essas pesquisas e elas são uma maneira de mantermos o material, professores e o curso como um todo sempre em suas melhores versões. Além das avaliações, quando necessário, organizamos grupos focais em que convidamos os estudantes para debater questões da grade, disciplinas específicas ou potenciais melhorias. O objetivo é fazer a ponte pedagógica entre os estudantes e a Coordenação do curso.
Equipe Nappe
Gabriela Fonseca
Mariah Mayumi Morikawa
Priscilla Tavares (Coordenação)
Contato:
Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail: nappe.eesp@fgv.br
O que é?
A extensão, como atividade fim do curso, é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa, propiciando a interdisciplinaridade e viabilizando a relação transformadora entre o Ensino Superior e Sociedade.
Qual o objetivo?
O curso de graduação desenvolve as atividades de extensão procurando sempre complementar com a formação e construção do conhecimento dos alunos ao longo da trajetória deles no curso de graduação, promovendo ações de extensão como cursos extracurriculares, eventos com profissionais do mercado e da academia e atividades interdisciplinares articuladas com o ensino e a pesquisa.
Modalidades:
Disciplinas curriculares: 10% da carga horária total de créditos do curso será cumprida por meio de atividades de extensão nas seguintes disciplinas:
Projetos I, Projetos II e Projetos III.
Programas e projetos de extensão: Cineclube, EESP Ensina, FGV Crypto, entre outros.
Cineclube: projeto desenvolvido pelos alunos da graduação com o objetivo de promover e divulgar a ciência e a cultura para os jovens da EESP e para a comunidade em geral.
EESP Ensina: projeto desenvolvido pelos alunos da graduação com objetivo de ensinar conceitos de economia para alunos do ensino médio.
FGV Crypto: projeto social desenvolvido pelos alunos da graduação com o objetivo de educar e transmitir os conceitos fundamentais sobre criptomoedas e blockchain para alunos do ensino médio.
Projetos I: os jovens realizarão apresentações dos trabalhos finais da disciplina para alunos do ensino médio, a fim de mostrar aplicações econômicas dos temas abordados para esse público. Também serão gravados podcasts com a mesma finalidade. Essas atividades serão desenvolvidas de forma articulada e sinérgica entre os jovens da EESP e a comunidade externa, sendo documentadas através de registros dos encontros e materiais produzidos, como os podcasts.
Projetos II: as apresentações finais serão realizadas para o público externo. As interações ao longo das aulas com profissionais de mercado que atuam nas diferentes áreas das ênfases (economia política, microeconomia aplicada, macroeconomia aplicada e engenharia financeira) também farão parte das atividades de extensão. Essas atividades serão documentadas através de registros das reuniões e das apresentações com a comunidade externa.
Projetos III: considerando que os alunos estarão nas diferentes ênfases, a ideia é através de parcerias da EESP com entidades públicas e privadas fazer o acompanhamento e apresentação final dos trabalhos que serão a solução de um problema real proposto por essas entidades. Essas atividades serão documentadas através de registros das reuniões e das apresentações com a comunidade externa.
Programa de Mentoria
Catarina Barbosa | turma 2014
Clara
Chief of Staff ( Second . McKinsey) Jun /22 Atual
McKinsey & Company
Business Analyst Fev /20 Mai/22
Johnson&Johnson
Estágio/ Analista Júnior 2018 Dez/19
Da Yeon Choi | | turma 2014
Itaú
Analista Senior de Crédito – 2021/ Atual
Bain & Company
Especialista de Information Services – 2018/2021
Itaú
Analista de Crédito Corporate – 2018
Estágio em Pesquisa Macro – 2017
Eduardo Lisboa | Turma 2014
Grupo Boticário
Especialista em Projetos de Expansão, Jan/20 Atual
LCA
Consultor em macroeconomia, 2017 jan /20
Gabriel Queiroz | Turma 2014
Artica
Associate M&A – 2021/ Atual
Patria
Associate Private Equity – 2018/2021
Quebec
Estágio em Equity Research 2018
Leticia Munhoz | Turma 2014
Patria
Time de Investimentos em Infraestrutura, 2018 Atual
Winity Telecom
Coordenadora de FP&A e Novos Projetos, 2019/2022
Maria Cecília Melo | Turma 2014
MAYA
Fund Operations Manager, Mai/22 Atual
TERA
Relação com Investidor, 2017 Mai/22
Hully Rolemberg | Turma de 2014
Partner e Quant
Daemon Investments, 2020/Atual
Mestrado Acadêmico em Economia EESP, 2019/2020
Itaú Asset Management
As atividades de extensão serão coordenadas pelo professor Joelson Sampaio – joelson.sampaio@fgv.br
O pilar de apoio emocional é feito pelo Programa de Orientação Pedagógica e Emocional (POPE), com uma equipe coordenada pela Profa. Dra. Karen Scavacini e que está presente com o aluno desde a integração. O POPE tem como objetivo o desenvolvimento de soft skills, aumento de resiliência frente aos desafios, apoio para necessidades individuais e grupais relacionadas as questões emocionais.
Tem como missão promover ao aluno à oportunidade do desenvolvimento integral e humano ao fortalecer suas habilidades emocionais e sociais, essenciais na preparação da sua vida profissional, social, familiar, construindo resiliência, autocuidado, autoconsciência, consciência social dentro dos princípios da educação e da atuação da Cidadania Global.
Perguntas Frequentes
Durante a graduação o aluno terá 3 encontros obrigatórios com o POPE, focando diferentes aspectos em cada ano. No primeiro ano, a integração com a vida universitária, o PBL, as metodologias ativas de aprendizagem e seus desafios; no 2º ano o foco é na motivação e equilíbrio da rotina de estudos e vida pessoal; no 3º ano o foco é nas carreiras, com suas escolhas e processos seletivos
O aluno também tem acesso a indicação de materiais, encontros abertos mediados por psicóloga, conversas com profissionais do mercado e ex-alunos, além do plantão.
O plantão é um atendimento focado dividido em três necessidades, plantão psicológico, plantão pedagógico e plantão de RH.
O aluno pode passar pelos profissionais do plantão quantas vezes forem necessárias sem nenhum custo. Caso verifique a necessidade de acompanhamento psicológico o aluno será orientado a procurar o Pró-saúde.
O plantão psicológico tem como objetivo apoiar o aluno em suas questões emocionais, quando ele sente que algo não vai bem, precisa desabafar ou precisa falar com alguém.
O plantão pedagógico ajuda o aluno a questões ligadas à aprendizagem, como: agenda, organização, concentração, horários.
O plantão de RH ajuda o aluno com relação aos processos eletivos, currículos, dinâmicas, decisões de carreira.
O agendamento é feito por email – pope.eesp@fgv.br. Todo atendimento é sigiloso.
Em 2023 o POPE oferecerá um apoio na integração dos alunos, um encontro de boas-vindas, oficina pedagógica de auto regulação na aprendizagem, um treinamento de suporte de pares (Programa A.P.O.I.A.R.)
Promover a qualidade da vida acadêmica do aluno
Contribuir para uma melhor adaptação ao novo sistema de aprendizagem (PBL)
Apoiar o aluno na organização das atividades curriculares e orientação pedagógica
Promover a saúde mental para o enfrentamento dos novos desafios, durante e após a pandemia
Desenvolver habilidades sócio emocionais integradas as habilidades técnicas para a formação de um profissional integral alinhado ao contexto do novo mundo do trabalho
Apoiar no equilíbrio emocional x demandas
Fortalecer os canais de comunicação entre alunos e a FGV EESP
Apoiar no planejamento de carreira e na preparação para os processos seletivos
O Encontro de boas-vindas, é para todos os alunos e alunas que ingressaram na EESP e são individuais.
Nele explicamos a programação do POPE e buscamos saber como podemos apoiá-lo nesta nova jornada. Cada aluno recebe um convite para o agendamento e após a sua confirmação, as psicólogas, Silmara e a Viviane fazem o agendamento para o encontro.
Equipe do POPE
Contato:
Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail: pope.eesp@fgv.br
O Conheça o Campus Virtual da FGV EESP
Seguindo o seu ethos de inovação, desde 2022, a comunidade da FGV EESP tem um ambiente único para aprender, colaborar, produzir conhecimento, acompanhar seu desempenho acadêmico, visualizar documentos e materiais, se comunicar e acessar todos os serviços da escola.
Está na palma da mão, sem complicação e de forma intuitiva.
Oferecemos um ecossistema de aprendizagem e pesquisa onde integramos uma série de aplicativos, sistemas e serviços num só lugar no Teams Edu, que é a plataforma usada e com funcionalidades exclusivas para a FGV.
A Jornada do Aluno na FGV EESP se baseia em processos internos mais eficientes e uso de dados.
Também estamos avançando no uso de learning analytics para acompanhar o desempenho do discente ao longo das disciplinas, para melhor orientar, intervir e auxiliar.
Neste mesmo ambiente estão discentes, docentes e todo o staff da Escola de Economia de São Paulo. Tudo intuitivo, fácil e para acompanhar a sua Jornada na FGV EESP.
No vídeo você será guiado para o Campus Virtual da FGV EESP.
Acadêmico
Sua agenda de aulas, disciplinas, materiais de aula, programas dos cursos, área para chat com seus colegas e professores, área para colaboração e as mais avançadas ferramentas para entrega de atividades, caderno do One Note, Sharepoint e todos os aplicativos do ecossistema do Teams Edu.
Espaço Pessoal
Suas atividades acadêmicas ficarão organizadas de forma intuitiva e rápida. Cada aluno poderá criar seus grupos de estudo, seus arquivos e pastas compartilháveis usando os serviços da MS 365.
Serviços
Acesso rápido aos demais serviços da FGV: comprovante de matrícula, informações curriculares, agenda de aulas, vagas de estágio, eventos, notícias, editais para Bolsas de Pesquisa nos Centros de Estudos, Iniciação Científica, tudo num só lugar.
Comunicação e Colaboração
Acesso direto e rápido a todas as áreas da FGV EESP, alunos, professores e colaboradores conectados em comunidades virtuais de forma direta e fácil. Com o app, basta ativar as notificações. De forma eficiente e mais acessível.
Perguntas Frequentes
Ao se integrar à FGV EESP você recebe um login e senha para acesso ao Campus Virtual.
Como está organizado o Campus Virtual?
Todos os membros da comunidade FGV EESP estão neste espaço de colaboração, permitindo acesso rápido a todas as áreas da escola. Um verdadeiro aprendizado social mediado por tecnologia. O Campus Virtual está organizado em 4 grandes pilares:
Para 2023 estão programados os seguintes serviços: avaliações automáticas dos professores, notas e espaço para feedback dos tutoriais para alunos e professores, e demais avaliações. Usando as ferramentas de Inteligência Artificial para acompanhar o desempenho acadêmico do aluno e orientá-lo ao longo do curso.
Acesse o vídeo
É um programa voltado ao bem-estar do aluno em seu período de formação. Atua, para tanto, em duas frentes:
Busca apoiar e participar de ações conjuntas com entidades estudantis ou serviços da Fundação em favor do diálogo sobre temas de conflito para seus membros, trazendo para o espaço coletivo questões que possam contribuir para o sofrimento individual. Para estas ações, o programa depende da parceria com outras entidades ou agentes institucionais. Quem tiver interesse em contribuir, entre em contato com Tiago Corbisier Matheus – pro.saude@fgv.br
No âmbito individual, o programa oferece suporte aos alunos durante seu período de formação, tendo em vista as várias exigências e demandas vividas durante esta etapa de vida. Os desafios são muitos: mudança de cidade, saída da casa dos pais, mudanças na relação com estes, dificuldade em conciliar as atividades da FGV EESP ou fora dela, corresponder às exigências acadêmicas, dúvidas e incertezas quanto à entrada no mercado profissional, ou ainda, angústias pessoais por se sentir estrangeiro em quaisquer espaços.
Frente a tais desafios, o programa Pró-Saúde disponibiliza aos alunos o recurso de atendimentos psicológicosindividuais (em torno de 6 encontros) com profissionais que atuam fora do espaço da FGV EESP, a fim de permitir uma melhor compreensão dos problemas enfrentados e permitir ao jovem buscar encaminhamentos para suas questões.
Os atendimentos oferecem uma escuta aos conflitos e inquietações do jovem, a fim de permitir que o próprio possa ter maior clareza sobre suas questões e, a partir daí, busque alternativas de encaminhamento.
É um espaço de escuta, atenta e sigilosa.
Oferece a possibilidade de discriminar os recursos disponíveis para cada caso, com atendimentos de curta duração (em torno de 6 sessões), e para um atendimento mais extenso, será oferecido o encaminhamento a outros profissionais, pois os profissionais que atendem pelo programa não podem receber os casos encaminhados.
Cada um possui suas próprias questões ou angústias, conforme o momento e situação. Portanto, diferentes tipos de problema podem ser motivo suficiente para buscar ajuda:
Situações de muita angústia e de ameaça de perda de controle – sentimento de inadequação, pânico.
Estresse diante da cobrança por desempenho no percurso acadêmico.
Isolamento – perda, raiva, solidão, tristeza, depressão.
Dificuldades de relacionamento com família, amigos, colegas – envolvimento, ciúme, abuso ou algum tipo de violência (física ou simbólica).
Questões familiares – pais, filhos, paternidade, separação e divórcio, saudades de casa.
Perda de autoconfiança – sentir-se obcecado com falhas, achar que nunca é bom o suficiente, sentir-se julgado.
Depressão – sentimento de isolamento, de vazio, de tristeza, de desamor. Idéias de suicídio.
Comportamento destrutivo de repetição. Compulsão alimentar, auto-agressão, relações abusivas, álcool e drogas.
Nos atendimentos, é possível dizer tudo o que passar pela cabeça e não importa a forma de expor os problemas.
Conselhos podem parecer, à primeira vista, um alívio frente a um determinado problema. No entanto, pouco ajudam, na medida em que tal estratégia não explora a capacidade de cada jovem para construir suas próprias saídas e entendimentos frente a suas questões. Os atendimentos do Pró-Saúde, em contrapartida, têm como objetivo a promoção da autonomia de cada jovem e, com isso, entende que ele é capaz de participar ativamente nas decisões de sua própria vida.
O Pró-Saúde é oferecido pela FGV EESP sem custos adicionais aos já pagos, como parte do sistema de apoio criado para que o aluno tenha condições necessárias para desenvolver seu aprendizado da melhor forma possível. Para um acompanhamento especializado distinto deste atendimento psicológico, o jovem poderá ser encaminhado a um serviço externo. Dificuldades financeiras podem ser consideradas nos encaminhamentos oferecidos.
Os atendimentos seguem o código de ética profissional que defende o sigilo frente a tudo o que se passa durante as sessões de cada pessoa atendida. Em função disso, a FGV EESP não tem acesso ao material específico das consultas terapêuticas realizadas pelo Pró-Saúde.
Temos condições de acolher seu pedido. Informe-se quando fizer o contato inicial.
Para agendamento, dúvidas e esclarecimentos, entrar em contato com Tiago Corbisier Matheus – pro.saude@fgv.br.
Caso haja a demanda de que o primeiro contato seja feito com uma mulher, entre em contato com Camille Gaviolli – pro.saude.mulher@fgv.br.
Em caso de urgência, contate Flávia Godek Barbosa ou Ariane Dias
Telefone: (11) 3799-3370
E-mail: Cge@fgv.br
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