A escolha de docentes segue o mais rigoroso processo de contratação. O perfil do corpo docente deve conter professores(as) dedicados(as) à pesquisa para trazer a fronteira do conhecimento acadêmico para a instituição, e docentes com experiência profissional tanto no setor privado quanto no setor público. Este mix de perfis garante a excelência no ensino e aprendizado nos cursos da FGV EESP.
No curso de graduação você terá um currículo dividido em 3 partes:
Além dos(as) professores(as) vocês terão o apoio dos(as) Monitores(as) que devem ser "facilitadores(as)" e auxiliando os alunos em suas dúvidas em sessões específicas estabelecidas em datas e horários pelo professor(a). Você poderá ser um monitor a partir do 2º ano de curso, veja as informações no "Manual do(a) Monitor(a)".
A coordenação, por sua vez, é responsável pela qualidade acadêmica do curso, avaliando o conteúdo programático de cada disciplina, acompanhando o desempenho dos(as) professores(as), estudantes e monitores(as). Nesse contexto, nunca deixe de responder o questionário de avaliação ao término de cada disciplina. Ele representa uma importante peça de informação para melhoria contínua do curso.
NDE – Núcleo Docente Estruturante
São atribuições do NDE o acompanhamento e contínua atualização do projeto pedagógico do curso. O NDE da EESP é constituído, conforme CI nº 03/2010 e alterada conforme CI 11/2021, pelo(a) Coordenador(a) do curso de Graduação, coordenação do NAPPE - profa. Priscilla Tavares, e professores Joelson Sampaio e João Paulo Pessoa, com mandato de 2 anos.
CRD – Conselho de Representação Discente
Fundado em 24/08/2008, o CRD tem por finalidade: a) ser um fórum legítimo de comunicação entre o corpo discente, o corpo docente, a Coordenação e a Diretoria da EESP; b) sugerir mudanças no curso de graduação em economia e em quaisquer aspectos relacionados ao andamento acadêmico do curso. O CRD é constituído por:
a. Representantes discentes, na proporção de cinco representantes por turma;
b. Professores(a)-tutores(a);
c. Coordenador(a) do curso de graduação;
d. Coordenador(a) Pedagógico da EESP;
e. Diretor(a) da EESP.
O pilar de apoio pedagógico é feito pelo Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação (NAPPE), uma equipe coordenada pela Professora Priscilla Tavares, e que está presente na trajetória dos estudantes desde o 1º dia de aula. O NAPPE auxilia os calouros na adaptação com o ensino superior e com o método de ensino utilizado pela graduação da EESP , além de oferecer orientações a respeito da trajetória acadêmica e de carreira. A equipe do NAPPE também costuma dar dicas de organização de estudo e fazer a ponte pedagógica entre as percepções dos estudantes a respeito das disciplinas cursadas e a Coordenação do curso.
Transição para Ensino Superior: Desde o primeiro dia de aula auxiliando os estudantes a se adaptarem ao Ensino Superior e ao método de ensino ativo utilizado pela escola.
Decisões Acadêmicas: Auxiliando os jovens de forma individualizada e coletiva nas decisões acadêmicas como por exemplo: quais disciplinas cursar, qual ênfase do curso escolher, como conseguir oportunidades de iniciação científica ou de assistente de pesquisa ou como escolher professor orientador para a monografia.
Contato Contínuo: O NAPPE oferece mentorias com professores, nas quais as(os) jovens podem tratar de forma individualizada as suas questões pedagógicas.
Ouvindo as alunas e os alunos: São realizadas avaliações ao final de cada disciplina, grupos focais e eventos para discussão de temas específicos para ouvir a opinião das alunas e dos alunos sobre o andamento do curso.
Perguntas Frequentes
Adotamos o método Problem Based-Learning (PBL) que é um método ativo de ensino em que o conteúdo é trabalhado em pequenos grupos de estudantes e guiado por um professor altamente capacitado. No PBL, os estudantes têm autonomia para guiar seus próprios aprendizados e desenvolvem outras habilidades como cooperação e liderança. Assita o vídeo clicando aqui
Tudo bem! A maior parte das escolas de Ensino Médio utilizam método tradicional de ensino, o famoso “giz e lousa”, então a maior parte dos seus colegas de turma também não terão muita experiência com métodos ativos de aprendizagem. O NAPPE é responsável pela organização da Semana de Integração – uma semana na qual você entenderá em detalhes todos os princípios do método. Vamos disponibilizar material de apoio e cursos assíncronos para você ter bastante contato com os aspectos teóricos do método e, claro, ofereceremos simulações para que você experiencie na prática o PBL, já no ambiente da sala de aula e um pouco antes do curso regular começar.
Bom, se você estiver sentindo que não está rendendo tão bem quanto poderia e que está com dificuldades de se adaptar poderá contar com Mentorias do NAPPE. Temos alguns professores que ficam à disposição para conversas informais exatamente com esse propósito: te ajudar nessa transição do Ensino Médio para o Ensino Superior e na adaptação para o método ativo de aprendizagem. A maior parte dos nossos alunos se adaptam muito bem depois de um tempo de prática e com ajuda da nossa equipe essa transição pode ser ainda mais suave!
Novamente, nossas Mentorias podem te ajudar nisso. Os professores mentores se lembram bem de como foi a difícil escolha do curso de Economia e a sensação que tiveram nos primeiros anos de curso. Além disso, sabem o que o curso pode entregar, como será a experiência no mercado de trabalho, quais oportunidades se abrirão e como a dinâmica do curso muda ao longo do tempo. Conversar com esses professores pode te ajudar a saber se tomou a decisão correta de curso e se manter motivado nos estudos. Nada melhor do que saber o que está do lado de lá da semana de provas.
Você já deve saber que nossa graduação em Economia está dividida em quatro ênfases: Macroeconomia, Microeconomia, Engenharia Financeira e Economia Política. Caso não saiba, dê uma olhadinha aqui, esse é um grande diferencial da nossa Escola. Essa decisão acontece no 2º ano da graduação e muitos alunos têm dúvidas sobre qual ênfase seguir. A Escola oferece várias palestras e plantões de dúvida para auxiliá-los na escolha e o NAPPE estará também a disposição para auxiliar sua decisão individual – ponderando suas preferências presentes com suas ambições no futuro. Da mesma maneira, podemos ajudar com outras decisões como professor orientador de monografia ou iniciação científica, ou mesmo te orientando sobre decisões de carreira.
Você sempre terá um espaço para conversar com a Escola por meio das avaliações de final de disciplina. Nós do NAPPE somos responsáveis por essas pesquisas e elas são uma maneira de mantermos o material, professores e o curso como um todo sempre em suas melhores versões. Além das avaliações, quando necessário, organizamos grupos focais em que convidamos os estudantes para debater questões da grade, disciplinas específicas ou potenciais melhorias. O objetivo é fazer a ponte pedagógica entre os estudantes e a Coordenação do curso.
Equipe Nappe
Amanda Arabage
Gabriela Fonseca
Mariah Mayumi Morikawa
Natália Marchi
Priscilla Tavares (Coordenação)
Raone Costa
Contato:
Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail: nappe.eesp@fgv.br
O pilar de apoio emocional é feito pelo Skillslab - Programa de formação profissional por meio do desenvolvimento de habilidades, com uma equipe coordenada pela Profa. Dra. Karen Scavacini e que está presente com o aluno desde a integração. O Skillslab tem como objetivo o desenvolvimento de soft skills, aumento de resiliência frente aos desafios, apoio para necessidades individuais e grupais relacionadas as questões emocionais.
Tem como missão promover ao aluno à oportunidade do desenvolvimento integral e humano ao fortalecer suas habilidades emocionais e sociais, essenciais na preparação da sua vida profissional, social, familiar, construindo resiliência, autocuidado, autoconsciência, consciência social dentro dos princípios da educação e da atuação da Cidadania Global.
Perguntas Frequentes
As atividades do Skillslab são abertas a todos os alunos da EESP, ainda que algumas tenham vagas limitadas. A maior parte das atividades são contabilizadas como horas de atividades complementares e são opcionais – ainda assim, vale ressaltar que acreditamos que essas atividades são muito importantes e que deveriam ser aproveitadas ao máximo pelos alunos. Além das atividades que valem horas complementares, que terão datas programadas para acontecerem, o Skillslab disponibiliza profissionais que ficam de plantão – online e presencial. O plantão é uma escuta ativa – um diálogo, portanto – sobre a necessidade que o aluno trouxer e os estressores específicos que estiver vivenciando.
(i) Eventos em parceria com a Coordenação de Extensão com o objetivo de informar sobre a vida profissional.
(ii) Dinâmicas de preparação para processos seletivos, para expor os estudantes a este tipo de dinâmica em um ambiente mais controlado e com menos pressão.
(iii) Webnários com convidados de renome – evento transmitido pelo canal oficial da EESP e que promove bate-papos sobre temas de interesse, debatendo-os com profissionais convidados.
(iv) Programa de Apoio aos Pares (A.P.O.I.A.R) é uma formação que ensina pessoas a identificarem e fazerem acolhimento e manejo adequado a pessoas em crise emocional e em risco de suicídio.
Promover a qualidade da vida acadêmica do aluno
Contribuir para uma melhor adaptação ao novo sistema de aprendizagem (PBL)
Apoiar o aluno na organização das atividades curriculares e orientação pedagógica
Promover a saúde mental para o enfrentamento dos novos desafios, durante e após a pandemia
Desenvolver habilidades sócio emocionais integradas as habilidades técnicas para a formação de um profissional integral alinhado ao contexto do novo mundo do trabalho
Apoiar no equilíbrio emocional x demandas
Fortalecer os canais de comunicação entre alunos e a FGV EESP
Apoiar no planejamento de carreira e na preparação para os processos seletivos
O Encontro de boas-vindas, é para todos os alunos e alunas que ingressaram na EESP e são individuais.
Nele explicamos a programação do Skillslab e buscamos saber como podemos apoiá-lo nesta nova jornada. Cada aluno recebe um convite para o agendamento e após a sua confirmação, as psicólogas, Silmara e a Viviane fazem o agendamento para o encontro.
Coordenação
Contato:
Se tiver alguma dúvida, nos envie um e-mail: karen.scavacini@fgv.br
O que é?
A extensão, como atividade fim do curso, é o processo educativo, cultural e científico que articula, amplia, desenvolve e realimenta o ensino e a pesquisa, propiciando a interdisciplinaridade e viabilizando a relação transformadora entre o Ensino Superior e Sociedade.
Qual o objetivo?
O curso de graduação desenvolve as atividades de extensão procurando sempre complementar com a formação e construção do conhecimento dos alunos ao longo da trajetória deles no curso de graduação, promovendo ações de extensão como cursos extracurriculares, eventos com profissionais do mercado e da academia e atividades interdisciplinares articuladas com o ensino e a pesquisa.
Modalidades:
Disciplinas curriculares: 10% da carga horária total de créditos do curso será cumprida por meio de atividades de extensão nas seguintes disciplinas:
Projetos I, Projetos II e Projetos III.
Programas e projetos de extensão: Cineclube, EESP Ensina, FGV Crypto, entre outros.
Cineclube: projeto desenvolvido pelos alunos da graduação com o objetivo de promover e divulgar a ciência e a cultura para os jovens da EESP e para a comunidade em geral.
EESP Ensina: projeto desenvolvido pelos alunos da graduação com objetivo de ensinar conceitos de economia para alunos do ensino médio.
FGV Crypto: projeto social desenvolvido pelos alunos da graduação com o objetivo de educar e transmitir os conceitos fundamentais sobre criptomoedas e blockchain para alunos do ensino médio.
Projetos I: os jovens realizarão apresentações dos trabalhos finais da disciplina para alunos do ensino médio, a fim de mostrar aplicações econômicas dos temas abordados para esse público. Também serão gravados podcasts com a mesma finalidade. Essas atividades serão desenvolvidas de forma articulada e sinérgica entre os jovens da EESP e a comunidade externa, sendo documentadas através de registros dos encontros e materiais produzidos, como os podcasts.
Projetos II: as apresentações finais serão realizadas para o público externo. As interações ao longo das aulas com profissionais de mercado que atuam nas diferentes áreas das ênfases (economia política, microeconomia aplicada, macroeconomia aplicada e engenharia financeira) também farão parte das atividades de extensão. Essas atividades serão documentadas através de registros das reuniões e das apresentações com a comunidade externa.
Projetos III: considerando que os alunos estarão nas diferentes ênfases, a ideia é através de parcerias da EESP com entidades públicas e privadas fazer o acompanhamento e apresentação final dos trabalhos que serão a solução de um problema real proposto por essas entidades. Essas atividades serão documentadas através de registros das reuniões e das apresentações com a comunidade externa.
Programa de Mentoria
Catarina Barbosa | turma 2014
Clara
Chief of Staff ( Second . McKinsey) Jun /22 Atual
McKinsey & Company
Business Analyst Fev /20 Mai/22
Johnson&Johnson
Estágio/ Analista Júnior 2018 Dez/19
Da Yeon Choi | | turma 2014
Itaú
Analista Senior de Crédito – 2021/ Atual
Bain & Company
Especialista de Information Services – 2018/2021
Itaú
Analista de Crédito Corporate – 2018
Estágio em Pesquisa Macro – 2017
Eduardo Lisboa | Turma 2014
Grupo Boticário
Especialista em Projetos de Expansão, Jan/20 Atual
LCA
Consultor em macroeconomia, 2017 jan /20
Gabriel Queiroz | Turma 2014
Artica
Associate M&A – 2021/ Atual
Patria
Associate Private Equity – 2018/2021
Quebec
Estágio em Equity Research 2018
Leticia Munhoz | Turma 2014
Patria
Time de Investimentos em Infraestrutura, 2018 Atual
Winity Telecom
Coordenadora de FP&A e Novos Projetos, 2019/2022
Lucas Yamamoto | Turma 2016
GEF Capital Partners
Associate Private Equity – 2019/Atual
Maria Cecília Melo | Turma 2014
MAYA
Fund Operations Manager, Mai/22 Atual
TERA
Relação com Investidor, 2017 Mai/22
Hully Rolemberg | Turma de 2014
Partner e Quant
Daemon Investments, 2020/Atual
Mestrado Acadêmico em Economia EESP, 2019/2020
Itaú Asset Management
As atividades de extensão serão coordenadas pelo professor Joelson Sampaio – joelson.sampaio@fgv.br
O Conheça o Campus Virtual da FGV EESP
Seguindo o seu ethos de inovação, desde 2022, a comunidade da FGV EESP tem um ambiente único para aprender, colaborar, produzir conhecimento, acompanhar seu desempenho acadêmico, visualizar documentos e materiais, se comunicar e acessar todos os serviços da escola.
Está na palma da mão,
sem complicação e de forma intuitiva.
Oferecemos um ecossistema de aprendizagem e pesquisa onde integramos uma série de aplicativos, sistemas e serviços num só lugar no Teams Edu, que é a plataforma usada e com funcionalidades exclusivas para a FGV.
A Jornada do Aluno na FGV EESP se baseia em processos internos mais eficientes e uso de dados.
Também estamos avançando no uso de learning analytics para acompanhar o desempenho do discente ao longo das disciplinas, para melhor orientar, intervir e auxiliar.
Neste mesmo ambiente estão discentes, docentes e todo o staff da Escola de Economia de São Paulo. Tudo intuitivo, fácil e para acompanhar a sua Jornada na FGV EESP.
No vídeo você será guiado para o Campus Virtual da FGV EESP.
Acadêmico
Sua agenda de aulas, disciplinas, materiais de aula, programas dos cursos, área para chat com seus colegas e professores, área para colaboração e as mais avançadas ferramentas para entrega de atividades, caderno do One Note, Sharepoint e todos os aplicativos do ecossistema do Teams Edu.
Espaço Pessoal
Suas atividades acadêmicas ficarão organizadas de forma intuitiva e rápida. Cada aluno poderá criar seus grupos de estudo, seus arquivos e pastas compartilháveis usando os serviços da MS 365.
Serviços
Acesso rápido aos demais serviços da FGV: comprovante de matrícula, informações curriculares, agenda de aulas, vagas de estágio, eventos, notícias, editais para Bolsas de Pesquisa nos Centros de Estudos, Iniciação Científica, tudo num só lugar.
Comunicação e Colaboração
Acesso direto e rápido a todas as áreas da FGV EESP, alunos, professores e colaboradores conectados em comunidades virtuais de forma direta e fácil. Com o app, basta ativar as notificações. De forma eficiente e mais acessível.
Perguntas Frequentes
Ao se integrar à FGV EESP você recebe um login e senha para acesso ao Campus Virtual.
Como está organizado o Campus Virtual?
Todos os membros da comunidade FGV EESP estão neste espaço de colaboração, permitindo acesso rápido a todas as áreas da escola. Um verdadeiro aprendizado social mediado por tecnologia. O Campus Virtual está organizado em 4 grandes pilares:
Nesse ano de 2023 estão programados os seguintes serviços: avaliações automáticas dos professores, notas e espaço para feedback dos tutoriais para alunos e professores, e demais avaliações. Usando as ferramentas de Inteligência Artificial para acompanhar o desempenho acadêmico do aluno e orientá-lo ao longo do curso.
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