- Leonardo Castro
-
“Durante as férias do trabalho, no período de aproximadamente 1 mês, fui fazer um curso de Inglês na San Diego State University, em San Diego na Califórnia. Descobri a instituição através da Internet, e gostei do depoimento das pessoas que já tinham passado um tempo lá. Além disso, o custo do curso do programa foi um critério importante na minha escolha, além claro, do fato de estar na Califórnia, região dos Estados Unidos que eu sempre quis conhecer.
A experiência foi muito boa, apesar do curto período de tempo. Fiquei hospedado em uma casa de família e não tive nenhum tipo de problema relacionado à estadia. A casa era de um casal, cuja filha já havia saído para estudar fora. Ela era aposentada e ele trabalhava com vendas, mas eram tranqüilos. Na mesma casa ainda moravam mais um estudante de Taiwan e o outro da Arábia Saudita, que estavam ali por alguns meses. Pelo valor pago, algo em torno de 600 dólares pelo mês, eu tinha direito ao café da manhã e ao jantar, mas apenas se eu estivesse em casa às 18h30, o que era raro. Lembro-me que jantei poucas vezes, eu preferia voltar mais tarde para casa para aproveitar o dia. A casa era bem próxima ao campus, em torno de 5 minutos de ônibus.
Eu tinha aulas das 9h30 até as 15h20, com uma hora de intervalo para almoço. Gostei bastante das aulas, pois de manhã eu estudava gramática, listening ou writing e de tarde era só conversação, com aulas bem dinâmicas. Por isso, as aulas passavam rápido e não se tornavam cansativas.
A Universidade era muito boa e bem estruturada. O campus era um pouco afastado do centro de San Diego, mas eu encontrava tudo de que precisava por ali perto. Existia uma parte de lazer muito boa, com academia e piscina incluída, o que às vezes era muito bom pois durante o verão o clima é quente e seco, sem nuvens no céu. Esse clíma era apropriado inclusive para aproveitar as praias de San Diego, que são bem limpas e bonitas, com areia fina e branca. Recomendo a praia de La Jolla para banho, pois é mais tranqüila e com uma paisagem muito bonita. E para esportes ou mesmo encontrar o pessoal, a praia de Pacific Beach é a mais badalada e oferece uma infra-estrutura com restaurantes, bares e casas noturnas.
A cidade é realmente muito bonita, com diversas atrações para se curtir. Desde “Downtown”, onde estão os melhores restaurantes e casas noturnas, que ficam lotadas nas noites de fim de semana, até os diversos parques a céu aberto espalhados pela cidade. San Diego é conhecida por ser a sede da Navy dos Estados Unidos, que é a Marinha de lá, e é banhada pelo Oceano Pacífico. Está no sul da Califórnia, a apenas 25 minutos de carro da fronteira com o México, não cheguei a atravessar a fronteira. As pessoas dizem que é um pouco perigoso, e caso você decidir ir para o México, jamais esqueça o passaporte para não correr o risco de não poder voltar para os EUA.”
Destino: San Diego, USA
- João Ferreira
-
"O intercâmbio pra Barcelona foi um divisor de águas na minha vida acadêmica. No começo, estava um tanto quanto apreensivo com tudo que encontraria por lá, faculdade, professores, moradia, amigos, viagens... Com a ajuda do International Affairs (IA) e com o suporte da Universidade Autônoma de Barcelona, minha experiência foi muito gratificante. Escolhi as disciplinas com o apoio do IA e do coordenador da EESP, tendo a certeza de ter feito boas escolhas.
Ter optado por morar na Vila Universitária fez toda a diferença na minha experiência, podendo ficar perto de outros intercambistas e outros Espanhóis e com uma infraestrutura completa para abrigar os estudantes.
Sempre havia programas para o grupo de intercâmbio, passeios para conhecer a cidade, picnics, esportes, reuniões, festas, cursos e viagens pela Europa. Isso nos aproximou bastante e fiz amigos Mexicanos, Espanhóis, Chilenos, Tchecos, Poloneses, Americanos, Eslovenos, Italianos, Portugueses, Franceses, Ingleses, Chineses, enfim, de todo canto do mundo. O ótimo sistema de transporte público facilitava bastante nossa locomoção pela cidade. O curso foi bastante enriquecedor e os professores foram fantásticos, dando o apoio necessário para que todos acompanhassem as disciplinas sem maiores dificuldades. O idioma, o Catalão, não foi um problema já que praticamente toda a população também fala espanhol e no momento de escolher as matérias, o idioma em que ela será ministrada (espanhol, catalão ou inglês) já é informado.
Minha experiência foi única e carregarei comigo recordações, amigos e aprendizados pro resto da vida. Se pudesse, recomeçaria tudo de novo!"
Destino: Barcelona, Espanha
- Vitor Agnello
-
"Sem dúvidas fazer intercâmbio para estudar em uma universidade fora do país foi uma das melhores experiências que já vivenciei e defendo a idéia de que todos devem vivê-la! O meu semestre na Universidade de Tilburg (Holanda) foi talvez um dos melhores da minha vida. A possibilidade de se fazer amigos de todos os cantos do mundo; de conhecer as mais diversas culturas; de desafiar-se saindo da nossa própria zona de conforto aqui do Brasil; de estudar em uma renomada universidade internacional, aprendendo economia em inglês e conhecendo um novo sistema educacional; além de poder viajar pela Europa e viver as melhores histórias são alguns dos pontos que eu destacaria sobre o meu intercâmbio! O fato de estar longe de casa, amigos e família é um outro ponto forte dessa “aventura”, o que inquestionavelmente nos faz amadurecer ainda mais e valorizar pequenas coisas da nossa rotina. Além disso, a gama de diferentes disciplinas que eu pude escolher em Tilburg, com enfoques que eu não encontro facilmente no Brasil, foi outro fator que tornou o meu intercâmbio ainda mais especial - sem contar que tais matérias, com um alto nível acadêmico, eram ministradas por excelentes professores. Por fim, a organização e atenção dessa Universidade, bem como da entidade que cuida dos intercambistas (e das suas festas também), somados ao alto grau de civilidade da sociedade holandesa só tornam esse semestre longe de casa ainda mais prazeroso! Sem dúvidas eu só guardo boas memórias e grandes amigos desse semestre; volto para o Brasil com uma nova (rica) visão de mundo!"
Destino: Tilburg, Holanda
- Gabriela Fuschini
-
A UBC me proporcionou experiências que ultrapassam o âmbito acadêmico. Como British Columbia é uma região extremamente multicultural, tive a oportunidade de me tornar amiga próxima de pessoas incríveis, oriundas de diversos lugares, que também eram estrangeiros no Canadá. O campus é lindo. Além disso, é possível fazer matérias em faculdades diferentes como Psicologia ou Ciências Políticas, mesmo sendo aluno de Economia!
Destino: University British Columbia (UBC)
-
Maria Guazzelli Modes
-
“Decidi fazer o intercâmbio, pois me interessei por algumas matérias na Boston University muito diferentes das matérias que já tinha tido aqui na FGV. Durante as 6 semanas do “Summer Term” pude aproveitar tudo o que a universidade pôde me oferecer, desde aulas, até o acervo bibliográfico e atividades que a Boston University oferecia. Escolhi realizar o intercâmbio na Boston University principalmente pelas matérias oferecidas e os professores que iriam ministrar os cursos, com certeza o fato da universidade estar localizada em Boston contribuiu para a minha escolha, já que é uma cidade muito interessante. A experiência foi ótima, os cursos foram muito bons e agregaram bastante conhecimento aos temas estudados. Eu optei por freqüentar dois cursos durante esse período: “Behavioral Economics" e “Life-cycle Economics”. Gostei muito da universidade, além do campus ter uma ótima localização, tudo era muito perto o que facilitava o meu dia-a-dia, as salas de aula eram muito perto dos “dorms” (levava em torno de 5 minutos para eu chegar nas aulas e na biblioteca também). A infraestrutura da escola era muito boa também, muito espaço para estudar e ótimos lugares para comer também, tudo dentro do Campus. Havia também um apoio muito grande a alunos internacionais, por ser uma cidade universitária, Boston tem muitos estudantes internacionais e a faculdade dava muito apoio a nós todos. A cidade, por ser uma das mais antigas do país, tem muitas coisas para conhecer, eu tive a oportunidade de passear pela cidade, aos finais de semana, conhecendo locais históricos. A cidade é muito segura também e com o ótimo transporte público oferecido é possível chegar a quase todos os bairros de Boston. O que eu achei mais interessante é a faculdade oferecer os cursos que são ministrados normalmente nos semestres, porém durante o verão. O curso fica muito mais acelerado, mas não perde o conteúdo, acho que isso facilita para que mais pessoas possam realizar o intercâmbio.”
Destino: Boston, USA (Summer Course)
-