Webinar | Avaliação de políticas públicas em órgãos de controle

Data: 
29/05/2023 - 18:00 às 19:30
Tipo: 
Webinar

O webinar destina-se principalmente a gestores públicos, sejam aqueles que atuem como avaliadores, decisores ou em órgãos finalísticos, com o objetivo de aprofundar o debate sobre práticas institucionais de avaliação de políticas públicas em órgãos de controle a nível subnacional no Brasil, isto é, sobre um regime de governança ampliado, que vai além do Executivo finalístico. Os participantes conhecerão mais de perto o papel dos Tribunais de Contas em relação às auditorias operacionais e outras práticas ditas de avaliação ou controle, como prestação de contas. Também serão introduzidos às Corregedorias ou Controladorias do Poder Executivo, que muitas vezes agem como "fiscais" de práticas institucionais e, em alguns casos, assumem papel de avaliadores. Por fim, será abordado como o gestor público se relaciona com esses órgãos ao desenvolver práticas de avaliação de forma isolada ou conjunta. Entende-se que a avaliação de políticas públicas acontece em um contexto permeado por instituições com mandatos distintos, que conduzem avaliações com finalidades distintas. Portanto, o gestor público, ao se inserir nesse contexto, deverá se atentar a essa pluralidade de práticas institucionais, bem como buscar mecanismos de colaboração e cooperação. 

Mediadora:
Gabriela Lacerda – Gerente executiva do FGV EESP CLEAR

Palestrantes:
Renata Silveira Carvalho - Auditora federal de controle externo no Tribunal de Contas da União e compõe a Secretaria Executiva da Rede Integrar de Fiscalização de Políticas Públicas Descentralizadas.
Rodrigo Fontenelle - Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU) e Controlador-Geral do Estado de Minas Gerais
Lorena Mello e Figueiredo – Pesquisadora FGV EESP CLEAR

    
SAIBA MAIS    
Dúvidas e mais informações:
clear.fgv@fgv.br

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.