Webinar | Diálogos Amazônicos | Zona Franca de Manaus no desenvolvimento da Amazônia

20/09/2021 - 19:00 às 20:00
Webinar

O programa Zona Franca de Manaus foi instituído no Brasil há mais de 50 anos e permitiu a constituição de um importante polo industrial na cidade de Manaus, estado do Amazonas. De acordo com dados de 2020, da SUFRAMA, o Polo Industrial de Manaus gera 81 mil empregos diretamente e tem faturamento de R$ 120 bilhões. Há avaliações contraditórias sobre o programa, com visões positivas sobre a sua efetividade e avaliações críticas que considera que o programa carece de aperfeiçoamentos. Na literatura econômica, sabe-se também que uma forma genuína de desenvolvimento sustentável é por meio da promoção da educação. A região amazônica é rica de universidades e centos de estudos de referência. Neste evento, nossos convidados vão refletir sobre os caminhos possíveis para o futuro da  Zona Franca de Manaus como mecanismo de desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia Brasileira, comparando com experiências internacionais e com o papel da educação neste processo de desenvolvimento regional.

Palestrantes:

Cleinaldo de Almeida Costa – Professor e Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Juliano Assunção - Professor na PUC-Rio e Diretor do Climate Policy Initiative - Brasil

Moderação:

Márcio Holland – Professor da FGV EESP, onde coordena o programa de pós-graduação em Finanças e Economia (Master)

Daniel Vargas – Professor da FGV EESP, onde atua como Diretor de Pesquisa da GV-Agro.

Estudo FGV (2019). Zona Franca de Manaus: impactos, efetividade e oportunidade.

Assunção, Juliano, et. Al. 2021. Aprimorando a Zona Franca de Manaus: Lições da Experiência Internacional

Publicações do Prof. Juliano Assunção: http://www.econ.puc-rio.br/juliano/research.html

To prevent automated spam submissions leave this field empty.