Webinar | Diálogos Amazônicos | Zona Franca de Manaus: presente e futuro

05/12/2022 - 19:00 às 20:00
Webinar

A Fundação Getulio Vargas, através da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), promove reuniões virtuais com os Diálogos Amazônicos, uma plataforma digital para discutir com toda a sociedade civil organizada temas de interesse do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia Brasileira.

Síntese do evento

A Zona Franca de Manaus (ZFM) é um programa de desenvolvimento regional instituído nos anos 1960. Com esse programa foi possível constituir um amplo e diversificado parque industrial em Manaus que fatura mais de R$ 120 bilhões por ano e gera mais de 400 mil empregos diretos, indiretos e induzidos. Há quem defende o programa como forma de proteção da floresta, uma vez que o estado do Amazonas preserva 97% de sua cobertura natural, bem acima da média de outros estados da região. De outro lado, há quem defende o aperfeiçoamento do programa considerado muito dependente em incentivos fiscais federais, além de desafios associados com a agenda de reforma tributária e com a nova economia digital. Neste evento, vamos debater sobre rumos da Zona Franca Manaus com duas grandes lideranças regionais.

Palestrantes:
Luiz Augusto - Presidente do Conselho de Administração do Centro da Indústria do Estado do Amazonas (CIEAM)
Jaime Benchimol - Presidente da Sociedade Fogás LTDA.

Moderação:
Márcio Holland – Professor na FGV EESP, Coordenador da Pós-Graduação em Finanças e Economia (Master) e Colunista Broadcast/Agência Estado.
Daniel Vargas - Professor na FGV EESP, Coordenador do Observatório da Bioeconomia da FGV e Coordenador de Pesquisas do GVAgro.

To prevent automated spam submissions leave this field empty.

Alto contraste