Webinar | MasterTalks | Eleições presidenciais e política econômica

27/06/2022 - 18:00 às 19:00
Webinar

A cada eleição presidencial redobram as esperanças por mais reformas econômicas estruturantes e por consolidação de boas práticas de políticas econômicas. Contudo, governar o Brasil não tem sido tarefa fácil para nenhum(a) candidato(a) que conquista o pleito eleitoral, seja ele ou ela de direita, de centro ou de esquerda. As campanhas eleitorais têm sido cada vez mais baseadas em ações de marketing do que em discussão de propostas econômicas. Mesmo assim, nossos convidados vão tentar nos ajudar a entender sobre quais as orientações de políticas econômicas esperadas a partir de potenciais vitoriosos na corrida presidencial de 2022.

Evento transmitido pelo Youtube

• Paulo Gala

Graduado em Economia pela FEA/USP. Mestre e Doutor em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), onde leciona desde 2002 e coordenou o Mestrado Profissional em Finanças e Economia de 2008 a 2010. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Columbia em Nova Iorque e Cambridge na Inglaterra nos anos de 2004 e 2005. Escreve regularmente para a imprensa local e é autor de diversos livros e artigos sobre Economia Brasileira, Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico. Foi economista, gestor de fundos e CEO em instituições do mercado financeiro em São Paulo, hoje é Economista-chefe do Banco Master.

• Lara Mesquita

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2004), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2016). Atualmente é pesquisadora no Centro de Política e Economia do Setor Público (CEPESP - FGV-SP), membro da Câmara de Pesquisadores do Cebrap e Coordenadora de Difusão deEvidências e Conhecimentos no Centro de Aprendizagem em Avaliação eResultados para o Brasil e África Lusófona (FGV EESP Clear). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Estudos Eleitorais e Partidos Políticos, atuando principalmente nos seguintes temas: eleições, partidos, emendas orçamentárias, eleições municipais e coligações eleitorais, e na gestão de projetos acadêmicos.

• Márcio Holland

Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), onde coordena o Programa Master de Pós-Graduação em Finanças e Economia, coordena também o Observatório das Estatais e o Curso para Alta Gestão em Governança Corporativa para Administradores e Conselheiros de Empresas Estatais. Atua, também, como Colunista para o Broadcast/Agencia Estado Foi Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda (2011-2014); foi membro do Conselho de Administração do BNDES e da Brasilprev; foi também pesquisador nível 1 CNPq (2003-2013), com pesquisas sobre comportamento da taxa de câmbio. É autor dos livros Taxa de Câmbio no Brasil (2011), A Economia do Ajuste Fiscal (2016), ambos pela Editora Elsevier, além de diversos artigos acadêmicos públicos em periódicos nacionais e internacionais sobre o tema desta proposta. Tem doutorado em Economia, pós-doutorado em Economia pela University of California, Berkeley, CA, foi  visiting scholar na University of Columbia in the City of New York.  Foi Secretário-Executivo Adjunto da ANPEC (Associação Nacional de Centros de Pós-Graduação em Economia). Realiza estudo sobre políticas fiscais após a Crise de 2008, pesquisas sobre modelos de taxa de câmbio, estudos sobre previdência social e envelhecimento populacional e sobre as empresas estatais brasileiras. Tem se dedicado a escrever livro didático sobre macroeconomia e finanças.

Alto contraste