DiÁLOGOS AMAZÔNICOS | Empreendedorismo Florestal na Amazônia
A Fundação Getulio Vargas, através da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), promove reuniões virtuais com os Diálogos Amazônicos, uma plataforma digital para discutir com toda a sociedade civil organizada temas de interesse do desenvolvimento socioeconômico sustentável da Amazônia Brasileira.
Tema: Empreendedorismo Florestal na Amazônia
Desde começo dos anos 1970, já foram desmatados mais de 820 mil km2 de floresta na Amazônia Legal e esse desmatamento tem crescido, de modo relevante, desde 2012. Pode-se dizer que pouco desse desmatamento se converteu em riqueza para a sociedade como um todo. Contudo, a floresta plantada pode gerar mais riqueza para a sociedade do que o desmatamento associado com atividades ilegais e desrespeitando ao meio ambiente. Neste episódio, reunimos um empreendedor e dois renomados pesquisadores para debater se é possível desenvolver uma atividade florestal, agroflorestal e agrícola, em geral, sustentável e como oportunidade de investimento em plena Amazônia Brasileira.
Convidados:
Gilberto Derze
Fundador da RADIX Investimentos Florestais & Floresta SA
Niro Higuchi
Membro titular da Academia Brasileira de Ciências e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 2007, junto com outros cientistas, pelos estudos em defesa do clima.
Alfredo Kingo Oyama Homma
Pesquisador Embrapa Amazônia Oriental, recebeu o Prêmio Jabuti 1999, na categoria Ciências Naturais e Medicina com o livro “Amazônia: meio ambiente e desenvolvimento agrícola”.
Moderação:
Márcio Holland – Professor na FGV EESP
Daniel Vargas – Professor na FGV EESP