O embrião do Centro de Estudos de Geoconomia do Comércio e Investimentos foi o Centro do Comércio Global e Investimento (CCGI), que durou de setembro de 2010 a dezembro de 2024. O CCGI tinha o objetivo de integrar as áreas de economia, direito e administração de empresas da FGV e oferecer uma abordagem diferenciada do comércio internacional, centrada na pesquisa e análise da regulação e competitividade do setor, nas suas diferentes esferas de atuação: multilateral, regional, bilateral e por país. Além de examinar as atividades de exportação e importação, o CCGI desenvolveu projetos em outras áreas importantes para o comércio como: propriedade intelectual, investimento e cadeias de valores globais, finanças e câmbio, concorrência, barreiras não tarifárias ao comércio, abuso de poder econômico, meio ambiente e mudanças climáticas, padrões trabalhistas, direitos humanos e inter-relação entre comércio e desenvolvimento sustentável. Adicionalmente o CCGI abrigou, desde 28 de maio de 2014, o programa de cátedra da OMC.
Em 2025, foi formalizado o Centro de Estudos de Geoconomia do Comércio e Investimentos, que busca expandir a capacidade analítica sobre temas econômicos, agregando variáveis de poder, e focando na conexão entre economia e política, sem descurar de aspectos técnicos jurídicos e econômicos.
O Centro conta com a colaboração externa de diversos pesquisadores: Catherine Rebouças Mota, Mauro Kiithi Arima Júnior, Alexandre Coelho, Magali Favaretto Prieto Fernandes, Vera Kanas Grytz.