O Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação (NAPPE) é a coordenação responsável pela área pedagógica dos cursos da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Nossa missão é zelar pela qualidade das metodologias de ensino empregadas nas diferentes atividades pedagógicas, disseminar conhecimento, formar e capacitar profissionais de ensino em metodologias ativas de aprendizagem.
Amanda Arabage
Doutora em Economia pela FGV EESP
Bruno Tebaldi
Doutor em Economia pela FGV EESP
Gabriela Fonseca
Doutora em Economia pela FGV EESP
Mariah Morikawa
Graduada em Letras (2021) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Araraquara).
Natália Marchi
Bacharel em Direito (UNESP) e em Ciências Econômicas (USP)
Priscilla Tavares
Doutora em Economia pela FGV EESP
Raone Costa
Doutor em Economia pela FGV EESP
Na FGV EESP, utilizamos diferentes metodologias ativas de ensino, respeitando as experiências pedagógicas e o perfil discente dos diferentes cursos. Conheça:
O Problem-Based Learning (PBL) é a metodologia ativa de ensino que utiliza problemas complexos para embasar o aprendizado. Em pequenos grupos, alunas e alunos aprendem modelos, instrumentos e conteúdos teóricos a partir do entendimento e resolução de um problema da vida real, sob supervisão de docente da área.
A dinâmica de resolução dos problemas ocorre em três etapas. Na pré-discussão, o grupo explora o problema, levanta ideias e define os objetivos de aprendizagem. Durante a fase de autoestudo, as/os estudantes se debruçam sobre a bibliografia acerca do conteúdo alvo de aprendizado. E na pós-discussão, o grupo expõe a solução proposta e, sob a supervisão da/do docente, resolve dúvidas e aprofunda o entendimento do conteúdo. Em cada tutorial, o/a tutor/a realiza a avaliação de engajamento e fornece feedback estruturado para as/os alunas/os. Dessa maneira, as/os estudantes podem monitorar de perto o seu progresso acadêmico e traçar as melhores estratégias de estudo e aprendizagem ao longo do curso.
Na FGV EESP, o PBL é empregado no curso de graduação desde 2013.
Tutorial do Curso de Graduação em Economia da FGV EESP
Exemplo de problema do PBL:
Problema da área de Econometria. Tópico: a noção de causalidade.
A imagem abaixo nos leva a uma conclusão óbvia: gatos são surpreendentemente densos!
Bibliografia: STOCK, James H.; WATSON, Mark W. Introduction to econometrics (2ª edição), 2012. Seções 1.1 a 1.3.
Quer conhecer exemplos de problemas do PBL?
Acesse o Banco de Problemas PBL da FGV EESP abaixo nessa página.
PjBL
O Project Based Learning (PjBL) utiliza projetos como principal ferramenta de aprendizagem. Em equipes, estudantes propõem uma solução viável para um desafio complexo, proposto por um parceiro do setor público ou privado. Sob supervisão docente, elaboram um projeto com as etapas de planejamento e execução da solução proposta. A elaboração do projeto se dá em três etapas. No nivelamento, o grupo é apresentado a informações básicas sobre o tema do projeto. Durante o engajamento, a problemática é explorada pelo grupo para a realização de um diagnóstico baseado em evidências. Na fase de desenvolvimento, há uma ampla discussão e extensa troca sobre as soluções propostas e sua conexão com o diagnóstico, além das etapas operacionais de elaboração de um projeto, como comunicação, pessoas envolvidas, cronograma e orçamento. Nas reuniões de trabalho, os grupos recebem orientação do/a professor/a e feedback sobre como melhorar a solução proposta e aprimorar suas habilidades de trabalho em grupos. Os projetos finais são apresentados a uma banca de docentes e clientes potenciais.
Na FGV EESP, o PjBL é empregado no curso de graduação desde 2013.
Exemplo de projeto do PjBL:
Projeto do segundo ano do curso de graduação em Economia.
Você já deve saber que a participação das mulheres nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia é menor do que a dos homens e, portanto, as mulheres estão subrepresentadas no mercado de trabalho na profissão. A desigual distribuição de gênero entre as diferentes profissões e ocupações não é uma particularidade nossa. Há muito mais mulheres no setor de enfermagem e muito mais homens na área das engenharias. Essas diferenças na escolha ocupacional acabar por se refletir nas oportunidades de emprego, na qualidade dos postos de trabalho e na remuneração, levando a um gap salarial entre homens e mulheres. Pode-se argumentar que, se essas diferenças são frutos de escolhas, o resultado não deveriam ser um problema em si. Entretanto, há evidências de que essas escolhas não são frutos apenas de preferências distintas entre homens e mulheres, mas que também são efeito de estereótipos de gênero e normas sociais. Nesse caso, faria sentido estabelecer políticas ou programas que atuassem em aumentar o interesse e a participação de mulheres em algumas profissões. Esse é o seu papel ao longo do semestre: propor uma solução para aumentar o número de mulheres na profissão de economista no Brasil.
Na FGV EESP, o PjBL é empregado no curso de graduação desde 2013.
O Contextual Learning Experience (CLE) é uma metodologia desenvolvida em 2020 pelo NAPPE para atender o perfil dos alunos e alunas dos cursos de pós-graduação profissional e executiva da FGV EESP. No CLE, as aulas são divididas em três blocos. Na primeira etapa, o tema da aula é apresentado a partir de uma motivação concreta. A segunda etapa é dedicada à exposição do conteúdo pelo/a professor/a por meio de diferentes estratégias pedagógicas. Na terceira etapa, é realizada uma aplicação prática do conteúdo aprendido, desenvolvida em grupos de alunos e alunas. Ao final de cada aula, os grupos realizam a entrega de um produto, resultado da atividade desenvolvida. As entregas são avaliadas pelo/a professor/a e pelo/a monitor/a da disciplina e as/os estudantes recebem um feedback de seu desempenho no início da aula seguinte, para que possam monitorar de perto o seu progresso.
Exemplo de aula do CLE:
Aula sobre os efeitos de intervenções governamentais nos resultados do mercado.
Aplicação ao caso de mercado de trabalho
“O anúncio de que a Uber não vai mais intermediar o delivery de comida no Brasil através da plataforma Uber Eats caiu como uma bomba no setor. E não faltam possíveis explicações. (...) O timing da mudança, porém, levantou suspeitas. O anúncio ocorreu um dia depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar uma lei que obriga os aplicativos de delivery a pagar auxílio aos entregadores em casos de acidentes durante o trabalho e de contaminação por covid-19.”
Atividade em grupo: estudar os efeitos da introdução de um salário-mínimo aos entregadores por aplicativos sobre o número de trabalhadores empregados nesse setor e os rendimentos dos entregadores, discutir os aspectos redistributivos e o resultado em termos de bem-estar para a sociedade como um todo.
Antes do início das aulas, o NAPPE apresenta as metodologias ativas de ensino para as/os alunas/os, nos eventos de onbording.
No curso de graduação, são realizadas palestras e simulações de tutoriais do PBL para as/os alunas/os ingressantes durante a Semana de Integração.
Nos cursos de Mestrado e Doutorado Profissionais e nos Cursos Masters, é realizada a imersão no CLE e a simulação de uma aplicação prática por professor/a convidado/a no Evento de Recepção.
O NAPPE oferece apoio pedagógico sob demanda ao corpo discente de todos os programas de graduação e pós-graduação. A/o aluna/o que precisa auxílio com a construção da grade curricular, rotina e estratégias de estudos, apoio com as metodologias ativas ou qualquer orientação de natureza pedagógica tem à sua disposição a orientação individual agendada em atendimento presencial ou virtual.
O EESPartanos é um programa de mentoria destinado para as/os alunas/os do curso de graduação. Cada ingressante pode ser apadrinhada/o por um/a veterano/a, de acordo com perfil ou afinidade. Quem está a mais tempo na EESP compartilha suas experiências com quem está chegando e auxilia na transição para o mundo novo do ensino superior.
Avaliação e Selo NAPPE
O emprego de metodologias ativas de ensino na FGV EESP conta com material didático estruturado, de uso exclusivo dos programas de graduação e pós-graduação da Escola. Os workbooks apresentam os problemas, projetos e aplicações práticas desenvolvidos no PBL, PjBL e CLE e são elaborados em duas versões: discente e docente. O guia de orientação para estudantes é um material que ajuda as/os alunas/os a se preparem para as aulas e demais atividades didáticas. Todo o material didático é elaborado por professores/as da FGV EESP e avaliado pelo NAPPE.
Periodicamente, os materiais passam por avaliação de pareceristas externos, seguindo os critérios de qualidade da estrutura estabelecidos pela literatura acadêmica - conteúdo, contexto e conexão (Hung, 2019). Os workbooks que atendem a todos os requisitos recebem o selo de material certificado pelo NAPPE.
Materiais que receberam selo em 2023:
Formação inicial
Antes de iniciar as atividades didáticas nos programas de graduação e pós-graduação da FGV EESP, as/os professoras/es passam por cursos de formação inicial nas metodologias PBL, PjBL e CLE. A formação inicial inclui um curso assíncrono, que aborda os fundamentos e aspectos teóricos das metodologias, e encontros síncronos que reúnem formadoras/es e professoras/es veteranas/os para a realização de simulações de aulas nas metodologias ativas utilizadas.
Formação continuada
Ao longo do ano letivo, o NAPPE oferece encontros de formação continuada para as/os docentes. São ministrados cursos de aprimoramento das práticas pedagógicas, elaboração do material didático, proposição de avaliações de desempenho e workshops que abordam temas específicos relacionados à prática didática, ao ambiente e ao relacionamento entre alunas/os e professoras/es. Uma vez por mês, o NAPPE recebe os novos professores para um bate-papo informal, o Café com NAPPE. É um espaço de intensa troca entre professoras/es veteranas/os e recém-chegadas/os, onde o assunto gira em torno de suas experiências em sala de aula com o uso de metodologias ativas.
O NAPPE é responsável por realizar as avaliações de desempenho docente, por meio de questionários e grupos focais que coletam as opiniões das/os alunas/os acerca do andamentos dos cursos. Ao final de cada trimestre, docentes recebem os boletins de avaliação e o feedback das coordenações dos cursos nos quais atuam.
O NAPPE oferece suporte pedagógico sob demanda ao corpo docente de todos os programas de graduação e pós-graduação. O/a professor/a que deseja apoio para a elaboração ou aprimoramento do material didático ou para a condução das atividades didáticas e as metodologias ativas tem à sua disposição a orientação individual agendada em atendimento presencial ou virtual, com profissional do NAPPE.
Fevereiro:
08/02 - Formação inicial PBL e PJBL | PBL: 14h-15h50 - PJBL: 16h-17h50
Público-alvo: Professores tutores novos do CGE
20/02 – Reunião Pedagógica – 16h às 17h
Público-alvo: Todos os professores EESP (todas as carreiras e contratos) que lecionarão no próximo semestre
Abril:
16/04 – Workshop NAPPE - 17h às 18h
Público-alvo: Todos os professores EESP (todas as carreiras e contratos)
Julho:
01/07 - Formação inicial PBL e PJBL | PBL: 14h às 15h50 - PJBL: 16h às 17h50
Público-alvo: Professores tutores novos do CGE
25/07 – Reunião Pedagógica – 16h às 17h
Público-alvo: Todos os professores EESP (todas as carreiras e contratos) que lecionarão no próximo semestre
Agosto:
16/08 - Formação inicial PFPS - 14h às 17h50
Público-alvo: Professores tutores novos do CGE, alunos do CMCD
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