NAPPE

  • Quem Somos 

    • O Núcleo de Apoio Pedagógico e Pesquisa em Educação (NAPPE) é a coordenação responsável pela área pedagógica dos cursos da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Nossa missão é zelar pela qualidade das metodologias de ensino empregadas nas diferentes atividades pedagógicas, disseminar conhecimento, formar e capacitar profissionais de ensino em metodologias ativas de aprendizagem. 

      amanda.png

      Amanda Arabage
      Doutora em Economia pela FGV EESP

       

      2_6.png

      Bruno Tebaldi
      Doutor em Economia pela FGV EESP

       

      gabriela.png

      Gabriela Fonseca
      Doutora em Economia pela FGV EESP

       

      3_1.png

      Mariah Morikawa
      Graduada em Letras (2021) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP Araraquara). 

       

      6.png

      Natália Marchi
      Bacharel em Direito (UNESP) e em Ciências Econômicas (USP)

       

      4_1.png

      Priscilla Tavares
      Doutora em Economia pela FGV EESP

       

      7.png

      Raone Costa
      Doutor em Economia pela FGV EESP

  • Metodologias

    • Na FGV EESP, utilizamos diferentes metodologias ativas de ensino, respeitando as experiências pedagógicas e o perfil discente dos diferentes cursos. Conheça:

    • PBL 

      O Problem-Based Learning (PBL) é a metodologia ativa de ensino que utiliza problemas complexos para embasar o aprendizado. Em pequenos grupos, alunas e alunos aprendem modelos, instrumentos e conteúdos teóricos a partir do entendimento e resolução de um problema da vida real, sob supervisão de docente da área. 

      A dinâmica de resolução dos problemas ocorre em três etapas. Na pré-discussão, o grupo explora o problema, levanta ideias e define os objetivos de aprendizagem. Durante a fase de autoestudo, as/os estudantes se debruçam sobre a bibliografia acerca do conteúdo alvo de aprendizado. E na pós-discussão, o grupo expõe a solução proposta e, sob a supervisão da/do docente, resolve dúvidas e aprofunda o entendimento do conteúdo. Em cada tutorial, o/a tutor/a realiza a avaliação de engajamento e fornece feedback estruturado para as/os alunas/os. Dessa maneira, as/os estudantes podem monitorar de perto o seu progresso acadêmico e traçar as melhores estratégias de estudo e aprendizagem ao longo do curso. 

      Na FGV EESP, o PBL é empregado no curso de graduação desde 2013. 

      dinamica.png

       

      pbl_2.png

      Tutorial do Curso de Graduação em Economia da FGV EESP

       

      Exemplo de problema do PBL: 

      Problema da área de Econometria. Tópico: a noção de causalidade. 

      A imagem abaixo nos leva a uma conclusão óbvia: gatos são surpreendentemente densos! 

      captura_de_tela_2023-10-09_as_11.59.22.png

      Bibliografia: STOCK, James H.; WATSON, Mark W. Introduction to econometrics (2ª edição), 2012. Seções 1.1 a 1.3. 

      Saiba mais sobre sobre o PBL acessando o vídeo
       

      Quer conhecer exemplos de problemas do PBL?
      Acesse o Banco de Problemas PBL da FGV EESP abaixo nessa página. 

       

      PjBL 

      O Project Based Learning (PjBL) utiliza projetos como principal ferramenta de aprendizagem. Em equipes, estudantes propõem uma solução viável para um desafio complexo, proposto por um parceiro do setor público ou privado. Sob supervisão docente, elaboram um projeto com as etapas de planejamento e execução da solução proposta. A elaboração do projeto se dá em três etapas. No nivelamento, o grupo é apresentado a informações básicas sobre o tema do projeto. Durante o engajamento, a problemática é explorada pelo grupo para a realização de um diagnóstico baseado em evidências. Na fase de desenvolvimento, há uma ampla discussão e extensa troca sobre as soluções propostas e sua conexão com o diagnóstico, além das etapas operacionais de elaboração de um projeto, como comunicação, pessoas envolvidas, cronograma e orçamento. Nas reuniões de trabalho, os grupos recebem orientação do/a professor/a e feedback sobre como melhorar a solução proposta e aprimorar suas habilidades de trabalho em grupos. Os projetos finais são apresentados a uma banca de docentes e clientes potenciais. 

      Na FGV EESP, o PjBL é empregado no curso de graduação desde 2013.

      site_nappe_etapas.png

       

      Exemplo de projeto do PjBL: 

      Projeto do segundo ano do curso de graduação em Economia. 

      Você já deve saber que a participação das mulheres nos cursos de graduação e pós-graduação em Economia é menor do que a dos homens e, portanto, as mulheres estão subrepresentadas no mercado de trabalho na profissão. A desigual distribuição de gênero entre as diferentes profissões e ocupações não é uma particularidade nossa. Há muito mais mulheres no setor de enfermagem e muito mais homens na área das engenharias. Essas diferenças na escolha ocupacional acabar por se refletir nas oportunidades de emprego, na qualidade dos postos de trabalho e na remuneração, levando a um gap salarial entre homens e mulheres. Pode-se argumentar que, se essas diferenças são frutos de escolhas, o resultado não deveriam ser um problema em si. Entretanto, há evidências de que essas escolhas não são frutos apenas de preferências distintas entre homens e mulheres, mas que também são efeito de estereótipos de gênero e normas sociais. Nesse caso, faria sentido estabelecer políticas ou programas que atuassem em aumentar o interesse e a participação de mulheres em algumas profissões. Esse é o seu papel ao longo do semestre: propor uma solução para aumentar o número de mulheres na profissão de economista no Brasil.

      Na FGV EESP, o PjBL é empregado no curso de graduação desde 2013. 

      Confira um dos projetos apresentados!

      "Novo Modelo de Admissão: Uma Proposta", por André Winkler Heemann, Manuela Nui Outsubo e Nícolas Goulart de Moura.
       

      CLE 

      O Contextual Learning Experience (CLE) é uma metodologia desenvolvida em 2020 pelo NAPPE para atender o perfil dos alunos e alunas dos cursos de pós-graduação profissional e executiva da FGV EESP. No CLE, as aulas são divididas em três blocos. Na primeira etapa, o tema da aula é apresentado a partir de uma motivação concreta. A segunda etapa é dedicada à exposição do conteúdo pelo/a professor/a por meio de diferentes estratégias pedagógicas. Na terceira etapa, é realizada uma aplicação prática do conteúdo aprendido, desenvolvida em grupos de alunos e alunas. Ao final de cada aula, os grupos realizam a entrega de um produto, resultado da atividade desenvolvida. As entregas são avaliadas pelo/a professor/a e pelo/a monitor/a da disciplina e as/os estudantes recebem um feedback de seu desempenho no início da aula seguinte, para que possam monitorar de perto o seu progresso. 

      feed.png

      Exemplo de aula do CLE: 

      Aula sobre os efeitos de intervenções governamentais nos resultados do mercado. 

      Aplicação ao caso de mercado de trabalho 

      “O anúncio de que a Uber não vai mais intermediar o delivery de comida no Brasil através da plataforma Uber Eats caiu como uma bomba no setor. E não faltam possíveis explicações. (...) O timing da mudança, porém, levantou suspeitas. O anúncio ocorreu um dia depois do presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar uma lei que obriga os aplicativos de delivery a pagar auxílio aos entregadores em casos de acidentes durante o trabalho e de contaminação por covid-19.”   

      (Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2022/01/10/fim-do-uber-eats-no-brasil-mudanca-global-e-treta-com-ifood-podem-explicar.htm

      Atividade em grupo: estudar os efeitos da introdução de um salário-mínimo aos entregadores por aplicativos sobre o número de trabalhadores empregados nesse setor e os rendimentos dos entregadores, discutir os aspectos redistributivos e o resultado em termos de bem-estar para a sociedade como um todo. 

      TBL

      O Team-Based Learning é uma metodologia ativa de ensino que combina a preparação prévia do(a) estudante, a verificação de aprendizagem por meio de instrumentos de avaliação individual e coletivo e a discussão em grupos de um caso concreto, em que os conceitos aprendidos são aplicados.

      Na primeira etapa, os(as) alunos estudam material recomendado pelo(a) professor(a) e chegam preparado(a)s para a sessão do TBL. Na segunda etapa, os(as) estudantes respondem a um teste de conhecimento individual (i-Rat), cujo objetivo é verificar a compreensão dos conceitos estudados. Em seguida, realizam o mesmo teste, mas dessa vez em grupos (g-Rat), com o propósito de comparar suas respostas prévias e - ao pares - solucionarem dúvidas e chegarem a um consenso sobre a resposta correta para cada item do teste. Na terceira etapa, um caso significativo é apresentado aos grupos. Ao responderem a um conjunto de perguntas relativas ao caso, os diferentes grupos trazem insumos para a sua discussão, de forma complexa. A dinâmica se dá por meio da divulgação simultânea das respostas dadas pelos grupos e pela arguição que o(a) professor(a) faz acerca das escolhas de resposta.

      Na FGV EESP, o TBL tem sido utilizado desde 2024, em disciplinas instrumentais, como Matemática Financeira.

                                                          nappe_site_297_x_210_mm_1.png

       

  • Apoio para Estudantes

  • Apoio para Docentes

    • Material Didático 

      • Avaliação e Selo NAPPE 

      O emprego de metodologias ativas de ensino na FGV EESP conta com material didático estruturado, de uso exclusivo dos programas de graduação e pós-graduação da Escola. Os workbooks apresentam os problemas, projetos e aplicações práticas desenvolvidos no PBL, PjBL e CLE e são elaborados em duas versões: discente e docente. O guia de orientação para estudantes é um material que ajuda as/os alunas/os a se preparem para as aulas e demais atividades didáticas. Todo o material didático é elaborado por professores/as da FGV EESP e avaliado pelo NAPPE.  

      Periodicamente, os materiais passam por avaliação de pareceristas externos, seguindo os critérios de qualidade da estrutura estabelecidos pela literatura acadêmica - conteúdo, contexto e conexão (Hung, 2019). Os workbooks que atendem a todos os requisitos recebem o selo de material certificado pelo NAPPE. 

      v_final_0.png

      Materiais que receberam selo em 2023: 

      • Econometria Aplicada (Marcel Ribeiro e Vitor Possebom) 
      • Econometria II - Séries de Tempo (Emerson Marçal) 
      • Economia Brasileira Contemporânea (Thales Zamberlan Pereira e Leonardo Weller) 
      • Economia Internacional (Emanuel Ornelas) 
      • Economia do Setor Público (Enlinson Mattos) 
      • Formação Econômica do Brasil (Leonardo Weller) 
      • História Econômica Geral (Luiz Felipe de Alencastro) 
      • História Financeira (Leonardo Weller) 
      • Interpretações do Brasil (Marcos Paulo de Lucca Silveira) 
      • Microeconomia Avançada IV – Economia Comportamental (Raone Botteon Costa) 
      • Teoria Microeconômica I –  Consumidor, Firma, Mercados (Enlinson Mattos e Natalia Marchi) 

       

      Formação Docente 

      • Formação inicial 

      Antes de iniciar as atividades didáticas nos programas de graduação e pós-graduação da FGV EESP, as/os professoras/es passam por cursos de formação inicial nas metodologias PBL, PjBL e CLE. A formação inicial inclui um curso assíncrono, que aborda os fundamentos e aspectos teóricos das metodologias, e encontros síncronos que reúnem formadoras/es e professoras/es veteranas/os para a realização de simulações de aulas nas metodologias ativas utilizadas. 

      • Formação continuada 

       Ao longo do ano letivo, o NAPPE oferece encontros de formação continuada para as/os docentes. São ministrados cursos de aprimoramento das práticas pedagógicas, elaboração do material didático, proposição de avaliações de desempenho e workshops que abordam temas específicos relacionados à prática didática, ao ambiente e ao relacionamento entre alunas/os e professoras/es. Uma vez por mês, o NAPPE recebe os novos professores para um bate-papo informal, o Café com NAPPE. É um espaço de intensa troca entre professoras/es veteranas/os e recém-chegadas/os, onde o assunto gira em torno de suas experiências em sala de aula com o uso de metodologias ativas. 

       

      Avaliação Docente 

      O NAPPE é responsável por realizar as avaliações de desempenho docente, por meio de questionários e grupos focais que coletam as opiniões das/os alunas/os acerca do andamentos dos cursos. Ao final de cada trimestre, docentes recebem os boletins de avaliação e o feedback das coordenações dos cursos nos quais atuam. 

       

      Suporte 

      O NAPPE oferece suporte pedagógico sob demanda ao corpo docente de todos os programas de graduação e pós-graduação. O/a professor/a que deseja apoio para a elaboração ou aprimoramento do material didático ou para a condução das atividades didáticas e as metodologias ativas tem à sua disposição a orientação individual agendada em atendimento presencial ou virtual, com profissional do NAPPE. 

       

  • Acontece no NAPPE

    • Agenda 2024

       

      Janeiro

      MDPE > Reunião Pedagógica

      17/Jan | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores que lecionarão no 1º trimestre.

      Fevereiro

      MASTER > Reunião Pedagógica

      07/Fev | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores do Presencial e Blended que lecionarão no 1º trimestre

       

      CGE > Formação Inicial PBL

      08/Fev | 14h às 15h50

      Público-alvo: Professores Tutores Novos

       

      CGE > Formação Inicial PjBL

      08/Fev | 16h às 17h50

      Público-alvo: Professores Tutores Novos

       

      PFPS > Formação Continuada – Encontro Síncrono

      15/Fev | 16h às 18h

      Público-alvo: Professores Tutores Novos

       

      CGE > Reunião Pedagógica

      20/Fev | 11h às 12h30

      Público-alvo: Todos os Professores que lecionarão no 1º semestre/2024

      Março

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      05/Mar | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

      Abril

      MDPE > Reunião Pedagógica

      03/Abr | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores que lecionarão no 2º trimestre.

       

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      03/Abr | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

       

      MASTER > Treinamento metodologia CLE + Definição de calendário de entrega de materiais

      10/Abr | 17h às 18h30

      Público-alvo: Professores do Blended que lecionarão no 2º semestre/2024

       

      Todos > Workshop NAPPE

      16/Abr | 17h às 18h

      Público-alvo: Todos os Professores EESP

       

      CGE > Curso de Elaboração de Problemas

      17/Abr | 17h às 18h50

      Público-alvo: Professores líderes de disciplinas

       

      MASTER > Reunião Pedagógica

      17/Abr | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores do Presencial e Blended que lecionarão no 2º trimestre

      Maio

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      08/Mai | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

      Junho

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      05/Jun | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

      Julho

      CGE > Formação Inicial PBL

      01/Jul | 14h às 15h50

      Público-alvo: Professores Tutores Novos

       

      CGE > Formação Inicial PjBL

      01/Jul | 16h às 17h50

      Público-alvo: Professores Tutores Novos

       

      MDPE > Reunião Pedagógica

      17/Jul | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores que lecionarão no 3º trimestre.

       

      MASTER > Reunião Pedagógica

      24/Jul | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores do Presencial e Blended que lecionarão no 3º trimestre

      Agosto

      CGE > Reunião Pedagógica

      05/Ago | 11h às 12h

      Público-alvo: Todos os Professores que lecionarão no 2º semestre/2024

       

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      06/Ago | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

       

      PFPS > Formação Síncrona PFPS

      16/Ago | 14h às 17h50

      Público-alvo: Programa de Formação de Professores Supervisores

      Setembro

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      04/Set | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

       

      CGE > Workshop NAPPE

      17/Set | 17h às 18h50

      Público-alvo: Todos os Professores EESP

       

      CGE > Curso de Elaboração de Problemas

      18/Set | 14h às 15h50

      Público-alvo: Professores líderes de disciplinas

       

      MASTER > Reunião Pedagógica

      18/Set | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores do Presencial e Blended que lecionarão no 4º trimestre

       

      MDPE > Reunião Pedagógica

      25/Set | 17h às 18h

      Público-alvo: Professores que lecionarão no 4º trimestre.

      Outubro

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      02/Out | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

      Novembro

      PFPS > Reunião de Acompanhamento Novos Tutores

      06/Nov | 18h às 18h50

      Público-alvo: Novos Tutores

      Dezembro

      MASTER > Treinamento metodologia CLE + Definição de calendário de entrega de materiais

      11/Dez | 17h às 18h30

      Público-alvo: Professores do Blended que lecionarão no 1º semestre/2025

       

Acesse o Banco de Problemas do PBL

Faca o download do material

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.