• Ênfases

    Sobre as ênfases

    • Finanças

      A ênfase de Finanças busca formar profissionais para o mercado financeiro e de investimentos, ou para área financeira de empresas (finanças corporativas).

      Economia

      Enfatiza aspectos microeconômicos das teorias da fi­rma e dos contratos, bem como aspectos macroeconômicos que tenham impactos relevantes no ambiente em que as empresas operam. O curso objetiva proporcionar a profissionais de economia e finanças uma sólida formação em teoria econômica e financeira, a qual é aplicada na análise de questões atuais do mercado financeiro nacional e internacional, da organização empresarial e da política econômica. A abordagem dos temas teóricos é rigorosa e se concentra no estudo das bases conceituais necessárias à compreensão aprofundada dos problemas que os alunos enfrentam em sua vida profissional.

      Desenvolvimento Sustentável

      A ênfase irá proporcionar uma sólida formação analítica aos profissionais interessados na teoria e na prática do tema. O curso foi estruturado em torno de três grandes subtemas que envolvem o debate sobre desenvolvimento sustentável: (I) políticas públicas, (ii) economia e (iii) finanças - permitindo maior aprofundamento nas bases conceituais, modelos, técnicas e ferramentas necessárias à compreensão sobre o tema, sob à ótica de uma escola de economia. 

      POLÍTICAS ECONÔMICAS

      Esta ênfase do curso tem como objetivo proporcionar uma visão teórica e aplicada dos principais eixos de política econômica, com foco em aspectos macroeconômicos. A ênfase transita de forma harmônica em torno dos principais instrumentais analítico-quantitativos para a compreensão dos aspectos fundamentais associados às estratégias e vetores condicionantes da política econômica. Sob essa perspectiva, a ênfase abordará os elementos essenciais relativos à política monetária, política fiscal e política cambial, tanto no âmbito integrado quanto específico. A partir disso, o participante terá plenas condições de construir, avaliar e propor estratégias de política econômica fundamentadas em sólida formação teórica aplicada, com amplo uso de modelagem matemática e econométrica.

      Mestrado para Residentes de Fora de SP (Concentrado)

      O Mestrado para Residentes de Fora de SP (Concentrado) destina-se aos profissionais com experiência no mercado de trabalho que buscam aprofundar seus estudos nas áreas de Finanças ou de Economia do curso.

      Diferentemente do mestrado acadêmico, o MPE, além proporcionar sólida formação teórica, dá ênfase nas aplicações dessas teorias para a compreensão da realidade brasileira. Por esse motivo, é o curso mais indicado para aqueles que desejam aprimorar sua capacidade analítica em Finanças e Economia e que não pretendam, necessariamente, seguir uma carreira acadêmica, muito embora o curso os habilite para tal.

      Na sua versão concentrada, que abrange as mesmas disciplinas e conteúdo programático da versão tradicional do MPE, o MPE CONCENTRADO (MPFEC) busca atingir os profissionais que se localizam fora da região metropolitana de São Paulo, permitindo que estes tenham acesso a uma formação sólida e de qualidade FGV.

      Mestrado Profissional em Finanças e Economia em SJC

       A Associação Parque Tecnológico São José dos Campos (PQTEC) e a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) assinaram Termo de Parceria para conjugação de esforços com vistas à estruturação e implantação de infraestrutura acadêmica com ênfase em economia, negócios, e demais áreas de interesse comum entre as partes.

      Neste contexto, exemplificam-se como atividades a implantação de cursos de aperfeiçoamento stricto sensu, e Mestrado Profissional, além de cooperação e prospecção de projetos de inovação tecnológica, realização de pesquisas, eventos, simpósios, fóruns e workshops.

       

      Banking

      Formação analítica e quantitativa aos profissionais do mercado em teoria e prática na área bancária. O setor bancário tem papel de grande relevância na economia brasileira e mundial, e possui características e complexidade que o diferenciam enormemente das demais formas de organizações empresarias, por isso seu estudo e compreensão requer uma visão diferente dos negócios. Ademais, o curso enfatiza a aplicação de modelos, técnicas e ferramentas para situações enfrentadas no mercado bancário, bem como seus principais segmentos de atuação, abordando a gestão econômica do negócio, seus riscos, sua regulação e competição, dentre outros aspectos.

      Econometria

      Esta ênfase é voltada para profissionais que desejam uma sólida formação analítica e quantitativa em teoria e prática econométrica, que é obtida por meio do estudo e compreensão de ferramentas (softwares e pacotes) e modelos econométricos em diferentes especializações de economia e finanças. Ademais, o curso foca na aplicação das técnicas e ferramentas econométricas às áreas de economia e finanças, com uso no mercado financeiro, de capitais, previdência, educação, saúde, regulação, aspectos macroeconômicos, etc.

      Engenharia Financeira

      A ênfase de Engenharia Financeira envolve a aplicação de ferramentas e métodos de finanças, matemática, física, computação, economia e econometria, à solução de problemas de interesse em gestão de carteiras/investimentos, gestão de riscos e consequentemente em apreçamento e hedging de instrumentos derivativos, trading, produtos estruturados e alocação de ativos, entre outros temas correlatos.

      Macroeconomia Política

      Esta ênfase do curso possui como objetivo oferecer um arcabouço teórico e aplicado para tratar a questão de como a política afeta a economia, que é complexa devido sua abrangência, porém conta com o ferramental analítico-quantitativo que a ciência econômica vem desenvolvendo. É uma área que interaciona Economia, Política e Direito.  A economia política estuda a relação entre indivíduos e sociedade, entre Mercado e Estado. Esta ênfase permite que seu participante tenha condições de refletir sobre esse tema tanto do ponto de vista positivo, quanto do normativo. Do ponto de vista positivo, será discutido como as restrições políticas que nascem do conflito de interesses podem explicar as escolhas coletivas de políticas e resultados subótimos do ponto de vista econômico. Além disso, a visão normativa discutirá como uma sociedade com restrições políticas dadas, pode atingir objetivos econômicos específicos, que envolve o projeto de melhorar instituições para atingir resultados socioeconômicos como crescimento econômico, Estado eficiente na provisão dos serviços públicos e o respeito ao Estado de Direito.

       

      Finanças Comportamentais

      Esta ênfase do curso possui como objetivo discutir como incorporar nos modelos econômicos e financeiros os vieses comportamentais documentados em estudos de psicologia, que os agentes econômicos frequentemente apresentam em suas tomadas de decisões, e que não seriam compatíveis com as premissas dos modelos baseados em racionalidade do comportamento. A ênfase abordará modelos comportamentais teóricos e aplicados às decisões individuais, do mercado, e das políticas públicas, bem como o debate sobre a pesquisa psicológica sobre comportamento iniciada por Kahneman e Tversky, e as evidências empíricas encontradas nos mercados financeiro e de capitais, que afetam o apreçamento de ativos e bens, a constatação de efeitos calendários, dentre outros.

      Macroeconomia Financeira

      O objetivo da ênfase em Macroeconomia Financeira é combinar os diversos aspectos das teorias de finanças, com modelagem econométrica no contexto das teorias macroeconômicas para analisar e fazer previsões sobre o comportamento da economia. Trata-se, de um lado, de entender como instrumentos, mercados (ex. acionário, cambial, etc.) e instituições financeiras (ex. bancos, gestoras de fundos, etc.) afetam o comportamento macroeconômico e, de outro, como as variáveis e políticas macroeconômicas afetam as decisões financeiras.

      Políticas Sociais parceria com FGV EESP Clear

      O Mestrado Profissional em Economia (MPE) com ênfase em Políticas Sociais em parceria com FGV EESP Clear é um curso stricto sensu e faz parte do Programa de Mestrado Profissional em Economia da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). O curso objetiva proporcionar uma sólida formação analítica e quantitativa aos profissionais da área de políticas sociais. A abordagem dos temas teóricos é rigorosa e se concentra no estudo das bases conceituais necessárias à compreensão aprofundada dos problemas que os profissionais enfrentam em suas áreas de atuação. Ademais, o curso enfatiza as diversas políticas sociais brasileiras, analisando e discutindo-as sob a ótica da teoria econômica. Dessa forma, o curso supre as necessidades presentes e futuras desses profissionais na elaboração, implantação e avaliação de políticas sociais em diversas áreas tais como mercado de trabalho, previdência, educação, saúde, regulação, violência, combate à pobreza, etc.

  • Sobre

    O curso

    • O Mestrado Profissional em Economia e Finanças (MPE) é um curso de pós-graduação stricto sensu da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) autorizado pela CAPES.

      É voltado para profissionais que buscam adquirir ou aprimorar sua bagagem acadêmica em pesquisas, teorias, ferramentas, e outros instrumentos para aplicação na sua vida pessoal e/ou profissional, sem abandonar suas atividades no mercado onde atua.

      O curso também abre portas para o desenvolvimento de novas carreiras (como docente de ensino superior, por exemplo), e a possibilidade de continuidade de estudos após o mestrado pela realização de outros cursos mais avançados de curto ou longo prazo, como, por exemplo, o doutorado na modalidade acadêmica ou profissional.

      O MPE possui diversas ênfases que dão aos seus alunos um grande leque de opções para se especializar ou diversificar sua formação, seja por interesse pessoal ou profissional.

      Os principais diferenciais do curso são:

      • Ser nota máxima conforme avaliação da CAPES desde 2007, que é resultante da excelente produção acadêmica e profissional do corpo de professores e alunos do curso;
      • Grande oferta de diferentes ênfases e disciplinas para especialização;
      • Curso de Docência no Ensino Superior exclusivo para os ex-alunos titulado do mestrado para formação de professores;
      • Alternativa de cursar o Doutorado Profissional em Economia e Finanças da FGV EESP após conclusão do mestrado, com aproveitamento dos créditos;
      • Cursar disciplinas em outras unidades da FGV no Brasil;
      • Acesso a programas de intercâmbio e de dupla titulação internacional;
      • Possibilidade de se manter atualizado por meio dos cursos, disciplinas e atividades oferecidas aos ex-alunos pelo ALUMNI;
      • Participar de atividades nos centros de estudos da FGV EESP, e de parcerias internacionais.
         

      fluxos_cursos_mpe.png
       

  • Objetivo

    Objetivo do Curso

    • Proporcionar uma sólida formação analítica e quantitativa em ênfases relacionadas à Economia ou às Finanças para profissionais do mercado. A abordagem dos temas teóricos é rigorosa e se concentra no estudo das bases conceituais necessárias à compreensão, discussão e resolução dos problemas que os profissionais enfrentam em suas respectivas áreas de atuação.

      Dessa forma, o curso supre as necessidades atuais e futuras desses profissionais no mercado de trabalho, tanto pelo estudo como pelo contato com professores experientes na academia e no mercado profissional.

  • Público

    Público-alvo

    • O Mestrado Profissional em Economia - MPE destina-se a profissionais com experiência no mercado de trabalho que buscam aprofundar seus estudos nas áreas centrais do curso.

      Diferentemente do mestrado acadêmico, o MPE, além proporcionar sólida formação teórica, dá ênfase nas aplicações dessas teorias para a compreensão da realidade brasileira. Por esse motivo, é o curso mais indicado para aqueles que desejam aprimorar sua capacidade analítica e que não pretendam, necessariamente, seguir uma carreira acadêmica, muito embora o curso os habilite para tal.

  • Investimento

    Valor do curso

    • Mestrado Profissional em Economia (MPE) - tradicional

      O curso pode ser financiado por meio de uma das seguintes opções:

      • 24 parcelas de R$ 4.481,00*, ou 

      • 30 parcelas de R$ 3.638,00*.

      • 36 Parcelas de R$ 3.076,00*.
       

      Benefícios de 20% para os ex-alunos de Graduação da FGV e 30% para alunos dos cursos de Pós-Graduação FGV EESP (MASTER) com média igual ou superior a 8,00.
       

      * Valores de janeiro 2020, sujeito a reajuste sem aviso prévio. Consulte para conhecer as condições para pagamento à vista.

       

Professores

Ênfases disponíveis

Vídeos do curso

Conheça mais sobre o curso

  • Double Degree
  • Alumni MPE
  • Aluno Avulso

  • Grade e corpo Docente

  • Certificado

  • Regimentos e Normas

  • Dissertações

  • Contato

Receba as notícias da FGV EESP