Outras notícias

5 pegadinhas que enganam até os bons investidores

1 min de leitura
19/05/2015

Economistas e professores da FGV prepararam algumas dicas que identificam falhas na hora de investir. Até mesmo quem tem experiência no mercado pode cometer erros e se deparar com armadilhas de investimento. “Existem centenas de livros sobre investimentos dizendo o que se deve fazer, mas poucos que dizem o que não fazer”, segundo Tenani, professor da FGV/EESP e ex-executivo com passagem por bancos como Citibank e UBS. 

As principais armadilhas são a falta de controle, ignorar riscos, conflito de interesses, falta de disciplina e risco sem retorno. Já as dicas para se prevenir, vão, desde estudar as opções disponíveis, extrair do gestor do fundo o máximo de informações, perguntar sobre os riscos envolvidos a conhecer o seu perfil antes de escolher a aplicação. “Investir não é apenas usufruir do retorno mas também estar preparado para as crises. Elas vão acontecer e devem ser parte de uma estratégia de investimentos”, diz Tenani.

A escolha do investimento deve ser um balanceamento entre risco e retorno esperado. Diversificar a carteira também é um item de extrema importância para que seu patrimônio seja assegurado. “Não é porque determinada estratégia é complexa, diferente, exótica ou simplesmente arriscada que ela necessariamente resultará no retorno esperado”, diz Tenani. 

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

 
Outras notícias
1 min de leitura
28/10/2025
 
 
Outras notícias
1 min de leitura
01/09/2025
 
Outras notícias
1 min de leitura
24/07/2025