5 razões para trabalhar em empresa pequena
1 min de leitura
As pequenas e micro empresas têm cada vez mais gerado vagas no país, segundo levantamento feito pela FGV Projetos em parceria com o Sebrae, e com base nos números do Ministério do Trabalho. Em sites de empregos, elas foram responsáveis por 40% das vagas divulgadas em 2014 enquanto as grandes empresas apenas 37%. Em 2013 o cenário era outro, em que as grandes empresas lideravam os anúncios.
A desaceleração da economia é uma das explicações desse fenômeno, que faz com que grandes empresas cortem custos. “Elas acabam optando pela terceirização de atividades, contratando pequenas e médias empresas, em vez de aumentar seu quadro”, diz Ricardo Rochman, da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas.
O economista aponta outras razões para considerar a migração para uma pequena empresa em 2015. “Elas costumam ser mais ágeis, menos burocráticas, e tendem a inovar mais frequentemente do que as grandes empresas”, afirma Ricardo. Os argumentos favoráveis são: segurança, bom para a carreira, autonomia maior, menos pressão e aprendizado intenso. E as três possíveis dificuldades que se pode encontrar são: projetos modestos, decisões subjetivas e crescimento irregular.
Fonte:exame.abril.com.br