ConnectLab

  • Sobre

    • O ConnectLab, Centro de Estudos da Escola de Economia de São Paulo (FGV EESP), reúne uma equipe de pesquisadores dedicados a compreender a disseminação da desinformação em sociedades democráticas, com foco especial em democracias em desenvolvimento. O ConnectLab e seus pesquisadores estão comprometidos em promover um ambiente político mais virtuoso e democrático, no qual o diálogo construtivo e o respeito mútuo possam florescer, contribuindo para uma sociedade mais coesa, resiliente e próspera.

      A missão do ConnectLab é contribuir com evidências sólidas e baseadas em pesquisa que não apenas ampliem a compreensão acadêmica, mas também orientem soluções práticas para preservar a integridade do discurso democrático. Somos movidos pela paixão de avançar em pesquisas que respondam aos desafios crescentes da desinformação e que capacitem comunidades a se engajarem com informações confiáveis.

      Os estudos do centro revelaram percepções críticas sobre os desafios de reduzir a desinformação política, especialmente em contextos como o Brasil, destacando a necessidade de estratégias adaptadas para enfrentar a desinformação em diferentes realidades, incentivando acadêmicos, jornalistas e formuladores de políticas a adotarem abordagens mais nuançadas.

      Além disso, a abordagem inovadora baseada em texto para detectar notícias falsas oferece uma nova perspectiva sobre como a desinformação é compartilhada por líderes políticos. Ao utilizar processamento de linguagem natural, métodos de aprendizado supervisionado e revisão humana, nossa metodologia fornece uma ferramenta mais precisa e contextualizada para identificar informações falsas, em especial em regiões onde a desinformação muitas vezes não deixa rastros digitais convencionais.

      As pesquisas do ConnectLab têm contado com o apoio generoso do CNPq, Facebook/Meta, Stanford Internet Observatory, FAPEMIG, Quaest Pesquisa & Consultoria e Emory University.

      O centro também colabora com organizações como a Folha de S. Paulo e as Redes Cordiais na realização de nossos estudos.

  • QUEM SOMOS

    • felipe.jpeg

      Felipe Nunes
      Coordenador do ConnectLab, é Professor de Políticas Públicas da Escola de Economia de São Paulo, FGV EESP e CEO da Queast. É Ph.D. em Ciência Política pela UCLA

       

      fred.jpeg

      Fred Batista
      Pesquisador Sênior do ConnectLab, Associate Professor of Political ScienceUniversity of North Carolina at Charlotte.

       

      nara.jpeg

      Nara Pavão
      Pesquisadora Sênior do ConnectLab, é Professora Associada do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal de Pernambuco.

       

      natalia.jpeg

      Natália Bueno
      Pesquisadora Sênior do ConnectLab, é Assistant Professor of Political Science Emory University
       

  • Abordagem e Parcerias

    • No ConnectLab produzimos estudos de alta qualidade e metodologicamente sólidos, frequentemente publicados nos principais periódicos científicos internacionais, ao mesmo tempo em que abordamos questões concretas do cenário político brasileiro atual. Nosso objetivo é aplicar métodos e técnicas científicas de ponta para desenvolver e testar novas estratégias que possam ajudar a enfrentar as complexas dinâmicas da polarização e mitigar seus efeitos nocivos, como a comunicação violenta, a toxicidade, a incivilidade, a intolerância, a desinformação e as atitudes antidemocráticas.

      O laboratório atua em estreita colaboração com grupos engajados no combate à polarização política, tanto no setor não governamental quanto em empresas privadas e governos. Nossos pesquisadores integram redes profissionais internacionais, como a Evidence in Governance and Politics, que fomentam a cooperação e fortalecem conexões entre pesquisadores de diferentes países. O trabalho do ConnectLab tem o potencial de influenciar produtos desenvolvidos por empresas, governos e plataformas de mídia social, promovendo ambientes e interações mais saudáveis.

  • Pesquisas

    • Pesquisa Aplicada
      Uma variedade de produtos desenhados para garantir que a pesquisa aplicada alcance diferentes públicos e informe a tomada de decisão:

      • Relatórios de Pesquisa: Estudos aprofundados adaptados às necessidades específicas dos financiadores, incluindo revisões abrangentes da literatura, metodologia, resultados e recomendações práticas.
      • Sumários Executivos: Sínteses claras e acessíveis que apoiam a disseminação dos achados de pesquisas aplicadas financiadas.
      • Notas Técnicas e Policy Briefs: Documentos concisos que apresentam análises baseadas em evidências, fundamentadas na literatura acadêmica e em dados empíricos, com potencial para influenciar o debate público.
      • Eventos de Disseminação: Eventos públicos e privados voltados ao compartilhamento dos resultados da pesquisa aplicada com formuladores de políticas, profissionais e a sociedade em geral.

      Pesquisa Acadêmica
      Apoio ao desenvolvimento da pesquisa acadêmica:

      • Publicações em Periódicos: Publicações acadêmicas em que os artigos submetidos são avaliados por especialistas independentes (pares) da mesma área antes de serem aceitos para publicação.
      • Livros Acadêmicos: Obras — geralmente publicadas por editoras universitárias ou acadêmicas — que passam por um processo de revisão por especialistas da área antes da publicação.
      • Apresentações Acadêmicas: Eventos em universidades e instituições acadêmicas destinados à apresentação e ao debate de pesquisas.

      Pesquisas em Andamento

      (De) Mobilizing Effects of Misinformation: Evidence from Brazil

      Misinformation is a growing concern among the public and policymakers. Yet we still lack a clear understanding of its political effects. As misinformation often contains politically motivated content that sends unambiguous signals in favor of or against a group, it may increase the salience of political identities and make individuals more oriented toward partisan goals. Consequently, misinformation may be effective at mobilizing voters. We assess this argument using novel descriptive and experimental data from Brazil. We find that, while misinformation is connected to online and offline engagement, this relationship does not follow the patterns anticipated by conventional wisdom. First, we analyze 4.1 million posts of Brazilian politicians across different social media platforms and observe that posts with misinformation indeed tend to receive more engagement from their social media audiences. However, two online survey experiments show that, when misinformation reaches the general public, it primarily lowers willingness to act in favor of the group targeted by the posts. All in all, misinformation may be more likely associated with silencing than with raising voices in public debates and elections.

      Sincere or Opportunistic? Understanding the Nature of Election Fraud Beliefs in Brazil

      The winner-loser gap in attitudes towards democracy and election fairness has been widely documented by scholarship across different contexts. At the same time, studies on partisan misperceptions and social desirability biases suggest that those attitudinal dynamics could be overstated by the use of direct survey questions. To address this puzzle, we focus on the case of the 2022 Brazilian presidential election, when a highly polarized environment provided favorable conditions for survey respondents to falsify their reported beliefs about the electoral process. We conducted a panel-survey with waves before and after the second round of the election asking direct survey questions on beliefs about electoral integrity, as well as a list experiment and an honesty nudge gauging insincerity in those attitudes. Our results confirm the winner-loser gap and suggest that direct survey responses are genuine even among politically motivated voters.

       

       

  • PUBLICAÇÕES RECENTES

Receba as notícias da FGV EESP

Ensino
A A A
Alto contraste

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.