FGV Invest - Centro de Treinamento em Processos de Investimento
O FGV Invest é um centro de treinamento vinculado à Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Este centro tem como objetivo principal oferecer uma formação prática e teórica em investimentos, proporcionando aos alunos uma experiência educacional que alia o conhecimento acadêmico à aplicação real no mercado financeiro.
3º Seminário de Economia do Mercado da Arte: Avanços e Perspectivas
Organizado pelo Centro FGV INVEST, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, o seminário aconteceu em 25 de setembro de 2025, nas dependências da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo - Capital. O objetivo do evento foi gerar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas relacionadas à economia do mercado da arte.
FGV INVEST; São Paulo School of Economics; Fundação Getulio Vargas | The seminar took place in São Paulo on September 25, 2025, at the São Paulo School of Economics, Fundação Getulio Vargas. The event served as a platform for academics, researchers and professionals in the art market to promote and disseminate scientific and applied research in Art Economics.
Confira os artigos apresentados no 3º Seminário.
Os artigos que foram apresentados no 2º Seminário, em 2024, se encontram a seguir.
(Artigos Apresentados no 2º Seminário)
Confira as fotos do evento clique aqui
Os artigos que foram apresentados no 1º Seminário, em 2023, se encontram a seguir.
Seminário "Rumos da América Latina": Homenagem ao Prof. Werner Baer
O Prof. Werner Baer (1931-2016) foi um importante estudioso da Economia da América Latina e responsável pela formação de várias gerações de pesquisadores dedicados a região.
Nascido na Alemanha, Werner emigrou, ainda jovem, com sua família para os Estados Unidos onde teve uma carreira acadêmica de grande distinção. Foi Professor da Universidade de Illinois entre 1974 e 2016, Professor da Universidade de Vanderbilt entre 1969 e 1974 e da Universidade de Yale entre 1961 e 1965. Entre inúmeras publicações, seu livro, “The Brazilian Economy” é uma obra de referência para todos os estudiosos da economia brasileira.
Werner obteve seu PhD pela Universidade de Harvard em 1958, sob a orientação do economista John Kenneth Galbraith, com uma tese sobre a recuperação do comércio alemão no pós-guerra. Foi Galbraith que eventualmente sugeriu a Werner que se dedicasse aos estudos da América Latina, uma região que, Galbraith acreditava, iria adquirir grande relevância nas décadas a seguir.
Werner então aprendeu espanhol e português e visitou a região incontáveis vezes. Deu aulas, contribuiu com a criação de Centros de excelência, escreveu com inúmeros coautores, formou gerações de pesquisadores e criou oportunidades para estudo e docência no exterior.
Rumos da América Latina (“Latin America Pahways”) é uma homenagem ao pensamento e memória do Professor Werner Baer.
Desde seu falecimento em 2016, uma vez por ano, seus alunos se reúnem em um Seminário para debater as perspectivas da região. O objetivo é incentivar estudos, unir pesquisadores, estimular o pensamento crítico e, dentro do possível, contribuir com a formação da próxima geração de latino-americanistas.
Os alunos de Werner estão na Europa, Estados Unidos, Ásia, África, Oceania e, obviamente, na América Latina. Uni-los em um evento anual é uma maneira de relembrar tudo o que Werner ajudou a construir - e o que ainda precisa ser feito.
Para nós, do FGVInvest rever colegas, discutir uma região tão maravilhosa como a América Latina e homenagear nosso querido professor é, antes de tudo, uma enorme satisfação.
Pesquisadores:
DAN BILLER possui um PhD pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e graduação em Economia, com foco em Geofísica, pela University of Kansas. Na sua longa carreira no Banco Mundial, Dan Biller foi Chefe da unidade de economia da Agência Multilateral para a Garantia do Investimento (MIGA), o braço do Grupo Banco Mundial de seguro contra risco político. Foi também o “Sustainable Development Lead Economist” para a Região Sul da Ásia, “Lead Economist” para o Leste da Ásia e Região do Pacífico além de “Environmental and Natural Resources Program Leader” no World Bank Institute, tendo trabalhado também na América Latina, na África, Oriente Medio e na Europa Central e do Leste. Dan Biller também foi economista sênior da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) e professor da Fundação Getulio Vargas no Rio de janeiro. Atualmente Dan Biller é professor na Crummer Graduate School of Business, Rollins College, na Florida.
DÉBORA TENANI É Mestre pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e possui pós-graduação em Finanças (Masters) pela mesma Faculdade. Débora é graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Foi analista de Renda Variável da Hogan Investimentos, trainee do Banco Santander e atualmente é analista na Tesouraria do Banco Santander.
JOHN H. WELCH possui um PhD pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e graduação em Economia pela Columbia University em Nova York. Foi Diretor Executivo e Economista Chefe para a América Latina do HSBC, CIBC, Macquarie Capital, Itaú-Unibanco International Wealth Management, Banco Itaú, Bear Stearns, Lehman Brothers, West LB AG, Barclays Capital e BNP Paribas. John Welch foi também economista senior do Federal Reserve Bank of Dallas, professor assistente da University of Texas, Austin , University of North Texas e Oakland University. Foi também Research Fellow do IPEA e Diretor Executivo da Camera de Comércio Brasil Estados Unido. John Welch é CEO da Research for Emerging Markets e Professor do Saint Petersburg College, Keiser University, Florida Christian University e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Grupo de Estudos em Finanças e Monetária: Uma Década de Conhecimento e Inovação
O grupo de Estudos em Finanças e Monetária se reúne desde 2010 com o objetivo de cobrir a literatura, capacitar pesquisadores e, quando possível, contribuir com o conhecimento nestes temas.
O grupo começou de uma maneira inusitada.
Em 2010, um famoso Professor da New York University foi convidado para participar de um evento acadêmico na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Por esse motivo, um grupo de pesquisadores passou a se reunir semanalmente com o objetivo de discutir todas as publicações deste Professor. Na época, uma bolsa foi concedida a um brilhante aluno da graduação da FGV EESP para ler os artigos e fazer as apresentações para os pesquisadores.
No entanto, no dia em que o famoso Professor teria que embarcar para o Brasil, ele constatou que não tinha visto de entrada.
Americanos não estão acostumados a precisar de vistos de entrada nos países para onde viajam!
Porém, “o Brasil não é para principiantes” e aqui os americanos SIM precisam de visto de entrada.
Então, o famoso Professor não conseguiu embarcar e perdeu o evento.
Uma “catástrofe” nas palavras de um dos organizadores do evento quando anunciou o ocorrido.
Pois o seminário foi postergado para o 2011 e o Grupo de Finanças e Monetária se reuniu por um segundo ano. Desta vez o Professor não era mais principiante, tirou o visto antecipadamente e conseguiu participar. Mas então, o Grupo de Finanças e Monetária decidiu se reunir por um terceiro ano. Depois um quarto ano. E assim por diante. Hoje o Grupo se reúne semanalmente há mais de 10 anos.
Nas reuniões, além da literatura, são discutidas teses de mestrado, teses de doutorado, TCCs da graduação, artigos e inúmeros outros tópicos nestas duas vastas áreas de pesquisa.
Em 2015, os pesquisadores do Grupo se reuniram para escrever um livro sobre “Processos de Investimentos”. Um tema extraordinariamente chato. Novamente uma bolsa foi concedida para um aluno brilhante fazer as apresentações.
Porém, depois de mais de cem páginas escritas os pesquisadores concluíram que o tema era realmente chato demais. Mudaram de ideia e começaram a escrever um “companion book”; divertido, cheio daquelas histórias não contadas do Mercado Financeiro. Todo mercado tem suas histórias não contatas, certo?
O livro Armadilhas de Investimento foi publicado em 2016
Desde 2019, o Grupo de Finanças e Monetária é coordenado pelo pesquisador Martin Rahal (martin.rahal@fgv.br) e as reuniões semanais ocorrem as terças feiras das 20:00 as 21:00.
Quem quiser contribuir é muito bem-vindo.
Pesquisadores
Andre Pacheco
André Sanchez Pacheco é pesquisador do Centro FGV Invest e estrategista-chefe para países emergentes da JB Drax Honoré. Suas áreas de interesse são macroeconomia e finanças internacionais. Sua pesquisa acadêmica foi publicada em revistas acadêmicas internacionais de alta qualidade, como a International Economics. Anteriormente, André foi responsável pela cobertura econômica de países emergentes na mesa proprietária do Banco BTG Pactual e na Garde Asset Management. Ele também acumulou experiência profissional na Vinci Partners, Itaú Asset Management e Roubini Global Economics. André possui PhD em Economia pela Trinity College Dublin, mestrado em Economia pela New York University e graduação em Economia pela Universidade de São Paulo.
Paulo Tenani
Paulo Tenani é PhD pela Columbia University em Nova York e Master of Sciences pela University of Illinois in Urbana Champaign. É desde 2003 é professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e foi Chefe de Pesquisa para a América Latina do UBS Wealth Management, Estrategista na Salomon Smith Barney Citigroup Asset Management Economista para Mercados Emergentes no Swiss Bank Corporation em Nova York.
Gustavo Soares de Godoy
Pesquisador do Centro FGV Invest e o responsável da mesa de câmbio e derivativos da Multiplica Crédito & Investimento. Possui mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas, MBA em Finanças pelo IBMEC e MBA em Derivativos pela USP/B3. Foi gerente geral da Tesouraria do Banco Daycoval e trabalhou no Citigroup Asset Management, Nestlé SA e Arthur Andersen.
Martin Rahal
Doutor e Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com graduação em Economia pela Universidade de São Paulo. Desde 2017 é pesquisador do Centro FGVInvest sendo responsável pelo Grupo de Finanças e Monetária. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Previdência Social e crescimento econômico, além de Crimes no Mercado Financeiro e no Mercado da Arte. Martin tem extensa experiência em Finanças e Controladoria com passagens por instituições como o Banco Itaú e o Deutche Bank, onde foi responsável pela contabilidade regulatória internacional.
Investimentos: Guia dos Céticos
Este Guia apresenta os conceitos mais importantes que são necessários na hora de investir, utilizando de uma linguagem fácil e acessível para um público amplo e interessado nas informações deste universo. De acordo com seus autores, a obra se encontra no meio do caminho entre as publicações escritas por profissionais de mercado, muitas vezes mais preocupados em ensinar como descobrir oportunidades "únicas" de investimento, e os livros acadêmicos, muito mais profundos e técnicos, porém de leitura mais difícil. A obra é organizada por professores da FGV EESP (Escola de Economia de São Paulo da FGV) e do seu núcleo, FGVInvest, com base em suas experiências profissionais e em salas de aula, junto de profissionais do mercado financeiro nacional e internacional.

Adquira seu exemplar pela editora da FGV clique aqui.
Acesse a matéria do Valor: Três fatores para o sucesso ao investir
Conversa com o Gustavo Jesus acesse
Conversa com Marcel Borelli acesse
Conversa com Mohamed Mourabet acesse
Conversa com Paulo Tenani acesse
Conversa com Denise Menconi acesse
Sobre o centro
Essência e Propostas do Centro de Estudos
Característica do Centro de Estudos
FGVInvest, um Centro de Treinamento da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas
Um centro de treinamento em processos de Investimento
A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e a Universidade de Montevideo firmaram um convênio de intercâmbio que, entre outras oportunidades, permite aos alunos participantes vivenciar como a teoria aprendida em sala aula é implementada na prática.
Estágio Internacional de Férias
O Estágio de férias é um Projeto Educacional entre o FGVInvest, a Consultoria Júnior de Economia da FGV e algumas empresas parceiras.
Nosso centro em números
+ de R$30 Milhões
em bolsas concedidas para mestrado e doutorado.
Este investimento apoia estudantes talentosos e fortalece a ciência e a educação no Brasil.
+ de 50%
dos docentes envolvidos na área de pesquisas.
Fortalecendo a qualidade do ensino e o desenvolvimento de soluções pioneiras.
+de 170
pesquisas em andamento na área de economia.
Essas pesquisas contribuem para o avanço científico e o desenvolvimento de políticas econômicas eficazes.
+ de 4.000
pessoas formadas com um certificado FGV EESP.
Incentivamos a inovação, preparando profissionais competentes e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.
A Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e a Universidade de Montevideo firmaram um convênio de intercâmbio que, entre outras oportunidades, permite aos alunos participantes vivenciar como a teoria aprendida em sala aula é implementada na prática.
Com o apoio da gestora AQUA Wealth Management, que possui escritórios em São Paulo e em Montevideo e do FGV Invest - Centro de Treinamento em Processos de Investimento, os alunos participam de reuniões de investimento nas áreas de Crédito, Setor Imobiliário e Private Equity, assim como de reuniões de alocação entre diversos países da América Latina (Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, Venezuela e Uruguai). Além do mais, com o apoio do FGV Invest, os alunos participam de todo o processo de construção e manutenção de um Portfólio de Ações no Brasil, através de uma análise supervisionada de Valuation (que neste ano foi feita para as empresas Vivara - que recentemente abriu o capital - e para a Magazine Luisa) e fazem uma recomendação de compra e venda de ações para o Portfólio. O tempo dos alunos é dividido igualmente entre a Escola e a gestora, de maneira a equalizar a dedicação tanto a teoria quanto na prática de Economia. Os alunos participam também do grupo de Estudos de Economia do Mercado da Arte, com o objetivo de ilustrar como os conhecimentos de economia aprendidos em sala de aula podem ser também aplicados com sucesso em áreas que, a princípio, parecem pouco correlatas.
A oportunidade de fazer intercâmbio em duas Instituições de Ensino entre as melhores da América Latina e de vivenciar a aplicação das teorias aprendidas em sala de aula em uma gestora, fazem deste intercâmbio uma importante opção a ser considerada pelos alunos de ambas escolas.
O Estágio de férias é um Projeto Educacional entre o FGVInvest, a Consultoria Júnior de Economia da FGV e algumas empresas parceiras, sendo coordenado pela pesquisadora Denise Menconi.
- Desde 2017 ele é feito em parceria com a AQUA Wealth Management e desde 2020 também com a Universidade de Montevidéu.
- O objetivo é dar aos alunos uma visão prática da teoria que aprendem em sala de aula; em particular Estatística, Teoria do Portfólio, Precificação e Macroeconomia.
- Ao longo do estágio de férias, os alunos da FGV e da Universidade de Montevidéu dividem seu tempo entre projetos do FGVInvest e da AQUA Wealth Management.
- Na Aqua Wealth Management, os estagiários de férias aprendem o dia a dia de uma Gestora de Recursos, contribuindo com o Processo de Investimentos desta gestora, que investe USD1 bilhão de ativos de clientes latino americanos no Mercado Internacional e Local.
- Em particular, os alunos ajudam nos processos relacionados aos Comitês de Investimento da gestora, fazendo análise de empresas tanto pelo lado do "equity" como pelo lado do crédito, ajudando na construção de Portfólios e participando dos "Forecast Rounds" e das reuniões de Estratégia, onde é feita a sintonia fina dos Modelos Econômicos e seu mapeamento em preços de ativos financeiros.
- Já no FGVInvest, sob a liderança dos alunos da Consultora Júnior de Economia, os estagiários constroem e administram um Portfólio de Ações baseado em variações do modelo Fama French. O Portfólio também possui estratégias de "Asset Alocation", Renda Fixa e de Opções. A gestão deste Portfólio, assim como a prestação de contas aos investidores, é realizada às sextas feiras das 13:00 às 15:00 no Comitê de Investimento da Consultoria Júnior de Economia.
- Ainda no FGVInvest, os estagiários de férias participam das reuniões de Economia do Mercado da Arte e, nas reuniões de Finanças e Monetária, apresentam exercícios de Valuation e Precificação de Opções
- O Estágio de Férias é uma oportunidade única dos alunos vivenciarem o dia a dia da Gestão de Investimentos e a aplicação prática dos conceitos ensinados em sala de aula. O programa é supervisionado conjuntamente por pesquisadores do FGV Invest, professores de Universidade de Montevidéu e o senior management da AQUA Wealth Management.
ART ECONOMICS
Mercado de Artes Visuais | Brasil. Acesse o Relatório 2021 - Galerias e Escritórios de Artes.
O grupo de Economia do Mercado da Arte do FGVInvest teve início em julho de 2016 em uma Galeria em São Paulo, Brasil, quando um grupo de professores, pesquisadores e participantes do Mercado da Arte se reuniram para formar um grupo de estudos que cobrisse toda a literatura e chegasse à fronteira do conhecimento sobre o tema. Desde então, o grupo vem se reunindo semanalmente para discutir artigos e organizar projetos e hoje já conta com a participação de aproximadamente trinta pessoas de áreas tão distintas como Administração, Ciências Sociais, Direito, Design, Economia, Engenharia, Publicidade, Relações Internacionais, Tecnologia e, obviamente, o Mercado da Arte.
O grupo também participou de várias iniciativas e incentivou pesquisas; inclusive teses de mestrado dentro da FGV EESP. Dentre estas iniciativas cabe mencionar: (i) a disciplina de Economia do Mercado da Arte, uma optativa na grade curricular do curso de graduação em Economia da FGV EESP, que vem sendo ministrado durante as férias de julho e dezembro, desde julho de 2020 o (ii) Acordo de Cooperação Técnica entre o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a FGV EESP, assinado em dezembro de 2020; que deu origem a uma série de grupos de estudo e projetos educacionais, (iii) O Primeiro Evento Acadêmico em Economia da Arte, em setembro de 2023
Desde 2020 o grupo de Economia do Mercado da Arte é liderado por Rosana Boaventura (rosana.santos@fgv.br). Segue abaixo a lista dos atuais colaboradores do grupo "Task Force"; uma extensão do grupo de Estudos de Economia do Mercado da Arte do FGVInvest e que é responsável pela implementação e administração destas várias iniciativas. Se você também tiver interesse em participar do Grupo de Economia do Mercado da Arte entre em contato.
Convidados Especiais

- Aloisio Cravo | Atua no Mercado de Arte desde 1981 apregoando mais de 9000 obras de arte em seus leilões, entre elas a Coleção de Arte do Banco JPMorgan e a Coleção de Arte do Banco Santos. Ele é também um renomado avaliador de Obras de Arte, com indicações de grandes instituições públicas e privadas. Desde 2016 Aloisio participa do Grupo de Economia do Mercado da Arte da FGVInvest onde contribuiu com o direcionamento da pesquisa, a orientação dos pesquisadores e com os cursos de graduação em Economia do Mercado da Arte da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, em que tem participado como convidado especial desde sua primeira edição em 2020-07. Em outubro de 2021, Aloisio foi homenageado com uma Menção Honrosa pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas pelas suas contribuições ao curso de Economia do Mercado da Arte.

Mariana Berenguer | Conselheira de Administração do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM-SP) e também membro do Comitê de Governança do Museu. Ela foi Presidente do MAM-SP entre abril de 2019 a abril de 2021. Mariana é também membro do WCD, com formação no Curso para Conselheiros do IBGC. Possui graduação pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas(FGV EASP); sendo pós-graduada em Advanced Management e Corporate Governance pela Columbia University em Nova York, em Administração de Empresas pela FGV EASP e em Legislação de Títulos e Valores Mobiliários pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mariana atuou como advogada e consultora em direito societário e empresarial e desenvolveu grande parte de sua carreira no setor jurídico bancário onde alcançou a Diretoria Jurídica do Banco de Atacado e Coordenação Jurídica na América Latina do Banco ABN AMRO S.A. Desde maio de 2021 Mariana é membro do grupo Grupo de Art Economics do FGVInvest, contribuindo com os projetos educacionais, orientação dos pesquisadores e o esforço de pesquisa do grupo. Mariana vem também participando, como convidada especial em várias das edições do Curso de Economia do Mercado da Arte, ministrado na graduação da Escola de Economia de São Paulo da FGV EESP.
Pesquisadores do Art Economics Task Force

- Ana Luiza Vieira Santos | Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com LLM em Direito Tributário pelo Insper. Desde 2019 é pesquisadora do Centro FGVInvest na área de Economia do Mercado da Arte. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Compliance, Crimes no Mercado da Arte, Tributação e Contratos. Ana é presidente da Comissão de Contencioso de Direito Tributário da OAB de São Caetano do Sul. Ana Luiza é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da EESP.

- Ana Paula Moreno | Pós-doutora em Mercado da Arte pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, Doutora em História da Arte pela Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo, Mestre em Administração de Empresas pela Maastricht School of Management na Holanda, Mestre em Cultura pela Universidade São Paulo. Ana Paula tem extensa experiência em gestão e desenvolvimento de negócios nos setores de design & arte. Seu interesse de pesquisa está relacionado às dinâmicas econômicas, políticas e sociais do Mercado da Arte. Desde 2021, é pesquisadora do Centro FGVInvest na área de Economia do Mercado da Arte e é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da EESP.

- Carla de Castro Loureiro | Mestre e graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. É cofundadora e diretora da Plataforma ARTSOUL, um market place de arte contemporânea , em operação desde 2018. É pesquisadora do Centro FGVInvest da FGV EESP desde 2019, na área de Economia do Mercado da Arte, integrando também o grupo Art Economics Task Force. Seus interesses de pesquisa estão ligados ao relacionamento e impacto da tecnologia e inovação na produção e no mercado de arte , abrangendo arte digital, fracionamento/tokenização de obras de arte , “streaming” de arte e novas formas de comercialização , distribuição e fruição de arte.

- Carolina Massad Cury | Pós-graduada em Gestão de Projetos - IETEC (Instituto de Educação Tecnológica), graduada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela Universidade Mackenzie e especializada em diversos cursos de História da Arte ao longo de sua carreira de mais de 20 anos. Atua na área de consultoria no Mercado de Arte Brasileiro gerenciando projetos e assessorando fundos e empresas imobiliárias na aquisição de obras de arte. Trabalhou como coordenadora do Comitê Mecenas no museu MUBE – Museu Brasileiro de Escultura e Ecologia e nas empresas multinacionais Louis Vuitton, empresa líder no mercado de luxo, Givaudan (ex-Quest International), empresa líder no segmento de Fragrâncias e Aromas, e Ericsson Telecomunicações, implementando diversos projetos na região da América Latina. Carolina, com francês e inglês fluentes, é integrante do Grupo de Estudo de Economia do Mercado da Arte do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Clovis Ikeda | Graduado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo, com pós graduação pela London Business School e MBA pelo Insper. Ele é sócio da Grano Capital e Membro do Conselho da Unipar Carbocloro e CRK S.A. Ikeda possui mais de 30 anos de experiência no Mercado Financeiro, com passagens pelas áreas de Corporate e Investment Banking do Santander, ABN AMRO, Citibank, Chase, ING Bank e Safra. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a precificação de ativos financeiros e de Arte, além das similaridades e diferenças entre estes dois Mercados; e em particular no que se refere a eficiência e assimetria informacional. Ikeda é colecionador de arte moderna e contemporânea e um dos fundadores e integrante do Grupo de Economia do Mercado da Arte do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Denise Menconi | Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com graduação e pós-graduação em Administração de Empresas pela EAESP-FGV. Responsável pela Área de Pesquisa da AQUA Wealth Management. Atua desde 2018 no FGVInvest, onde coordena o Estágio Internacional de Férias e os Programas Educacionais envolvendo o Museu de Arte Moderna de São Paulo. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Investimentos Alternativos, o papel da Arte no Portfólio e o Prêmio por Risco de se Investir em Arte. Denise tem extensa experiência com o mercado de luxo, tendo atuado em empresas nacionais e estrangeiras.

- Higor Borges Lima | Graduado em Direito pela Escola de Direito de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (2016). É advogado em São Paulo, onde atua na área de Economia Digital e Tecnologia, Telecomunicações, Direito Administrativo e regulação econômica. Desde 2018, Higor é pesquisador do Centro FGVInvest e integra a coordenação do Acordo de Cooperação Técnica entre a FGV EESP e o MAM-SP, além de um grupo de estudos sobre financiamento cultural público e privado. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a direito e arte, impactos jurídicos sobre modelos de negócio no mercado de arte e entretenimento, análise econômica do Direito e contratos do mercado de artes. Higor é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Jairo Laser Procianoy | Doutor em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo e Mestre pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi Professor Titular da Escola de Administração da Universidade do Rio Grande do Sul e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos além de Membro de Conselhos Consultivos e de Administração de diversas Empresas. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Finanças Corporativas, Investimentos e Economia do Mercado da Arte. Jairo possui um Pós-doutorado pela McDonough School of Business da Georgetown University e coautor dos livros “Finanças para executivos não financeiros – tudo o que você precisa saber” e “Captação de Recursos de Longo Prazo”. Jairo é colecionador de arte e integrante do Grupo de Economia do Mercado da Arte do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- José Vidal Bellinetti | MBA em Finanças pelo Insper e é formado em Engenharia pela Universidade de São Paulo, com cursos de pós-graduação em Economia, História Social. Desde 2018 é pesquisador do Centro FGVInvest na área de Economia do Mercado da Arte. José Vidal é Diretor Executivo do ITS Instituto de Tecnologia de Software e Serviços. Seus interesses de pesquisa estão em arte digital, fracionamento/tokenização de obras de arte e “streaming” de arte Ele também coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento em Tecnologia de Informação e Internet das Coisas e, através dos Programa Espaço Inovação e do Fórum Brasileiro da Internet, promove Inovação e desenvolvimento de startups brasileiras. José Vidal é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Katya Hochleitner | Doutora e Mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo. Desde 2018 é pesquisadora do Centro FGVInvest onde coordenou os Grupos de Economia da Arte e o Art Economics Task Force. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Arte e Estética, Arte como ferramenta de Soft Power e Feiras de Arte. Katya tem extensa experiência nas áreas de gestão, estratégia, marketing e branding com passagem pelos setores de cosméticos, produtos pessoais, alimentos, publicidade, serviços de tecnologia e start-ups atuando no Brasil, América Latina e Estados Unidos. Katya é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Laura Brunello | Mestre em Economia e Gestão das Artes e Atividades Culturais pela Università Ca’ Foscari de Veneza, Itália, com graduação em Comunicação e Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente é Coordenadora de Negócios do MAM-SP e desde 2019 pesquisadora do Centro FGVInvest onde coordena o Projeto "Relatório Periódico sobre o Mercado Brasileiro de Artes Visuais" e o Grupo de Estudos sobre “Gestão de Museus Privados e Curadoria”. Seus interesses de pesquisa estão relacionados ao papel da Comunicação e do Marketing no Mercado da Arte, a Gestão de Museus e Institutos de Arte, além da estruturação de Carreiras de Artistas. Possui extensa experiência em Gestão Cultural, Comunicação e Marketing, tanto no Brasil quanto no exterior. Laura é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Marta Inez Rodrigues Pereira | Mestre em Art Business pelo Sotheby’s Institute of Art de Londres, Doutora e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Bacharel e Licenciada em Educação Física pela Universidade Estácio de Sá e BSc em Matemática pela University College London. Atua na área de consultoria no Mercado de Arte brasileiro assessorando colecionadores na aquisição de obras de arte. Tem experiência no ensino superior, na orientação de exercícios físicos para indivíduos saudáveis e aqueles precisando de supervisão, e na área de análise de sistemas. Seus interesses de pesquisa estão voltados à quantificação do mercado de arte e à internacionalização da arte contemporânea brasileira.

- Martin Rahal | Doutor e Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com graduação em Economia pela Universidade de São Paulo. Desde 2017 é pesquisador do Centro FGVInvest sendo responsável pelo Grupo de Finanças e Monetária e os projetos educacionais referentes à gestão do Portfólio CJE-FF. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Previdência Social e crescimento econômico, além de Crimes no Mercado Financeiro e no Mercado da Arte. Martin tem extensa experiência em Finanças e Controladoria com passagens por instituições como o Banco Itaú e o Deutche Bank, onde foi responsável pela contabilidade regulatória internacional. Martin é integrante do Grupo de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Paulo Tenani | PhD pela Columbia University em Nova York e Mestre pela University of Illinois at Urbana Champaign. Professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e Diretor de Risco e Compliance da AQUA Wealth Management. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Teoria do Portfólio, Prêmios por Risco e Economia do Mercado da Arte. Paulo tem extensa experiência na área de Investimentos com passagens por empresas como o SBC Warburg, Salomon Smith Barney Citigroup Asset Management e UBS Wealth Management; tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Paulo foi um dos fundadores e é integrante do Grupo de Economia do Mercado da Arte do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Roberta Okura | Mestre em Art Business pela Sotheby's Institute of Art London e Mestre em Estatística pela Universidade de São Paulo. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a precificação de Obras e Coleções de Arte, hedonic pricing, repeated sales regressions e a aplicação de métodos quantitativos na precificação da Arte. Roberta tem extensa experiência com Art Advisory e em 2013 fundou a Ronya, uma consultoria especializada no Mercado de Arte brasileiro que vem assessorando colecionadores em projetos relacionados à comercialização de obras de arte. Roberta é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Rosana Boaventura Santos | Pós-graduação em Marketing pela Madia School com graduação em Publicidade. Desde 2018 é pesquisadora do Centro FGVInvest onde coordena os Grupos de Economia do Mercado da Arte, o Art Economics Task Force e, pelo lado do FGVInvest, o Acordo de Cooperação Técnica entre a FGV EESP e o MAM-SP. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à Star Economics, ao papel da publicidade no Mercado da Arte e a estruturação de carreiras de Artistas. Rosana tem extensa experiência na área de publicidade com passagem por importantes agências. Desde 2013 se dedica ao Mercado de Arte liderando iniciativas nas áreas educacional, de curadoria e catalogação de obras de arte. Rosana foi a fundadora da Ypsilone – Centro de Estudos de Art e é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Tamara Brandt Perlman | Mestre em Direito Empresarial (LLM) pela Columbia Law School em Nova York, com graduação em Direito pela Universidade de São Paulo. Desde 2019 é pesquisadora do Centro FGVInvest na área de Economia do Mercado da Arte. Seus interesses de pesquisa estão relacionados à precificação de Obras e Coleções de Arte, Arte como Investimento e Colecionismo de Arte. Tamara é avaliadora independente de obras e coleções de Arte Moderna e Contemporânea Brasileira, membro do ISA - International Society of Appraisers, e consultora sobre mercado, precificação e investimentos em arte. Tamara foi cofundadora e co-CEO da Parte Feira de Arte Contemporânea e da ArteBH Feira de Arte Moderna e Contemporânea. Tamara é integrantes dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.

- Thierry Chemalle | Mestre e pós graduado em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com graduação em Sociologia pela Pontifícia Universidade Católica. Desde 2018 é pesquisador do Centro FGVInvest nas áreas de Finanças e Economia do Mercado da Arte. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Investimentos Alternativos, em particular investimentos em Arte, Ouro e Moedas Digitais. Thierry é Especialista Financeiro da Consultoria Accenture e trabalhou no Banco Santander. Thierry é integrante dos Grupos de Economia do Mercado da Arte e do Art Economics Task Force do Centro FGVInvest da FGV EESP.
O Comitê de Investimentos da CJE e o Portfólio CJE-FF são dois Projetos Educacionais que tem por objetivo ilustrar aos alunos participantes o dia a dia do mundo da Gestão de Investimentos e a ,maneira como os conceitos de Finanças e Economia aprendidos em sala de aula são regularmente aplicados na Construção de Portfólios e Alocação de Ativos. Os Projetos são uma parceria entre a Consultoria Junior de Economia da FGV e o FGVInvest e é supervisionado, pelo lado do FGVInvest, pelo pesquisador Martin Rahal.
O Comitê de Investimentos da CJE se reúne semanalmente desde maio de 2009 para tomar decisões táticas de investimentos em Portfólios Modelos ou no Portfólio CJE-FF. Também são apresentados durante o Comitê artigos relacionados à Conjuntura Global; que são ou compilados pela CJE ou Relatórios do Fundo Monetário Internacional. Os Portfólios Modelos alternam entre Mercado Local, Global Equities, Moedas e Renda Fixa América Latina. Durante o Comitê de Investimentos são também feitas, por diferentes áreas da CJE, as recomendações de Investimento de Renda Variável, Renda Fixa, Asset Alocation e Derivativos a serem implementadas no Portfólio CJE-FF
O Portfólio CJE-FF é um portfólio de investimentos em Renda Fixa, Renda Variável e Derivativos implementado no Mercado Local Brasileiro desde julho de 2013. O Portfólio é construído pela CJE durante o Estágio de Férias de Julho e então, durante o período de um ano, ele é gerido semanalmente nos Comitê de Investimentos da CJE; onde também é feita a prestação de contas aos investidores do Portfólio.
As decisões de Investimento do Portfólio CJE-FF são tomadas pelos membros votantes da Consultoria Junior de Economia, que podem ou não seguir as recomendações de investimento das diferentes áreas da CJE (Renda Variável, Renda Fixa, Asset Alocation e Derivativos). As decisões de investimento são então implementadas durante o Comitê. O Portfólio CJE-FF foi idealizado por Caio Weil Villares, que também é o maior investidor do Portfólio e participante assíduo das reuniões do Comitê de Investimento ás sextas feiras e da orientação dos alunos em questões de investimento.
Serie de artigos curtos, claros e objetivos que abordam temas relacionados a Investimentos e outras áreas correlatas. A finalidade é melhor disseminar pesquisas desenvolvidas no âmbito dos Centros de Estudos da FGV EESP e estimular a discussão dos vários temas de interesse; seja entre o grupo de pesquisadores ou entre os alunos de graduação e pós.
FGV INVEST Short Studies Series | 47 - Sector Analysis on the S&P 500: A PCA Approach - Alexis Petri M Costa
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 46 - Construção De Portfólios Com Ativos Internacionais E Alternativos - Marcel Borelli
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 45 - Investimentos Tradicionais, Alternativos e Exóticos - Paulo Tenani
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 44 - A Cultura do Mercado Financeiro - Paulo Tenani
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 43 - Brazilian contemporary artists in the main international auction houses, from 2014 to 2024 - Marta Inez Rodrigues Pereira
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 42 - Brazilian Domestic Fixed Income Market: details matter - Roberto Cintra
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 41 - Arte, Mercado e Ascensão - Olívio Guedes
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 40 - Diffusion Processes 1 - Roberto Cintra
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 39 - A Complexidade da Dívida Pública no Brasil - Roberto Cintra
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 38 - Dimensões do Mercado da Arte: Uma análise comparativa usando componentes principais - Paulo Tenani
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 37 - Duas Culturas: Arte e Economia - Paulo Tenani
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 36 - Differences in sales between female and male Brazilian contemporary artists at Christie’s, Sotheby’s and Phillips - Marta Inez Rodrigues Pereira
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 35 - Crime e castigo: um estudo sobre impacto do sistema de combate à lavagem de capitais para o comércio de arte brasileiro - Higor Borges Lima
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 34 - Brazilian contemporary artists in the main international auction houses, from 2014 to 2023 - Marta Inez Rodrigues Pereira
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 33 - Brazilian art dealers in local and international fairs in 2022 - Marta Inez Rodrigues Pereira
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 32 - Brazilian contemporary artists in the main international auction houses, from 2014 to 2022 - Marta Inez Rodrigues Pereira
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 31 - Ensaio sobre Crimes Financeiros - Ana Luiza Vieira Santos e Martin Rahal
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 30 - O mercado de arte sob a ótica de um economista - Denise Menconi e Maria Luiza Hama
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 29 - What the Fama? - Giuliana Klotz Santopaolo Matheus
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 28 - Assimetria de informação no mercado da arte: limões e abacaxis - Katya Hochleitner
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 27 - Investimentos em Arte e Ouro - Thierry Chemalle
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 26 - Regulação e Crimes no Mercado da Arte - Ana Luiza Vieira Santos e Martin Rahal
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 25 - Questões de gênero no mercado de arte - Carolina Zweig
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 24 - Azul e Vermelho: os melhores investimentos no mercado de arte abstrata - Victor Miguel Villarreal Vega
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 23 - Grupo de Estudos de Arts Economics na FGV EESP - Katya Hochleitner
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 22 - Economics in Africa: Beyond the Headlines - Alexis Petri M Costa
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 21 - Hedge Simultâneo de Valor Presente e Valor Futuro - José Monteiro Varanda Neto
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 20 - Ciclos Financeiros: um ensaio sobre ciclos de crédito no Brasil - Gervázio Azevedo Neto e Thierry Dayr Leandro Chemalle
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 19 - Governança familiar: como manter o patrimônio da família - Arthur Kernkraut e Lucas Yamamoto Magna
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 18 - Walking Down the Exchange Rates Predictability Lane - Alexis Petri M Costa
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 17 - Evidence of monetary policy shift in Brazil - Alexis Petri M Costa
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 16 - Obcecados pela Poupança - Felipe Dexheimer
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 15 - Ações de bancos e risco sistêmico - Alberto Coelho Pita
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 14 - Métodos Lineares para Estimação dos Parâmetros no Modelo Nelson-Siegel - Ulisses Nehmi
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 13 - Por que colecionamos arte? A relação entre pessoas e objetos e suas consequências para o mercado de arte - Rafael Cravo
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 12 - Suboptimal risk placement based on inverse volatility weighting - Roberto Cintra
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 11 - Betting Against Beta in Brazil - Vinicius Esposito
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 09 - Interest Rates and Inflation Stability: Recent Experience and the Cochrane Critique - João Lídio Bezerra Bisneto
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 08 - Apreçamento de Renda Variável usando abordagem não-determinística - Roberto Cintra
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 07 - O ideal de Bitcoin e o Cripto-Anarquismo - Thierry Dayr Leandro Chemalle
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 06 - Reforma da Previdência e Desigualdade - Roberto Amaral C. P. Santos
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 05 - Does Naive Not Mean Optimal? The Case for the 1/N Strategy in Brazilian Equities - Vinicius Esposito
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 04 - Probabilidades objetivas versus probabilidades “Risk-neutral” - Roberto Cintra
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 03 - Revisitando o CAPM. Uma derivação simples do modelo fundamental para precificação de ativos - Paulo Tenani
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 02 - Self-Payable Fiscal Policy. Can fiscal policy be truly free during a prolonged economic stagnation? - Felipe R. Dexheimer
________________________________________________________________________________________
FGV INVEST Short Studies Series | 01 - A herança maldita do novo Banco Central - André Sanchez Pacheco
Webinar | Arte e Economia: acordo de cooperação FGV EESP e MAM
No dia 20, às 18h, as instituições promoverão o Webinário Arte e Economia: acordo de cooperação FGV EESP e MAM. Voltado a interessados em economia, administração e direito, a profissionais do mercado de artes visuais - artistas, colecionadores, galeristas, advisors e outros -, além de pessoas que investem neste nicho.
Webinar | Formação profissional para o mercado de arte e cultura
O que se espera de um profissional do Mercado da Arte? Que mudanças recentes têm afetado o setor? Quais desafios na área devem ser enfrentados nos proximos anos? Nesse webinar, estas, entre outras questões do Mercado da Arte, serão abordadas por professores da FGV EESP e pesquisadores de Art Economics do FGVInvest.
Webinar | Preço e valor no mercado de arte
Quais os determinantes para a precificação de obras de arte? Existem descompassos entre o valor artístico de uma obra e seu preço? Quais são as diferenças entre preço e valor? Quais os principais métodos para precificar obras de arte? Economistas e participantes do mercado de arte tem a mesma opinião sobre estes temas?
Economia do Mercado da Arte e o Acordo de Cooperação Técnica entre a FGV EESP e o MAM-SP, com Paulo Tenani
Paulo Tenani, professor da Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP), fala sobre que Acordo de Cooperação Técnica entre o Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas apresenta oportunidades, mas também desafios. É um acordo entre duas instituições tradicionais e que se dá, inicialmente, dentro do âmbito de Economia do Mercado da Arte e utilizando-se de alguns procedimentos já estabelecidos dentro do Centro de Treinamento FGVInvest
Rumos da América Latina: Uma homenagem ao prof Werner Baer, com Paulo Tenan
Paulo Tenani, professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e estrategista da Aqua Wealth Management fala sobre a quinta Edição do Evento Rumos da América Latina, que abordará o Pós Covid Latin America e será realizado no dia 10 de novembro de 2020. O Evento é promovido desde 2016 pelo Centro de Estudos FGV Invest da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV EESP.