Finanças

FGV Invest - Centro de Treinamento em Processos de Investimento

O FGV Invest é um centro de treinamento vinculado à Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP). Este centro tem como objetivo principal oferecer uma formação prática e teórica em investimentos, proporcionando aos alunos uma experiência educacional que alia o conhecimento acadêmico à aplicação real no mercado financeiro.

3º Seminário de Economia do Mercado da Arte: Avanços e Perspectivas

Organizado pelo Centro FGV INVEST, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, o seminário aconteceu em 25 de setembro de 2025, nas dependências da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas em São Paulo - Capital. O objetivo do evento foi gerar um espaço de discussão para acadêmicos, pesquisadores e profissionais do mercado da arte, promovendo e divulgando pesquisas científicas e aplicadas relacionadas à economia do mercado da arte.

FGV INVEST; São Paulo School of Economics; Fundação Getulio Vargas | The seminar took place in São Paulo on September 25, 2025, at the São Paulo School of Economics, Fundação Getulio Vargas. The event served as a platform for academics, researchers and professionals in the art market to promote and disseminate scientific and applied research in Art Economics.

Confira os artigos apresentados no 3º Seminário.

 



Os artigos que foram apresentados no 2º Seminário, em 2024, se encontram a seguir.

(Artigos Apresentados no 2º Seminário)

Confira as fotos do evento clique aqui

Os artigos que foram apresentados no 1º Seminário, em 2023, se encontram a seguir.

(Artigos Apresentados no 1º Seminário)
 

imagem seminario da arte
imagem seminario da arte

Seminário "Rumos da América Latina": Homenagem ao Prof. Werner Baer

O Prof. Werner Baer (1931-2016) foi um importante estudioso da Economia da América Latina e responsável pela formação de várias gerações de pesquisadores dedicados a região.

Nascido na Alemanha, Werner emigrou, ainda jovem, com sua família para os Estados Unidos onde teve uma carreira acadêmica de grande distinção. Foi Professor da Universidade de Illinois entre 1974 e 2016, Professor da Universidade de Vanderbilt entre 1969 e 1974 e da Universidade de Yale entre 1961 e 1965. Entre inúmeras publicações, seu livro, “The Brazilian Economy” é uma obra de referência para todos os estudiosos da economia brasileira.

Werner obteve seu PhD pela Universidade de Harvard em 1958, sob a orientação do economista John Kenneth Galbraith, com uma tese sobre a recuperação do comércio alemão no pós-guerra. Foi Galbraith que eventualmente sugeriu a Werner que se dedicasse aos estudos da América Latina, uma região que, Galbraith acreditava, iria adquirir grande relevância nas décadas a seguir.

Werner então aprendeu espanhol e português e visitou a região incontáveis vezes. Deu aulas, contribuiu com a criação de Centros de excelência, escreveu com inúmeros coautores, formou gerações de pesquisadores e criou oportunidades para estudo e docência no exterior.

Rumos da América Latina (“Latin America Pahways”) é uma homenagem ao pensamento e memória do Professor Werner Baer.

Desde seu falecimento em 2016, uma vez por ano, seus alunos se reúnem em um Seminário para debater as perspectivas da região. O objetivo é incentivar estudos, unir pesquisadores, estimular o pensamento crítico e, dentro do possível, contribuir com a formação da próxima geração de latino-americanistas. 

Os alunos de Werner estão na Europa, Estados Unidos, Ásia, África, Oceania e, obviamente, na América Latina. Uni-los em um evento anual é uma maneira de relembrar tudo o que Werner ajudou a construir - e o que ainda precisa ser feito.
Para nós, do FGVInvest rever colegas, discutir uma região tão maravilhosa como a América Latina e homenagear nosso querido professor é, antes de tudo, uma enorme satisfação.

 

Pesquisadores:

DAN BILLER possui um PhD pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e graduação em Economia, com foco em Geofísica, pela University of Kansas. Na sua longa carreira no Banco Mundial, Dan Biller foi Chefe da unidade de economia da Agência Multilateral para a Garantia do Investimento (MIGA), o braço do Grupo Banco Mundial de seguro contra risco político. Foi também o “Sustainable Development Lead Economist” para a Região Sul da Ásia, “Lead Economist” para o Leste da Ásia e Região do Pacífico além de “Environmental and Natural Resources Program Leader” no World Bank Institute, tendo trabalhado também na América Latina, na África, Oriente Medio e na Europa Central e do Leste. Dan Biller também foi economista sênior da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) e professor da Fundação Getulio Vargas no Rio de janeiro. Atualmente Dan Biller é professor na Crummer Graduate School of Business, Rollins College, na Florida.

DÉBORA TENANI É Mestre pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e possui pós-graduação em Finanças (Masters) pela mesma Faculdade. Débora é graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Foi analista de Renda Variável da Hogan Investimentos, trainee do Banco Santander e atualmente é analista na Tesouraria do Banco Santander.

JOHN H. WELCH possui um PhD pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e graduação em Economia pela Columbia University em Nova York. Foi Diretor Executivo e Economista Chefe para a América Latina do HSBC, CIBC, Macquarie Capital, Itaú-Unibanco International Wealth Management, Banco Itaú, Bear Stearns, Lehman Brothers, West LB AG, Barclays Capital e BNP Paribas. John Welch foi também economista senior do Federal Reserve Bank of Dallas, professor assistente da University of Texas, Austin , University of North Texas e Oakland University. Foi também Research Fellow do IPEA e Diretor Executivo da Camera de Comércio Brasil Estados Unido. John Welch é CEO da Research for Emerging Markets e Professor do Saint Petersburg College, Keiser University, Florida Christian University e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Seminário Rumos da América Latina
Seminário Rumos da América Latina 2

Grupo de Estudos em Finanças e Monetária: Uma Década de Conhecimento e Inovação

O grupo de Estudos em Finanças e Monetária se reúne desde 2010 com o objetivo de cobrir a literatura, capacitar pesquisadores e, quando possível, contribuir com o conhecimento nestes temas.

O grupo começou de uma maneira inusitada.

Em 2010, um famoso Professor da New York University foi convidado para participar de um evento acadêmico na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Por esse motivo, um grupo de pesquisadores passou a se reunir semanalmente com o objetivo de discutir todas as publicações deste Professor. Na época, uma bolsa foi concedida a um brilhante aluno da graduação da FGV EESP para ler os artigos e fazer as apresentações para os pesquisadores.

No entanto, no dia em que o famoso Professor teria que embarcar para o Brasil, ele constatou que não tinha visto de entrada.
 

Americanos não estão acostumados a precisar de vistos de entrada nos países para onde viajam! 

Porém, “o Brasil não é para principiantes” e aqui os americanos SIM precisam de visto de entrada.

Então, o famoso Professor não conseguiu embarcar e perdeu o evento. 

Uma “catástrofe” nas palavras de um dos organizadores do evento quando anunciou o ocorrido.

Pois o seminário foi postergado para o 2011 e o Grupo de Finanças e Monetária se reuniu por um segundo ano. Desta vez o Professor não era mais principiante, tirou o visto antecipadamente e conseguiu participar. Mas então, o Grupo de Finanças e Monetária decidiu se reunir por um terceiro ano. Depois um quarto ano. E assim por diante. Hoje o Grupo se reúne semanalmente há mais de 10 anos.

Nas reuniões, além da literatura, são discutidas teses de mestrado, teses de doutorado, TCCs da graduação, artigos e inúmeros outros tópicos nestas duas vastas áreas de pesquisa.

Em 2015, os pesquisadores do Grupo se reuniram para escrever um livro sobre “Processos de Investimentos”. Um tema extraordinariamente chato. Novamente uma bolsa foi concedida para um aluno brilhante fazer as apresentações.

Porém, depois de mais de cem páginas escritas os pesquisadores concluíram que o tema era realmente chato demais. Mudaram de ideia e começaram a escrever um “companion book”; divertido, cheio daquelas histórias não contadas do Mercado Financeiro. Todo mercado tem suas histórias não contatas, certo?

O livro Armadilhas de Investimento foi publicado em 2016 

Desde 2019, o Grupo de Finanças e Monetária é coordenado pelo pesquisador Martin Rahal (martin.rahal@fgv.br) e as reuniões semanais ocorrem as terças feiras das 20:00 as 21:00.

Quem quiser contribuir é muito bem-vindo.

Pesquisadores

Andre Pacheco 

André Sanchez Pacheco é pesquisador do Centro FGV Invest e estrategista-chefe para países emergentes da JB Drax Honoré. Suas áreas de interesse são macroeconomia e finanças internacionais. Sua pesquisa acadêmica foi publicada em revistas acadêmicas internacionais de alta qualidade, como a International Economics. Anteriormente, André foi responsável pela cobertura econômica de países emergentes na mesa proprietária do Banco BTG Pactual e na Garde Asset Management. Ele também acumulou experiência profissional na Vinci Partners, Itaú Asset Management e Roubini Global Economics. André possui PhD em Economia pela Trinity College Dublin, mestrado em Economia pela New York University e graduação em Economia pela Universidade de São Paulo.

Paulo Tenani

Paulo Tenani é PhD pela Columbia University em Nova York e Master of Sciences pela University of Illinois in Urbana Champaign. É desde 2003 é professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e foi Chefe de Pesquisa para a América Latina do UBS Wealth Management, Estrategista na Salomon Smith Barney Citigroup Asset Management Economista para Mercados Emergentes no Swiss Bank Corporation em Nova York.

Gustavo Soares de Godoy 

Pesquisador do Centro FGV Invest e o responsável da mesa de câmbio e derivativos da Multiplica Crédito & Investimento. Possui mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas, MBA em Finanças pelo IBMEC e MBA em Derivativos pela USP/B3. Foi gerente geral da Tesouraria do Banco Daycoval e trabalhou no Citigroup Asset Management, Nestlé SA e Arthur Andersen.

Martin Rahal

Doutor e Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com graduação em Economia pela Universidade de São Paulo. Desde 2017 é pesquisador do Centro FGVInvest sendo responsável pelo Grupo de Finanças e Monetária. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Previdência Social e crescimento econômico, além de Crimes no Mercado Financeiro e no Mercado da Arte. Martin tem extensa experiência em Finanças e Controladoria com passagens por instituições como o Banco Itaú e o Deutche Bank, onde foi responsável pela contabilidade regulatória internacional. 

Imagem Grupo de estudos
Imagem Grupo de estudos

Investimentos: Guia dos Céticos

Este Guia apresenta os conceitos mais importantes que são necessários na hora de investir, utilizando de uma linguagem fácil e acessível para um público amplo e interessado nas informações deste universo. De acordo com seus autores, a obra se encontra no meio do caminho entre as publicações escritas por profissionais de mercado, muitas vezes mais preocupados em ensinar como descobrir oportunidades "únicas" de investimento, e os livros acadêmicos, muito mais profundos e técnicos, porém de leitura mais difícil. A obra é organizada por professores da FGV EESP (Escola de Economia de São Paulo da FGV) e do seu núcleo, FGVInvest, com base em suas experiências profissionais e em salas de aula, junto de profissionais do mercado financeiro nacional e internacional.

Adquira seu exemplar pela editora da FGV clique aqui.

Acesse a matéria do Valor: Três fatores para o sucesso ao investir 
 

Conversa com o Gustavo Jesus  acesse

Conversa com Marcel Borelli acesse

Conversa com Mohamed Mourabet acesse

Conversa com Paulo Tenani acesse

Conversa com Denise Menconi acesse
 

Guia prático
Guia prático
Sobre o centro

Essência e Propostas do Centro de Estudos

ícone de chapéu de formando
Característica do Centro de Estudos

FGVInvest, um Centro de Treinamento da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas


 

ícone de estrela
Um centro de treinamento em processos de Investimento

Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e a Universidade de Montevideo firmaram um convênio de intercâmbio que, entre outras oportunidades, permite aos alunos participantes vivenciar como a teoria aprendida em sala aula é implementada na prática.

ícone de livro
Estágio Internacional de Férias

Estágio de férias é um Projeto Educacional entre o FGVInvest, a Consultoria Júnior de Economia da FGV e algumas empresas parceiras.

Nosso centro em números

+ de R$30 Milhões

em bolsas concedidas para mestrado e doutorado.

Este investimento apoia estudantes talentosos e fortalece a ciência e a educação no Brasil.

+ de 50%

dos docentes envolvidos na área de pesquisas.

Fortalecendo a qualidade do ensino e o desenvolvimento de soluções pioneiras.

+de 170

pesquisas em andamento na área de economia.

Essas pesquisas contribuem para o avanço científico e o desenvolvimento de políticas econômicas eficazes.

+ de 4.000

pessoas formadas com um certificado FGV EESP.

Incentivamos a inovação, preparando profissionais competentes e contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.