Outras notícias

Abra um negócio, empreenda!

2 min de leitura
11/08/2015

As empresas vêm sendo pressionadas pela alta dos custos operacionais e pela retração do consumo, além do aumento da inflação e das taxas de juros. Dados divulgados em julho pelo Banco Central mostraram que o PIB (Produto Interno Bruto) deve ter uma retração de 1,7% neste ano. “É preciso ser realista e entender que os efeitos da crise não devem afrouxar até o final de 2016”, diz Clemens Nunes, professor da FGV/EESP.

O cenário estagnado gera uma barreira para quem quer abrir seu próprio negócio e reduz a possibilidade de crescimento para os brasileiros. Porém o momento pode se tornar atraente se o empreendedor conseguir encontrar uma oportunidade em meio a crise. “Nesse momento, a inteligência financeira é muito mais importante do que o volume de capital disponível”, afirma Nunes.

Para quem encontrou essa oportunidade, vale ressaltar alguns pontos importantes para que o empreendedor obtenha sucesso em seu novo negócio. O planejamento deve ser feito com controle do estoque, estimando as quantidades, realizando testes de operação, calculo do tempo, projetando o espaço e organizando as informações. É importante estimar quantas pessoas irá precisar e quanto irá gastar com treinamento. No planejamento de marketing é necessário investir nos canais certos para atrair o cliente antes da abertura, na inauguração e no dia-a-dia. A projeção do fluxo de caixa deve ser calculando as entradas e saídas de dinheiro para definir quanto precisará de capital de giro. 

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

 
Outras notícias
1 min de leitura
28/10/2025
 
 
Outras notícias
1 min de leitura
01/09/2025
 
Outras notícias
1 min de leitura
24/07/2025