AGÊNCIA ESTADO ANUNCIA VENCEDOR DO RANKING PROJEÇÕES BROADCAST/FGV EESP 2021
A Agência Estado em parceria com a Fundação Getulio Vargas anuncia o vencedor do Ranking Projeções Broadcast/FGV EESP edição 2021. Neste desafio, os alunos de Economia calculam suas estimativas para os principais indicadores macroeconômicos e são ranqueados pela metodologia consagrada do Ranking Broadcast Projeções na categoria Top 10 Básico. O estudante mais bem colocado na segunda edição do ranking, referente a 2021, foi Guilherme Peçanha Travassos, 27 anos, aluno do último semestre do curso Master da EESP, que é uma pós lato sensu em Economia.
Guilherme Travassos, 27, aluno da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Finanças e Economia - Master, foi o vencedor da segunda edição do Ranking Projeções Broadcast/FGV EESP
"O processo todo é muito interessante, provoca a mergulhar em uma análise da conjuntura nacional, especialmente em um momento de muita incerteza e volatilidade", afirmou o estudante. Travassos conta que gostou da oportunidade de se aprofundar no entendimento da política monetária da atual diretoria do Banco Central, interpretando o guidance proposto diante dos desafios. Ao consultar a plataforma Broadcast, ele pôde acompanhar o noticiário e as expectativas do mercado para calibrar suas projeções para inflação, câmbio e taxa de juros (Selic).
No decorrer do desafio, os participantes começaram a interpretar os indicadores macroeconômicos de forma mais clara, usando a plataforma Broadcast para obter informações. "A plataforma me ajuda na consulta de informações fundamentais para a realização de análises e projeções, além de importante fonte para a leitura diária de notícias", disse Travassos.
Os alunos fizeram previsões competitivas com a mediana do mercado apresentada pelo Boletim Focus, como explica o professor Marcel Ribeiro, supervisor do projeto. "A maioria dos alunos utilizou técnicas econométricas aliadas a análise de conjuntura doméstica e externa para fazer as projeções. Em especial, o vencedor teve uma performance surpreendente com relação à taxa de câmbio, acertando exatamente a cotação para o final de 2021", disse Ribeiro.
O desafio continua e está aberto a todos os alunos de Economia da FGV EESP interessados em participar. Na primeira edição, em 2020, as inscrições estavam restritas à graduação, e a partir do ano passado foram estendidas para a pós. O Ranking Projeções Broadcast FGV/EESP é parte integrante do Projeto Broadcast Universidades, presente nas melhores escolas de economia e finanças do País.