Alunas de graduação em economia vencem concurso do Centro de Cooperação GV
2 min de leitura
Sustentabilidade
Cascas de banana, maçã, goiaba e mamão conferem sabor e aroma agradável ao bolo vencedor do concurso de culinária sustentável, promovido pelo Centro de Cooperação Getúlio Vargas (CCGV)com coordenação do Prof. Ademar Bueno. A competição faz parte do curso Chef GV, atividade extracurricular que durante o primeiro semestre de 2010, ofereceu a 60 alunos da Fundação Getulio Vargas (FGV), conceitos e práticas de sustentabilidade por meio da culinária.
Confeccionado pela dupla Débora Bizarri Paro e Helena Guerra de Azevedo, o 'bolo de cascas de frutas sortidas', aproveita integralmente os ingredientes usados. “A ideia original é reutilizar as cascas das frutas, já que muitas vezes esses restos são desperdiçados. Queríamos mostrar que elas têm utilidade”, comentam.
Segundo as vencedoras, além de usar cascas de frutas na receita, elas fizeram questão de que as frutas fossem de época, evitando o consumo de produtos produzidos longe da região de consumo. Além disso, farinha de trigo integral e ovos caipiras completam a lista dos ingredientes sustentáveis. “Só gastamos energia do forno e do liquidificador, quando batemos as cascas das frutas”, revelam.
Como prêmio, as vencedoras receberam um curso de chefe de cozinha ministrado pela renomada chef Pérola Polillo, além de um vale refeição no valor de R$ 200,00 para cada uma. Mais: para prestigiar as vencedoras, o 'bolo de cascas de frutas sortidas' foi servido no coquetel de premiação, que aconteceu na última terça-feira, dia 8 de junho, no salão nobre da FGV.