BROADCAST FGV EESP - 4º Trimestre de 2020

A FGV EESP em parceria com o Broadcast da Agência Estado lançou o desafio para os alunos de graduação para participarem do ranking de projeções Broadcast FGV EESP 2020. Trimestralmente, os alunos fazem projeções para o final do trimestre corrente e para o final do ano.

Ao final de cada rodada, as previsões do trimestre corrente foram apresentadas e avaliadas. Abaixo segue os resultados consolidados das projeções ao longo do ano conforme a metodologia do Ranking AE Projeções para analistas de mercado.

A figura abaixo mostra a evolução das previsões realizadas ao longo de 2020.

tabela.jpg

Pode-se verificar que as previsões para o fim do ano apresentaram uma incerteza maior quando os alunos iniciaram as projeções, indicado pela maior área cinza. Ao longo do ano, as projeções para o fim do ano foram se aproximando à medida que mais informações sobre o ano de 2020 foi se verificando. O caso da Selic é provavelmente o mais emblemático nesse aspecto.

No último trimestre, os alunos foram capazes de prever o salto ocorrido no IGP-M no final do ano. Para o IPCA, também houve revisão para cima das projeções, mas aquém do movimento de fato realizado pelo IPCA. Por fim, as os alunos projetaram um dólar acima do de fato realizado, que no final do ano voltou ao patamar do segundo trimestre.

A tabela abaixo consolida a performance das previsões trimestrais dos alunos ao longo do ano e compara com a previsão mediana do boletim Focus realizada no mesmo dia. Os valores em azul indicam as previsões com menor erro quadrático médio entre os alunos. Pode-se notar que os alunos obtiveram projeções competitivas com a mediana do mercado.

tabela1_0.jpg

Até agora, mostramos a performance das projeções de curtíssimo prazo. Assim como o Ranking AE Projeções, o ranking de projeções Broadcast FGV EESP 2020 considera a acurácia das projeções para o final do ano para o ranking. A tabela abaixo compara o critério do erro quadrático médio ponderado (projeções no começo do ano tem peso maior do que no final) dos alunos e do mercado. Novamente, os alunos obtiveram projeções competitivas com a mediana do mercado.

tabela2_0.jpg

Marcel Bertini Ribeiro