Crédito para agricultura de baixo carbono ainda longe de decolar
1 min de leitura
Procura por recursos do programa ABC está bem aquém do esperado.
Em operação há cinco anos, o crédito oferecido pelo governo federal para a agricultura de baixo carbono ainda está longe de decolar no Brasil. Na safra 2015/2016, os produtores contrataram R$ 2,05 bilhões – 68% do volume total disponibilizado pelo chamado Programa ABC.
Na safra anterior, o montante captado foi de R$ 3,66 bilhões, 81% do total oferecido. Embora a conjuntura do país tenha refletido nos números deste ano, o desempenho do programa tem ficado abaixo do esperado
– Existem dificuldades que persistem, como a pouca divulgação dessa linhas de crédito e a necessidade de treinamento de agentes financeiros e extensionistas. Essas tecnologias que reduzem a emissão de carbono precisam ser difundidas no campo – destaca o economista Angelo Gurgel, coordenador do Observatório do Plano ABC, do Centro de Estudos de Agronegócios da Fundação Getulio Vargas (GVAgro).
Do total do crédito rural, o programa respondeu por 1,14% dos recursos acessados.Entre as regiões brasileiras, o Sul teve a menor participação, de 10,1%. O percentual é explicado pelo maior destino de recursos para recuperação de pastagens e plantio direto em outras regiões. No Sul, o crédito é aplicado na integração lavoura, pecuária e floresta.
No Sul, o crédito é aplicado na integração lavoura, pecuária e floresta.
Zero Hora Online - RS / Notícias
Publicação: 04/10/2016