Estrutura a Termo de Taxas de Juros: Determinantes Macroeconômicos – Aplicação do Modelo de Svensson para o Brasil
1 min de leitura
Resumo: este trabalho visa sistematizar um modelo para previsão e explicação dos movimentos de curto prazo da estrutura a termo de taxas de juros pré-fixadas em reais do Brasil, baseado na relação dos movimentos em questão com os níveis e alterações que se processam nas variáveis macroeconômicas relevantes.
A metodologia usada foi dividir o procedimento em duas etapas: na primeira etapa, o modelo de Svensson (1994) é usado para ajustar a ETTJ de cada data específica para obter os parâmetros daquela data. Isso é conseguido através da maximização da estatística R2 na regressão de mínimos quadrados, como sugerido no artigo original de Nelson e Siegel (1987).
Então, as medianas dos dois parâmetros de decaimento utilizados são calculadas e mantidas arbitrariamente constantes para facilitar o cálculo.
Na segunda etapa, uma vez que os estimadores que melhor se ajustam às curvas de juros foram obtidos, outra regressão MMQO (Método de Mínimos Quadrados Ordinários) é realizada considerando os betas de Svensson dependentes de variáveis macroeconômicas de estado.
Leia a matéria completa: clique aqui
Autores:
José Monteiro
Professor do Instituto Educacional BM&FBOVESPA e mestre em Economia na FGV/EESP
Rogerio Mori
Prof. Dr. da FGV/EESP
fonte: http://resenhadabolsa.com.br