Outras notícias

Inflação dos últimos 12 meses atinge o menor nível em dez anos

2 min de leitura
15/05/2017

Nos últimos 12 meses, a inflação de abril ficou em 4,08%. É a primeira vez desde agosto de 2010 que o índice fica abaixo do centro da meta de 4,5%.

A inflação dos últimos 12 meses, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo IBGE, atingiu o menor nível em dez anos.

Gasolina e etanol mais baratos e alívio nas contas de energia elétrica, que reduziram depois que uma cobrança indevida atrelada à usina Angra 3 foi compensada. Essas foram as principais contribuições para a inflação mais comportada em abril.

“A inflação cai refletindo a situação do país. Nós estamos saindo ainda de uma recessão, mas portanto não se justifica o nível de inflação que o Brasil estava vivendo antes, que era resultado do desequilíbrio da economia”, disse o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Nos últimos 12 meses, a inflação de abril ficou em 4,08%, a menor taxa nos últimos dez anos e a primeira vez desde agosto de 2010 que o índice fica abaixo do centro da meta de 4,5%.

Se por um lado essa queda na inflação de abril teve a ajuda do desconto na conta de luz. Por outro lado, a pesquisa do IBGE mostra que a economia brasileira continua sofrendo com as consequências da recessão, da queda na atividade econômica. É por isso que economistas estão considerando ao mesmo tempo esse índice de abril, ao mesmo tempo, uma boa e uma má notícia.

“É uma má notícia no sentido que as pressões deflacionárias que se observam na economia, resultantes da queda da demanda na recessão, ainda estão muito presentes na economia brasileira. Por outro lado, é uma boa notícia no sentido que, daqui para frente, o Banco Central pode acelerar o processo de redução de juros e vai levar ao aumento da demanda e à recuperação do emprego e da atividade econômica”, aponta Clemens Nunes, professor da FGV/EESP.

Portal G1 - SP / Jornal Nacional
Publicação: 10/05/2017

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

 
Outras notícias
1 min de leitura
28/10/2025
 
 
Outras notícias
1 min de leitura
01/09/2025
 
Outras notícias
1 min de leitura
24/07/2025
 
Outras notícias
5 min de leitura
23/06/2025