Outras notícias

Livro: A Economia do Ajuste Fiscal - Por que o Brasil quebrou? | Márcio Holland

2 min de leitura
23/08/2016

O livro analisa a dramática situação das contas públicas brasileiras no triênio de 2014 a 2016. Afinal, por que o Brasil voltou ao passado e passou a experimentar severas dificuldades fiscais? Nele o leitor irá encontrar uma narrativa sobre os possíveis erros na condução da política econômica, bem como sobre as circunstâncias restritivas colocadas para o país, que acabou por configurar uma situação de tempestade perfeita.

Os gastos públicos seguiam crescendo fortemente, sob a tutela da Constituição cidadã, da expansão de programas sociais e das políticas anticíclicas, ao mesmo tempo em que as receitas tributárias não conseguiam cobrir o rombo fiscal. O triênio combina crise moral e política com crise econômica e fiscal. A economia derrete e com ela o desemprego cresce fortemente; o tamanho do endividamento público volta a preocupar; e o país perde o grau de investimento de acordo com as agências de classificação de risco soberano. A confiança no futuro desaba.

Mas, o livro apresenta também propostas de reforma fiscal que poderiam ser colocadas em prática para que o país avance na qualidade de seus fundamentos macroeconômicos. É preciso rever as instituições da política fiscal, reformar os procedimentos de preparação, execução e acompanhamento do orçamento federal, reformar o sistema previdenciário, e rever os diversos benefícios financeiros, fiscais e sociais. As instituições políticas e jurídicas brasileiras têm amadurecido e podem contribuir para isso; mas, caberá, acima de tudo, à sociedade decidir que futuro deseja para o Brasil. Estaria o leitor disposto a abrir mão de algum benefício que recebe do Estado Brasileiro em prol da estabilidade intertemporal macroeconômica?

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

 
Outras notícias
1 min de leitura
28/10/2025
 
 
Outras notícias
1 min de leitura
01/09/2025
 
Outras notícias
1 min de leitura
24/07/2025
 
Outras notícias
5 min de leitura
23/06/2025