Nova publicação no Review of Economic Studies
1 min de leitura
Nova publicação no Review of Economic Studies propõe modelo para conservação eficiente da Amazônia
Em artigo recém-publicado no Review of Economic Studies, o professor da FGV EESP Rafael Araujo, em coautoria com os professores da FGV EPGE Francisco Costa e Marcelo Sant’Anna, propõe um modelo dinâmico de escolha de uso da terra para estimar a cobertura florestal “carbon-efficient” na Amazônia brasileira — isto é, aquela que internaliza o custo social das emissões de CO₂.
Com base em um painel de 5,7 bilhões de observações entre 2008 e 2017, os autores mostram que o cenário atual (business-as-usual) levaria à liberação ineficiente de 42 bilhões de toneladas de CO₂, o equivalente a duas vezes o território da França em floresta perdida. A perda de bem-estar estimada ultrapassa US$ 1,6 trilhão.
Um dos principais achados do estudo é a alta convexidade das respostas à taxação de carbono: um imposto de apenas US$ 10 por tonelada já seria suficiente para preservar 95% do estoque eficiente de carbono. Já políticas de segunda ordem, como um imposto sobre a pecuária, seriam capazes de recuperar no máximo 87% do bem-estar associado à política ótima.
O artigo Efficient Conservation of the Brazilian Amazon contribui para o debate sobre políticas ambientais baseadas em incentivos econômicos, com implicações diretas para o desenho de instrumentos de conservação no Brasil.
Leia o artigo completo:
https://www.restud.com/wp-content/uploads/2025/05/MS32924.pdf