Outras notícias

O FORTALECIMENTO DO M&A NA ÁFRICA LUSÓFONA

2 min de leitura
17/09/2019
Fonte
FGV CLEAR

A Iniciativa CLEAR realizará no dia 17 de setembro a “Reunião preliminar para Desenvolvimento da Capacidade de Monitoramento & Avaliação da África Lusófona”.  O evento, que é um marco importante na estratégia de expansão da atuação do Clear Brasil para a África Lusófona, acontecerá em Acra, capital de Gana, e contará com a participação de André Portela, diretor do FGV EESP Clear e a coordenadora de projetos especiais e expansão para África Lusófona, Daniela Stucchi.  

Atualmente o continente africano conta com uma série de agentes que impulsionam as ações de monitoramento e avaliação, mas para que essas ações se tornem mais eficazes é necessário que haja um alinhamento entre elas. O FGV EESP Clear e os Centros CLEAR para África  Anglófona e Francófona (com sedes em Johannesburgo e Dakar, respectivamente), colaborarão em conjunto para alinhar e fortalecer as boas práticas de monitoramento e avaliação existentes no continente.  

A reunião é resultado de uma reflexão sobre a dificuldade dos países lusófonos (Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Moçambique e Angola) no acesso as plataformas de colaboração regional por causa da barreira linguística. Apesar dos avanços na área de monitoramento e avaliação, esses países ainda carecem de organizações profissionais com atuação nesse segmento. As poucas organizações encontram dificuldades de atuação devido a frágil capacidade local para defender e estimular a formulação de políticas públicas. Além de identificar o cenário atual e as atividades que precisam ser elaboradas, essa reunião pretende fazer com que os países lusófonos consigam se articular para efetuar contribuições mais estruturadas durante a oficina.  

Como a primeira etapa dessa parceria, A iniciativa CLEAR junto com a AfrEA (Associação Africana de Avaliação), realizará nos dias 18 e 19 de setembro a “Oficina de planejamento para desenvolver uma abordagem harmonizada de fortalecimento da capacidade de avaliação para o CLEAR na África”. A oficina visa a elaboração de uma abordagem integrada, mas que compreenda as diferenças regionais africanas, direcionada para criação de ações para estimular a capacidade de avaliação em todo o continente, implementadas posteriormente pelos três Centros CLEAR, em parceria com a AfrEA.   

Para esse encontro foram convidados potenciais parceiros, mas também oficiais e representantes de governos e entidades públicas com responsabilidades em matéria de avaliação, fundamentais para a implementação desta estratégia nos diferentes países. 

Um dos principais objetivos do encontro será proporcionar às autoridades e profissionais dos países africanos lusófonos interessados em M&A e no desenvolvimento da capacidade de avaliação a oportunidade de conviver e trocar experiências pela primeira vez, além de apresentar suas visões sobre a capacidade de M&A nas suas respectivas jurisdições. O que permitirá a Iniciativa Clear identificar os principais passos e prioridades para futuras ações e parcerias para o desenvolvimento da capacidade de avaliação nos países lusófonos. 

Acesse a programação completa

 

Para mais informações acesse o site do FGV CLEAR

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

 
Outras notícias
1 min de leitura
28/10/2025
 
 
Outras notícias
1 min de leitura
01/09/2025
 
Outras notícias
1 min de leitura
24/07/2025
 
Outras notícias
5 min de leitura
23/06/2025