Poupança no Vermelho
1 min de leitura
Para um investidor a sensação de perder dinheiro é assustadora, e para quem aplica em poupança esse é o cenário atual. Há três meses consecutivos o rendimento da caderneta de poupança vem perdendo da inflação mensal medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador oficial do Brasil.
"Quem deixou o dinheiro aplicado na poupança nos últimos meses teve um rendimento negativo [abaixo da inflação], ou seja, o patrimônio está diminuindo de tamanho", afirma o professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), Ricardo Rochman.
Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), responsável pelo IPCA, o poupador não terá notícias boas em março. O mês deverá manter o padrão do início do ano, com as fortes altas aguardadas nos preços administrados. Para o fim do ano, os economistas consultados pelo BC esperam um IPCA no patamar de 7,77%. Com isso a poupança, que deve render em torno de 7% no período, com retorno fixo de 0,5% ao mês mais a variação da Taxa Referencial de Juros (TR), tem perspectiva quase certa de não conseguir nem ao menos recompor a inflação.

Fonte: Valor Econômico