Presidente da Fundação Bienal participa de debate sobre mercado de arte na EESP
1 min de leitura
O Centro de Estudos em Investimentos FGVInvest da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) promove na quinta-feira (10), às 19h30, um debate sobre o mercado de arte. A ideia é traçar um panorama do setor, abordar as particularidades e as perspectivas, além de mostrar como nos inserir neste universo.
Entre os palestrantes: João Carlos de Figueiredo Ferraz, colecionador, presidente da Fundação Bienal e fundador e presidente do Instituto Figueiredo Ferraz e Aloisio Cravo, leiloeiro oficial em São Paulo com mais de 35 anos de experiência no mercado de arte brasileiro. A mediação fica por conta do Rafael Cravo, GVInvest.
Segundo o professor Paulo Tenani, coordenador do Centro, o mercado global de artes movimenta US$ 61 bilhões ao redor do mundo, cresceu 15% no ano passado e emprega 360 mil pessoas, está passando por importantes transformações em seu modelo de negócios, principalmente no que se refere ao aumento da influência da tecnologia e também no aumento do papel das casas de leilão e das feiras de arte sobre as galerias.
“O mercado de arte se tornou tão atrativo que vem despertando a curiosidade de diversos centros de estudos de importantes Escolas de Economia ao redor do mundo”, explica Tenani. A própria FGV mantém um grupo de estudos, que se reúne desde 2016 a cada 15 dias para debater os rumos do mercado.