Outras notícias

Programa de Iniciação Científica | FGV/EESP | 2016

5 min de leitura
25/04/2016

A FGV/ EESP, por meio da Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento e da Coordenadoria do Curso de Graduação, informa a todos os alunos de graduação que está aberto o processo seletivo para o Programa Institucional de Iniciação Científica  2016-2017.

Objetivo
Despertar o interesse pelo trabalho científico e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação com excelente desempenho acadêmico e vocação para a dedicação à pesquisa, por meio da concessão de auxílio para o desenvolvimento de trabalho de iniciação científica, orientado por professor-pesquisador qualificado.

Modalidades, Duração e Valores
Este ano, serão concedidos auxílios nas modalidades:
a) Bolsas de Iniciação Científica “Márcio Heisecke de Almeida”
Duração: 12 (doze) meses. Valor: R$500,00 mensais. Cota: 02 (duas) bolsas.
b) Bolsas de Iniciação Científica Fundação Getulio Vargas
Duração: 12 (doze) meses. Valor: R$400,00 mensais. Cota: 05 (cinco) bolsas.
A concessão da bolsa não poderá ultrapassar a data do término do último semestre letivo do curso de graduação. 

Requisitos e Condições

Para o Bolsista
a) Estar regularmente matriculado a partir do 2º semestre do curso de graduação em Ciências Econômicas da FGV/EESP, na data de início do projeto e recebimento da bolsa;
b) Não ter vínculo empregatício e não receber auxílio de mesma natureza de órgãos de fomento (CNPq, FAPESP e outros) ou de Centros de Pesquisa da FGV/EESP;
c) Executar as atividades estabelecidas no cronograma do projeto submetido ao processo seletivo, entregar os relatórios parcial e final nos prazos estabelecidos em cronograma e apresentar os resultados finais do trabalho no Seminário de Iniciação Científica FGV/EESP.

O programa destina-se exclusivamente à elaboração de pesquisa científica que envolva diretamente o estudante de graduação como pesquisador e autor do trabalho resultante. É vedada a indicação de candidatos para exercer outras atividades como estágios, monitorias ou assistência em pesquisa.

Para o Orientador
a) Ser docente contratado em período parcial ou integral da FGV/EESP;
b) Fornecer suporte ao desenvolvimento das habilidades científicas do estudante;
c) Supervisionar as atividades desenvolvidas pelo bolsista e monitorar o cumprimento dos prazos de entrega de relatórios e apresentação de seminário estabelecidos em cronograma.

Regras e condições
Os projetos de pesquisa, individuais, devem ser submetidos no período de 13 de abril a 02 de maio de 2016, junto à Coordenadoria de Pesquisa e Desenvolvimento, que nomeará um comitê composto por professores da FGV/EESP responsável por avaliar, classificar e deliberar sobre a aprovação dos projetos e à concessão das bolsas.

A avaliação levará em conta a qualidade do projeto, segundo os quesitos relevância do tema; adequação à literatura e viabilidade de execução do projeto, bem como o desempenho acadêmico do aluno no curso de graduação, avaliado por sua média global. A decisão sobre a modalidade de bolsa a ser concedida seguirá a classificação dos projetos na avaliação das propostas: os projetos classificados em primeiro e segundo lugares receberão Bolsa “Márcio Heisecke de Almeida” e os projetos classificados entre o terceiro e o sétimo lugares receberão Bolsa Iniciação Científica Fundação Getulio Vargas. Os projetos contemplados não poderão contar, adicionalmente, com fontes de financiamento externas como as bolsas de iniciação do CNPq e da Fapesp, entre outras entidades.

O aluno selecionado para participar, em qualquer modalidade, deverá entregar um relatório parcial e um relatório final de pesquisa, além de apresentar os resultados do projeto no 1º Seminário de Iniciação Científica da FGV/EESP, que contará com a participação de professores-pesquisadores e alunos da pós-graduação da Escola. O intuito do Seminário é que o trabalho passe por uma avaliação prévia antes de sua conclusão, de modo que o aluno possa incorporar as sugestões da audiência e aprimorar a pesquisa, elevando aasim suas chances de publicação. O relatório parcial consiste numa descrição das atividades desenvolvidas e dos resultados parciais alcançados, bem como do parecer do orientador sobre o andamento do trabalho e as perspectivas quanto à conclusão. Este deverá ser entregue conforme modelo disponível na intranet, assinado pelo aluno e pelo professor-orientador, até 16 de dezembro de 2016. O relatório final consiste em um artigo científico, que descreve a literatura relacionada, o problema de investigação, os dados e os métodos empregados para a análise, os resultados encontrados e as principais conclusões. Este deverá ser entregue conforme modelo disponível na intranet, acompanhado de avaliação e parecer assinado pelo professor-orientador, até 30 de junho de 2017.

O não-cumprimento dos prazos de entrega, sem justificativa por escrito e assinada pelo professor-orientador e entregue à Coordenadoria de Pesquisa implicará: o cancelamento automático da bolsa, no caso da não-entrega de relatório parcial; a perda do direito de pleitear outras bolsas da FGV/EESP1, no caso da não-participação no seminário ou da não-entrega do relatório final.

O relatório final será avaliado pelo comitê e poderá ou não ser aprovado. No caso de não-aprovação, o aluno disporá de um prazo adicional de 01 (um) mês para a reelaboração do mesmo, que incorpore integralmente as críticas do comitê. A não-entrega do relatório no prazo extendido ou sua não-aprovação implicará a perda do direito de pleitear outras bolsas da FGV/EESP2 e a devolução do valor integral da bolsa recebida.

A participação no Programa de Iniciação Científica constará do Histórico do Aluno e as horas dedicadas ao projeto podem, a pedido do estudante, ser consideradas como atividades complementares. Os melhores trabalhos, indicados pelos professores-orientadores e pelo comitê científico, concorrerão ao 9º Prêmio Melhores do Ano, em 2017.

Os casos omissos serão analisados e decididos pelo comitê.

________________
1Monitoria, auxiliar de pesquisa dos centros de estudos ou iniciação científica.
2Monitoria, auxiliar de pesquisa dos centros de estudos ou iniciação científica

Documentos para a submissão (modelos disponíveis na intranet):
a) Projeto de pesquisa.
b) Formulário de solicitação assinado pelo aluno e pelo professor-orientador.
c) Termo de compromisso de entrega dos relatórios e participação em seminário assinado pelo aluno e pelo professor-orientador.

Cronograma 2016

 

 

Compartilhe nas redes sociais

Outras notícias

 
Outras notícias
1 min de leitura
28/10/2025
 
 
Outras notícias
1 min de leitura
01/09/2025
 
Outras notícias
1 min de leitura
24/07/2025
 
Outras notícias
5 min de leitura
23/06/2025