Trump derruba TPP e ajuda o Brasil
2 min de leitura
Em maio de 2014, comentávamos que além de todos os problemas brasileiros, como o caos político, a incompetência administrativa e o desastre econômico, o chamado Primeiro Mundo armava algumas bombas que poderiam prejudicar seriamente o Brasil e nosso foco central - o Paraná - pelo restante da década.
A Parceria Trans-Pacífico (12 países) e a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (EUA e Europa), conhecidas pelas siglas inglesas TPP e TTIP, ameaçavam pôr para escanteio o resto do mundo fora de seu jogo.
Estudo feito pelos especialistas Lucas Ferraz e Vera Thorstensen, do Centro de Comércio Global e do Investimento da Escola de Economia da Fundação Getulio Vargas, apontou que só o primeiro mega-acordo poderia gerar uma perda no PIB ao redor de 3% para os países Brics e queda de 4,5% na balança de comércio para o Brasil.
O presidente Donald Trump, ao liquidar o TPP nesta semana, reabre uma janela já praticamente fechada, fato positivo para o Brasil, que sofreria impacto negativo nas exportações de carnes e outros produtos de origem animal, além de frutas, vegetais, veículos e equipamentos diversos.
Vale recordar que Lula, ao se render ao mercado com a "Carta aos Brasileiros", logo no primeiro mandato, enfrentou a crise com medidas duríssimas que só deram certo por contar com a união de propósitos entre empresários e trabalhadores.
Na época o mundo estava em crescimento, mas ele e seu partido não tiveram capacidade para dar o salto necessário e possível naquela altura da história mundial. Hoje, tudo é muito mais difícil, mas, como estamos vendo, as oportunidades surgem. Deveríamos aproveitar toda e qualquer oportunidade que o mundo apresenta para resolver de vez caos político, a incompetência administrativa e o desastre econômico que assolam o atrasado Brasil.
Veículo: O Paraná
Data: 25/01/2017