FGV Invest - Centro de Treinamento em Processos de Investimento

  • I Seminário

    I Seminário Acadêmico de Economia do Mercado da Arte

    • O grupo de estudos em Economia do Mercado da Arte, do centro FGV INVEST, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, realizou em 21 de setembro de 2023 o 1º SEMINÁRIO DE ECONOMIA DO MERCADO DA ARTE, que reuniu pesquisadores, professores, estudantes e profissionais do mercado da arte.
       
      O objetivo do evento foi divulgar e discutir pesquisas científicas e aplicadas relacionadas com a economia do mercado da arte. A agenda incluiu a apresentação de artigos sobre o tema Economia do Mercado da Arte e a mesa-redonda "Obstáculos para crescimento do mercado brasileiro de arte", com Ana Letícia Fialho (UNIFESP), Paulo Tenani (FGV), Victoria Zuffo (ABACT) e Aloisio Cravo (AGAB).
       
      Os artigos que foram apresentados se encontram a seguir.

      Artigos Apresentados no Seminário

       

  • FGV Invest

    FGV Invest

    • FGVInvest, um Centro de Treinamento da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

      Projeto Educacional sobre Teoria e Prática de Investimentos

       

       

  • RUMOS DA AMÉRICA LATINA

    • O Prof. Werner Baer (1931-2016) foi um importante estudioso da Economia da América Latina e responsável pela formação de várias gerações de pesquisadores dedicados a região.

      Nascido na Alemanha, Werner emigrou, ainda jovem, com sua família para os Estados Unidos onde teve uma carreira acadêmica de grande distinção. Foi Professor da Universidade de Illinois entre 1974 e 2016, Professor da Universidade de Vanderbilt entre 1969 e 1974 e da Universidade de Yale entre 1961 e 1965. Entre inúmeras publicações, seu livro, “The Brazilian Economy” é uma obra de referência para todos os estudiosos da economia brasileira.

      Werner obteve seu PhD pela Universidade de Harvard em 1958, sob a orientação do economista John Kenneth Galbraith, com uma tese sobre a recuperação do comércio alemão no pós-guerra. Foi Galbraith que eventualmente sugeriu a Werner que se dedicasse aos estudos da América Latina, uma região que, Galbraith acreditava, iria adquirir grande relevância nas décadas a seguir.

      Werner então aprendeu espanhol e português e visitou a região incontáveis vezes. Deu aulas, contribuiu com a criação de Centros de excelência, escreveu com inúmeros coautores, formou gerações de pesquisadores e criou oportunidades para estudo e docência no exterior.

      Rumos da América Latina (“Latin America Pahways”) é uma homenagem ao pensamento e memória do Professor Werner Baer.

      Desde seu falecimento em 2016, uma vez por ano, seus alunos se reúnem em um Seminário para debater as perspectivas da região. O objetivo é incentivar estudos, unir pesquisadores, estimular o pensamento crítico e, dentro do possível, contribuir com a formação da próxima geração de latino-americanistas. 

      Os alunos de Werner estão na Europa, Estados Unidos, Ásia, África, Oceania e, obviamente, na América Latina. Uni-los em um evento anual é uma maneira de relembrar tudo o que Werner ajudou a construir - e o que ainda precisa ser feito.
      Para nós, do FGVInvest rever colegas, discutir uma região tão maravilhosa como a América Latina e homenagear nosso querido professor é, antes de tudo, uma enorme satisfação.

       

      Pesquisadores:

      DAN BILLER possui um PhD pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e graduação em Economia, com foco em Geofísica, pela University of Kansas. Na sua longa carreira no Banco Mundial, Dan Biller foi Chefe da unidade de economia da Agência Multilateral para a Garantia do Investimento (MIGA), o braço do Grupo Banco Mundial de seguro contra risco político. Foi também o “Sustainable Development Lead Economist” para a Região Sul da Ásia, “Lead Economist” para o Leste da Ásia e Região do Pacífico além de “Environmental and Natural Resources Program Leader” no World Bank Institute, tendo trabalhado também na América Latina, na África, Oriente Medio e na Europa Central e do Leste. Dan Biller também foi economista sênior da Organization for Economic Co-operation and Development (OECD) e professor da Fundação Getulio Vargas no Rio de janeiro. Atualmente Dan Biller é professor na Crummer Graduate School of Business, Rollins College, na Florida.

      DÉBORA TENANI É Mestre pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e possui pós-graduação em Finanças (Masters) pela mesma Faculdade. Débora é graduada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Foi analista de Renda Variável da Hogan Investimentos, trainee do Banco Santander e atualmente é analista na Tesouraria do Banco Santander.

      JOHN H. WELCH possui um PhD pela Universidade de Illinois em Urbana-Champaign e graduação em Economia pela Columbia University em Nova York. Foi Diretor Executivo e Economista Chefe para a América Latina do HSBC, CIBC, Macquarie Capital, Itaú-Unibanco International Wealth Management, Banco Itaú, Bear Stearns, Lehman Brothers, West LB AG, Barclays Capital e BNP Paribas. John Welch foi também economista senior do Federal Reserve Bank of Dallas, professor assistente da University of Texas, Austin , University of North Texas e Oakland University. Foi também Research Fellow do IPEA e Diretor Executivo da Camera de Comércio Brasil Estados Unido. John Welch é CEO da Research for Emerging Markets e Professor do Saint Petersburg College, Keiser University, Florida Christian University e da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

       

       WEBINARS ANTERIORES

      2020 | Webinar |Rumos da América Latina / Latin America Pathways

      2021 |  Webinar | Rumos da América Latina / Latin America Pathways

      2022 | Webinar |Rumos da América Latina / Latin America Pathways

      2023 |  Webinar | Rumos da América Latina / Latin America Pathways

       


       

       

  • GRUPO DE ESTUDOS

    GRUPO DE ESTUDOS EM FINANÇAS E MONETÁRIA

    • O grupo de Estudos em Finanças e Monetária se reúne desde 2010 com o objetivo de cobrir a literatura, capacitar pesquisadores e, quando possível, contribuir com o conhecimento nestes temas.

      O grupo começou de uma maneira inusitada.

      Em 2010, um famoso Professor da New York University foi convidado para participar de um evento acadêmico na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas. Por esse motivo, um grupo de pesquisadores passou a se reunir semanalmente com o objetivo de discutir todas as publicações deste Professor. Na época, uma bolsa foi concedida a um brilhante aluno da graduação da FGV EESP para ler os artigos e fazer as apresentações para os pesquisadores.

      No entanto, no dia em que o famoso Professor teria que embarcar para o Brasil, ele constatou que não tinha visto de entrada.
       

      Americanos não estão acostumados a precisar de vistos de entrada nos países para onde viajam! 

      Porém, “o Brasil não é para principiantes” e aqui os americanos SIM precisam de visto de entrada.

      Então, o famoso Professor não conseguiu embarcar e perdeu o evento. 

      Uma “catástrofe” nas palavras de um dos organizadores do evento quando anunciou o ocorrido.

      Pois o seminário foi postergado para o 2011 e o Grupo de Finanças e Monetária se reuniu por um segundo ano. Desta vez o Professor não era mais principiante, tirou o visto antecipadamente e conseguiu participar. Mas então, o Grupo de Finanças e Monetária decidiu se reunir por um terceiro ano. Depois um quarto ano. E assim por diante. Hoje o Grupo se reúne semanalmente há mais de 10 anos.

      Nas reuniões, além da literatura, são discutidas teses de mestrado, teses de doutorado, TCCs da graduação, artigos e inúmeros outros tópicos nestas duas vastas áreas de pesquisa.

      Em 2015, os pesquisadores do Grupo se reuniram para escrever um livro sobre “Processos de Investimentos”. Um tema extraordinariamente chato. Novamente uma bolsa foi concedida para um aluno brilhante fazer as apresentações.

      Porém, depois de mais de cem páginas escritas os pesquisadores concluíram que o tema era realmente chato demais. Mudaram de ideia e começaram a escrever um “companion book”; divertido, cheio daquelas histórias não contadas do Mercado Financeiro. Todo mercado tem suas histórias não contatas, certo?

      O livro Armadilhas de Investimento foi publicado em 2016 

      Desde 2019, o Grupo de Finanças e Monetária é coordenado pelo pesquisador Martin Rahal (martin.rahal@fgv.br) e as reuniões semanais ocorrem as terças feiras das 20:00 as 21:00.

      Quem quiser contribuir é muito bem-vindo.
       

       

      Pesquisadores

      Andre Pacheco 

      André Sanchez Pacheco é pesquisador do Centro FGV Invest e estrategista-chefe para países emergentes da JB Drax Honoré. Suas áreas de interesse são macroeconomia e finanças internacionais. Sua pesquisa acadêmica foi publicada em revistas acadêmicas internacionais de alta qualidade, como a International Economics. Anteriormente, André foi responsável pela cobertura econômica de países emergentes na mesa proprietária do Banco BTG Pactual e na Garde Asset Management. Ele também acumulou experiência profissional na Vinci Partners, Itaú Asset Management e Roubini Global Economics. André possui PhD em Economia pela Trinity College Dublin, mestrado em Economia pela New York University e graduação em Economia pela Universidade de São Paulo.

      Paulo Tenani

      Paulo Tenani é PhD pela Columbia University em Nova York e Master of Sciences pela University of Illinois in Urbana Champaign. É desde 2003 é professor da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e foi Chefe de Pesquisa para a América Latina do UBS Wealth Management, Estrategista na Salomon Smith Barney Citigroup Asset Management Economista para Mercados Emergentes no Swiss Bank Corporation em Nova York.

      Gustavo Soares de Godoy 

      Pesquisador do Centro FGV Invest e o responsável da mesa de câmbio e derivativos da Multiplica Crédito & Investimento. Possui mestrado em Economia pela Fundação Getulio Vargas, MBA em Finanças pelo IBMEC e MBA em Derivativos pela USP/B3. Foi gerente geral da Tesouraria do Banco Daycoval e trabalhou no Citigroup Asset Management, Nestlé SA e Arthur Andersen.

      Martin Rahal

      Doutor e Mestre em Economia pela Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, com graduação em Economia pela Universidade de São Paulo. Desde 2017 é pesquisador do Centro FGVInvest sendo responsável pelo Grupo de Finanças e Monetária. Seus interesses de pesquisa estão relacionados a Previdência Social e crescimento econômico, além de Crimes no Mercado Financeiro e no Mercado da Arte. Martin tem extensa experiência em Finanças e Controladoria com passagens por instituições como o Banco Itaú e o Deutche Bank, onde foi responsável pela contabilidade regulatória internacional. 

  • Livro

    Investimentos: o guia dos céticos

    • Este Guia apresenta os conceitos mais importantes que são necessários na hora de investir, utilizando de uma linguagem fácil e acessível para um público amplo e interessado nas informações deste universo. De acordo com seus autores, a obra se encontra no meio do caminho entre as publicações escritas por profissionais de mercado, muitas vezes mais preocupados em ensinar como descobrir oportunidades "únicas" de investimento, e os livros acadêmicos, muito mais profundos e técnicos, porém de leitura mais difícil. A obra é organizada por professores da FGV EESP (Escola de Economia de São Paulo da FGV) e do seu núcleo, FGVInvest, com base em suas experiências profissionais e em salas de aula, junto de profissionais do mercado financeiro nacional e internacional.

       

      livo.jpg

      Adquira seu exemplar pela editora da FGV clique aqui.

      Acesse a matéria do Valor: Três fatores para o sucesso ao investir 
       

      Conversa com o Gustavo Jesus  acesse

      Conversa com Marcel Borelli acesse

      Conversa com Mohamed Mourabet acesse

      Conversa com Denise Menconi acesse

  • FGV Invest - Centro de Treinamento em Processos de Investimento

  • Estágio Internacional de Férias

  • Art Economics

  • Comitê de Investimentos da CJE e CJE-FF

  • Short Studies Series

  • Webinar

  • Podcast

Receba as notícias da FGV EESP

A A A
Alto contraste

Esse site usa cookies

Nosso website coleta informações do seu dispositivo e da sua navegação e utiliza tecnologias como cookies para armazená-las e permitir funcionalidades como: melhorar o funcionamento técnico das páginas, mensurar a audiência do website e oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações, acesse o nosso Aviso de Cookies e o nosso Aviso de Privacidade.