Como a Covid-19 impactou o Agronegócio nas Regiões e Estados Brasilieiros?

Trabalho coordenado pelo prof. Daniel Vargas, Talita Pinto (FGV Agro) e Joelson Sampaio, com alunos da graduação sobre os impactos do Covid-19 no agronegócio. A chegada inesperada do coronavírus atingiu em cheio a economia brasileira. O setor de serviços encolheu. A indústria praticamente colapsou. Os fluxos de exportações e importações foram alterados pelas novas regulações. Mas o agronegócio não parou. Mesmo no auge da paralisia, o setor seguiu funcionando, produzindo, transportando, plantando, vendendo—e alimentando o Brasil e o mundo. A capacidade do agronegócio de atravessar a maior crise econômica do último meio século tem revelado uma “resiliência” ímpar do setor. Se já era conhecida a sua força para se organizar e vencer volatilidades de clima e de preço, estamos agora conhecendo a sua capacidade de superar mesmo os desafios mais imprevisíveis, como uma crise global de saúde pública que atingiu o mundo.

Clique aqui para acessar o estudo

FGV EESP
21/12/2020